Remédios Saúde

Adesivo para parar de fumar: como funciona o adesivo de nicotina?

Adesivo de nicotina
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O vício em nicotina é a principal razão pela qual as pessoas continuam a fumar. O adesivo para parar de fumar, mais conhecido como adesivo de nicotina é um tratamento de reposição de nicotina, e funciona substituindo parte da nicotina que você normalmente inala dos cigarros.

De maneira simples, o adesivo de nicotina é colocado na sua pele, onde ele lentamente libera a nicotina que é absorvida pelo nosso corpo, para saber mais sobre esse adesivo para parar de fumar, leia mais detalhes abaixo.

O que é o adesivo de nicotina?

A retirada brusca da nicotina acaba fazendo com que muitas pessoas que estão tentando parar de fumar, voltem para o vício, isso porque elas estão realmente viciadas em ter nicotina em seu corpo, e a abstinência pode causar dificuldades de concentração, bem como ansiedade, irritabilidade e insônia, por exemplo.

Os produtos de substituição de nicotina amenizam esses sintomas, e o adesivo de nicotina é um desses produtos, além dos chicletes, inaladores, entre outros. Todos esses produtos fornecem quantidades controladas de nicotina de forma segura e acompanham instruções para diminuir o uso gradualmente. Esses produtos duplicam a taxa de sucesso para as pessoas que tentam parar de fumar, quando esse método é combinado com a ajuda de um psicólogo ou conselheiro, por exemplo.

Como funciona o adesivo de nicotina?

Os adesivos de nicotina colocam no corpo de seus usuários uma dose constante e contínua de nicotina durante 24 horas para que essa pessoa não sinta uma necessidade muito grande de fumar, amenizando os sintomas de abstinência como ânsias, irritabilidade e dificuldade em se concentrar, no entanto, ele pode não parar esses sintomas completamente.

As pessoas que usam os adesivos de nicotina têm quase duas vezes mais chances de realmente conseguir parar de fumar. Isso porque ao usar o adesivo você absorve menos nicotina e a uma taxa muito mais lenta do que ao fumar. Isso torna a nicotina menos viciante e fica mais fácil parar de fumar.

Depois de colocar o adesivo, o nível de nicotina em seu sangue aumenta lentamente em algumas horas. Se você tirar um adesivo e colocar imediatamente um novo adesivo, seu nível de nicotina continuará aumentado. Ao longo de um dia, os usuários de adesivos normalmente absorvem até dois terços da dose de nicotina que eles conseguiriam fumar um maço de cigarros por dia, diminuindo a quantidade de nicotina gradativamente até parar.

Como usar o adesivo e definir uma data de encerramento

Normalmente, é utilizado um adesivo de nicotina por dia. Ao aplicar o adesivo, certifique-se de pressioná-lo sobre uma área de pele seca e sem pelos por cerca de 10 segundos, para se certificar de que ele se encaixa corretamente. Depois que ele estiver fixo, lave suas mãos cuidadosamente para evitar a presença de nicotina nos olhos ou no nariz (Dica: não use sabão, pois isso pode aumentar a quantidade de nicotina absorvida pelas mãos).

A bula do adesivo de nicotina irá dizer por quantas semanas você deverá utilizá-los e o momento certo de parar o uso. Os programas variam entre 10 e 16 semanas.

Pesquisas recentes mostraram que o uso de adesivos por oito semanas funciona, mas o usuário pode utilizar o método por mais tempo. Os fumantes altamente viciados que ainda têm necessidades muito grandes de fumar e sintomas de abstinência oito semanas depois de parar podem se beneficiar de um uso mais longo, por exemplo.

Ao final desse período, é preciso lembrar que o adesivo de nicotina é um remédio e você deve usá-lo de acordo com o conselho de seu médico, mas que é de extrema importância que você entenda que esses adesivos devem ser utilizados apenas por um curto período de tempo, afim de que você consiga parar de fumar, trocar o cigarro por um adesivo por um período de tempo indeterminado não é saudável e não é o objetivo. Tenha isso em mente.

Usando o adesivo antes de parar de fumar

Se você costuma fumar 15 ou mais cigarros por dia, você pode usar um tipo de adesivo que ajuda a reduzir a nicotina por duas semanas antes de realmente começar a parar de fumar e fazer a substituição total pelo adesivo. O adesivo indicado para essa situação é o adesivo de 24 horas com 21mg. Porém, os fumantes que fumam menos de 15 cigarros por dia, ou têm doenças cardiovasculares, ou pesam menos de 45 kg, não devem usar um adesivo enquanto continuam a fumar.

Efeitos Colaterais

O efeito colateral mais comum do adesivo de nicotina é uma erupção cutânea na pele onde o adesivo é utilizado. Mover o adesivo para uma nova área de pele todos os dias irá ajudar a reduzir a irritação da pele, e também há cremes medicinais para a pele disponíveis para isso.

Algumas pessoas têm distúrbios do sono (mais provável com a dose alta de 24 horas). Nestes casos, recomenda-se que você retire o adesivo de 24 horas antes da hora de dormir ou mude para o adesivo de 16 horas.

Efeitos secundários menos comuns incluem dor de cabeça, náuseas e indigestão. A maioria dos usuários avalia essas reações como leves. Se os efeitos colaterais não desaparecerem dentro de uma semana ou duas, ou se eles preocupam você, consulte um médico.

Segurança

Usar o adesivo é sempre mais seguro do que continuar a fumar. A fumaça do tabaco contém muitas substâncias que causam câncer, como monóxido de carbono e outros produtos químicos perigosos que o adesivo de nicotina não tem. Ao contrário do tabagismo, a nicotina não é uma das principais causas do aumento do risco de câncer ou doença cardíaca. O remédio não aumenta o risco de ataque cardíaco em fumantes com doença cardíaca estável.

É importante armazenar e eliminar os adesivos da maneira correta para que crianças ou animais não tenham acesso a eles.

Se você ainda estiver com muitos sintomas de abstinência e muita vontade de voltar a fumar, talvez você tenha que ajustar melhor sua dose de nicotina, bem como mudar seus hábitos e evitar completamente os gatilhos que fazem você ter vontade de fumar. Procure seu médico para acertar melhor a dosagem do seu adesivo.

E se eu começar a fumar novamente enquanto uso o adesivo?

O objetivo do adesivo é ajudar você a parar de fumar completamente. Se você estiver usando o adesivo e fumando ocasionalmente por mais de três meses você deve falar com o seu médico e procurar a melhor solução para o seu caso.

/* ]]> */