Saúde

Acro Yoga: conheça a modalidade que combina yoga e acrobacias

Acro Yoga
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Você já ouviu falar na Acro Yoga? Como o próprio nome sugere, é uma prática que mistura yoga e acrobacia, além de elementos da Massagem Thai, a fim de trabalhar corpo, mente e espírito.

Nas palavras de Elaine Lilli, bacharel e licenciada em Educação Física, instrutora de Yoga, acupunturista e professora coordenadora da Acro Yoga Brasil, “Com a Yoga, temos a sabedoria milenar e espiritual; a Acrobacia nos traz poder e dinâmica e com a Massagem Thai temos a bondade da doação

Na prática, a modalidade é inovadora e divertida e tem conquistado adeptas na Califórnia, Espanha, Canadá, Índia e, há alguns anos, no Brasil, onde conquistou a simpatia de celebridades como Gisele Bündchen e Grazi Massafera.

Ficou curiosa? Leia este post e saiba tudo sobre a Acro Yoga!

O que é a Acro Yoga?

A Acro Yoga é uma modalidade de yoga acrobática que integra elementos da prática de yoga tais como disciplina, autocontrole, postura e controle da respiração; com elementos de acrobacia, como saltos, inversões e giros; e com elementos da Massagem Thai, como manobras de alongamento e relaxamento.

Tem como principal característica os movimentos fluídos de uma postura a outra, em um ritmo constante, como em uma dança. Deve ser executada em dupla ou trio.

A aula pode variar de uma hora a uma hora e meia de duração, onde são praticados os Asanas (posturas de yoga) individualmente ou em duplas, elementos acrobáticos e técnicas de Massagem Thai, antes ou depois das posturas do Acro Yoga.

As acrobacias surgem constantemente durante a prática e são realizados passo a passo até o praticante dominar a técnica. Geralmente, já existem séries estipuladas com níveis de dificuldade gradativas, para que o aluno consiga ir evoluindo com segurança e descontração.

Elementos da Acro Yoga

Como dissemos acima, a Acro Yoga deve ser praticada em dupla ou em trio, sendo que cada participante (elemento) tem um papel fundamental na modalidade.

O primeiro é o elemento base, que tem a função de dar sustentação, conduzir, equilibrar, acompanhar as movimentações acrobáticas e sustentar as posturas para que o elemento voador execute os movimentos com segurança.

As principais habilidades físicas treinadas pelo elemento base são a força e resistência muscular das pernas, glúteos, abdômen e braço. Também desenvolve a iniciativa, segurança, responsabilidade, voz de comando, paciência e sensibilidade.

O segundo é o elemento voador, aquele que expressa as acrobacias aéreas. Tem como função “voar” em equilíbrio, alinhado com a base. Desenvolve habilidades físicas como agilidade, consciência corporal, coordenação motora e flexibilidade, além de competências emocionais como entrega, coragem e confiança.

O terceiro – mas não menos importante – elemento é o anjo, cuja função é dar suporte e segurança, auxílio e feedback sobre o alinhamento das posturas. Ele presta auxílio e proteção para a base e desenvolve uma série de aptidões psicológicas como prestatividade, comunicação, doação, observação, percepção e responsabilidade.

Método aplicado na Acro Yoga

O método aplicado na Acro Yoga é eficiente, simples e direcionado, pois o treino deve respeitar os limites de dificuldade, complexidade e sobrecarga de cada aluno.

De modo geral, podemos dividir a aula de Acro Yoga em 04 fases. Veja a seguir.

Vinyasa Yoga

É uma espécie de aquecimento feito individualmente ou em dupla.

Tem como objetivo aquecer a estrutura física, desenvolver e aperfeiçoar as posturas da yoga, permitindo que o aluno adquira força, resistência, flexibilidade e equilíbrio.

Thai Massagem

Pode ser feita antes ou depois dos movimentos acrobáticos.

Quando feita antes, a massagem Thai tem como objetivo relaxar a musculatura, melhorar o alongamento e a flexibilidade e alinhar a estrutura física. Assim, o aluno aumenta seu rendimento nas posturas acrobáticas.

Se feita depois dos Acro Vinyasas, a massagem Thai tem efeito relaxante e terapêutico, equilibrando o sistema nervoso.

A prática da massagem Thai evita a sobrecarga no sistema muscular-esquelético e auxilia na recuperação dos estímulos físicos mais performáticos.

Vinyasa Acro: técnicas acrobáticas

São os elementos acrobáticos, inversões, giros e transições.

Neste momento da aula, o praticante aprende a realizar os movimentos acrobáticos com segurança, supervisão e auxilio do professor e do elemento anjo.

São sequências de movimentos acrobáticos em duplas ou mais integrantes que compreendem o elemento base e o elemento voador, expressando giros, inversões, saltos e posturas do yoga.

As possibilidades são inúmeras nestes movimentos aéreos de equilíbrio: equilibrar-se, ser equilibrado, mover-se no espaço aéreo, girar, dar saltos, entre outros.

Em diversos momentos desta etapa da aula de Acro Yoga, o aluno tem a sensação de estar voando, o que proporciona a sensação de liberdade e interação com o espaço aéreo. Essas posturas realizadas em pleno ar favorecem a amplitude dos movimentos, ajudando na flexibilidade e no relaxamento da musculatura corporal.

Um ponto interessante das técnicas acrobáticas é que nos movimentos de inversão o praticante aprende a entrar e sair de uma postura ficando de cabeça para baixo em qualquer elemento de apoio. Isso favorece a concentração e desbloqueia energeticamente a região da coluna cervical e da cabeça. O objetivo é proporcionar à pessoa a oportunidade de ver a vida em novas posturas e sob novos ângulos.

De forma geral, os Acro Vinyasas  têm o objetivo de trazer fluidez, ritmo e sincronia nos movimentos e entre os participantes

Benefícios da prática

A Acro Yoga é uma prática que trabalha o corpo e mente e as relações humanas. Veja os principais benefícios da modalidade:

  • Ganho de força nos principais grupos musculares, principalmente das pernas, glúteos, abdômen e braços;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Desenvolvimento de consciência corporal;
  • Estímulo do prazer físico e criatividade;
  • Melhora nos sentimentos de entrega, desapego e responsabilidade;
  • Melhora na capacidade de comunicação, interação e trabalho em equipe;
  • Ganho de conhecimento em técnicas de massagem;
  • Aumento do foco e da concentração;
  • Relaxamento da musculatura
  • Maior controle mental;
  • Alinhamento postural;
  • Aumento da disposição.

A Acro Yoga pode ser praticada por qualquer pessoa – crianças, adolescentes e adultos – desde que apresente boas condições de saúde para a prática de atividades de média intensidade e interesse no assunto.

Iniciantes podem praticar, no entanto, por ser uma modalidade que exige certa consciência corporal, é desejável que o participante tenha algum tipo de familiaridade com a yoga.

Vale lembrar que a prática não é indicada para pessoas com problemas de coluna, nos punhos, labirinte ou pressão alta. Nestes casos, é necessário consultar um médico antes de iniciar a atividade.

Você já conhecia a Acro Yoga? O que acha da modalidade? Compartilhe sua opinião nos comentários!

/* ]]> */