Curiosidades Horóscopo

Conheça os 12 signos do horóscopo chinês e suas características

Horóscopo Chinês
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Engana-se quem pensa que apenas a civilização ocidental se dedica ao estudo da Astrologia.

Muito além do horóscopo ocidental que conhecemos, com os 12 signos do zodíaco, existem também diversos horóscopos que se fundamentam em diferentes aspectos astrológicos considerados determinantes na personalidade e trajetória de vida das pessoas. São exemplos: o horóscopo chinês, japonês, asteca, egípcio, xamânico, entre outros.

Mas não há dúvidas que depois dos 12 signos do zodíaco, o segundo horóscopo mais difundido no Brasil são os 12 signos do horóscopo chinês, representados por animais.

Conheça a seguir um pouco mais sobre a astrologia chinesa e as principais características dos nativos dos 12 signos do horóscopo chinês. Confira!

A astrologia chinesa: origens e fundamentos

Ao contrário da astrologia ocidental, que se baseia no ano solar, a astrologia chinesa fundamenta-se no ano lunar, que dura 12 meses e 29 dias.

Cada ano lunar é regido por um signo, que é representado por um animal.

Reza a lenda que Buda convocou todos os animais para a celebração de Ano Novo, mas que apenas 12 responderam à sua chamada. Como recompensa pela sua lealdade, Buda atribuiu a cada um deles um signo, pela sua ordem de chegada.

Assim, como o Rato foi o primeiro a chegar, é ele o primeiro signo do horóscopo chinês. Depois chegou o Boi, seguido do Tigre, do Coelho, do Dragão, da Serpente, do Cavalo, da Cabra, do Macaco, do Galo, do Cão e, finalmente, do Porco.

Ao contrário dos signos do zodíaco, onde cada signo corresponde a um período de aproximadamente 30 dias, no horóscopo chinês, cada animal representa um ano lunar e segundo a tradição, os seres humanos nascidos em um determinado ano recebem a influência do animal-signo regente e também de um dos cinco elementos considerados pelos chineses: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.

Os 12 signos do horóscopo chinês

Como dissemos acima, existem 12 signos no horóscopo chinês e cada um é representado por um animal. Para saber qual é o seu, é necessário consultar a sua data de nascimento na tabela de anos lunares. Ela pode ser facilmente encontrada em sites e livros de astrologia.

A seguir, listamos os 12 signos do horóscopo chinês, com as suas características gerais. Confira!

Rato

Este é o primeiro dos signos do horóscopo chinês.

Quem nasce no signo do Rato é sedutor e encantador, além de generoso e honesto.

Por terem uma alma jovial e serem simpáticos, os nativos deste signo tendem a ter uma vida social intensa, já que sempre são convidados a participar de grupos e eventos.

Mas nem tudo são flores. Os nativos do Rato também tem um lado negativo, que consiste em jogar e manipular o sentimento dos outros, pois são ambiciosos e ávidos por poder.

Boi

Quem nasce no signo do Boi é reservado e muito dedicado à família e aos amigos.

Na vida profissional, são dignos de confiança por seu grande senso de responsabilidade e espírito de entrega, que faz com que os nativos do Boi façam de tudo para cumprir bem o seu dever.

O maior problema deste signo é que seus nativos tendem a ser autoritários, lentos e resistentes à mudança, além de teimosos e vingativos.

Tigre

A coragem é o traço mais importante deste signo.

Os nativos do Tigre são fortes, autoritários, honrados e otimistas, prevendo sempre o melhor. Gostam de arriscar e, geralmente, têm muita sorte. Ter dinheiro é importante para que o nativo deste signo se sinta seguro.

O lado negativo é que os nascidos no ano do Tigre podem se tornar intransigentes, impulsivos e irritadiços.

Mas de qualquer forma, é praticamente impossível ficar indiferente a um Tigre, pois ele é muito atraente e magnético. É o tipo de pessoa que se ama ou se odeia, dependendo das circunstâncias.

Coelho

Os nativos do Coelho são discretos, sensatos, sensíveis, hospitaleiros e dotados de muita diplomacia.

Gosta de viver de forma independente, não se incomoda com a solidão e gosta de trilhar seu próprio caminho. Não se apega a pessoas ou relacionamentos desgastados.

Pode ser pedante, misterioso e hipocondríaco. Perturba-se com a agitação exterior. Não é uma pessoa violenta, valoriza a paz e se preocupa em conhecer as coisas como elas realmente são.

Dragão

Os nativos deste signo são entusiastas, intuitivos e cheios de vitalidade. Gostam de trabalhos autônomos e têm alma de artista.

Costumam ter os pés bem fincados no chão e quando o assunto é amor, são atraentes e sedutores.

No entanto, o Dragão também tem os seus defeitos. O nativo deste signo tem uma tendência a julgar os outros e pode se mostrar inquieto e inflexível quando insatisfeito com o mundo. É egoísta e voluntarioso.

Na verdade, é bem difícil descrever um Dragão, pois ele é difícil de interpretar, por ser muito imprevisível.

Serpente

O nativo do signo da Serpente é culto, inteligente, intuitivo, bem educado e costuma ter sorte.

A Serpente é dona de um magnetismo pessoal intenso, uma espécie de luz interior. Esse magnetismo pode ser desagradável de tão intenso e frequentemente é utilizado pelo nativo deste signo para manipular as pessoas.

É muito sagaz e gosta de ajudar a família com apoio e conselhos, mas não gosta de distribuir dinheiro ou presentes.

O nativo da Serpente pode ser um mau perdedor, extravagante e vingativo. Outro ponto negativo relevante é a preguiça.

Cavalo

O nativo do Cavalo é amável, atlético, divertido e independente.

É muito trabalhador e sabe quando avançar nos negócios, quando parar e quando ficar para trás, em segundo plano.

No amor, é franco e sensual, mas exalta-se com facilidade, podendo se tornar impiedoso, desprovido de tato e insensível. Por isso, relacionamentos com nativos do cavalo exigem paciência, tolerância e muito bom senso.

Carneiro

O Carneiro é o mais perfeccionista dos signos do horóscopo chinês. Caprichoso, é muito organizado com os seus pertences e não admite desordem.

É criativo, independente e inventivo, além de maleável, altruísta e com baixa tolerância à injustiça.

No amor, é muito atraente e pode ser tímido nos relacionamentos.

No entanto, em seu lado negativo, o nativo do Carneiro pode ser caprichoso, indiscreto e indisciplinado. Dependendo das circunstâncias, pode ser bem irresponsável.

Macaco

O Macaco é, sem dúvidas, o mais jovial e divertido dos signos do horóscopo chinês.

Costuma ser muito inteligente, espirituoso e amável. O nativo deste signo tem uma tendência a ser engraçado e divertido e tem facilidade para resolver problemas.

Apaixona-se muitas vezes durante a vida, pois é imaturo e não possui grandes escrúpulos.

Pelo lado negativo, o Macaco é um mentiroso nato, mesmo que não minta por mal. Tem uma alma um tanto “velhaca ou malandra”. É sincero ao fazer as suas críticas, sem se importar se isso vai magoar o outro.

Galo

O nativo do Galo é naturalmente elegante, divertido, desembaraçado e talentoso, além de muito franco.

O Galo vive em um duelo interno, onde divide seus interesses entre a família, o trabalho e os relacionamentos amorosos.

Quando atacado, pode se tornar desconfiado, arredio e pomposo. Por isso, deve pensar antes de falar para não causar erros fatais. Fidelidade não é o seu forte.

Cão

Nobreza e lealdade são palavras que definem o signo chinês do cão.

Magnânimo, nobre, leal e muito responsável, gosta de analisar tudo antes de agir. É bastante discreto, lúcido e até moralista. Não suporta hipocrisia.

No entanto, nativos do Cão tem dificuldades para alcançar o sucesso, pois sua reserva natural exagerada o leva a perder oportunidades e sua introversão também não contribui para que ele alcance seus objetivos.

Javali

O nativo do Javali costuma ser muito dedicado à cultura e aos estudos, e também é muito crédulo.

Muito sensível e profundo, tende a ser escrupuloso. Na verdade, é indefeso, ingênuo e não possui espírito de rivalidade, por isso se magoa fácil com as pessoas.

Quando magoado, pode se esconder atrás de uma máscara de indulgência. Já quando enraivecido, torna-se mordaz, e suas críticas atingem o ponto fraco dos outros.

Vale ressaltar que esta é uma análise bastante simples e que leva em conta apenas o signo lunar. No entanto, no campo da Astrologia Chinesa, existem outros fatores que influenciam nossa personalidade e comportamento, como o signo ascendente, o elemento e a polaridade, por exemplo.

Você se identifica com as características do seu signo do horóscopo chinês? Conta pra gente nos comentários!

/* ]]> */