Beleza Cabelos Pele

Água de arroz: benefícios para cabelos e pele

Água de arroz
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Aquele líquido que surge quando o cereal é molhado pode trazer benefícios diversos. A água de arroz contém vitaminas e minerais. Veja hoje o que ela é capaz de proporcionar…

O chamado ‘leite de arroz’ é tido como excelente aliado da epiderme por causa da presença de um elemento conhecido como ácido para-aminobenzóico, que é encontrado em muitos produtos que nos protegem dos raios solares.

Outra função da água do preparo do arroz seria a de nos defender do envelhecimento precoce. Diz-se que o líquido promove o crescimento celular e retarda a degradação dos tecidos, além de auxiliar a circulação sanguínea.

Os resultados esperados são: rosto mais radiante e firme, graças à renovação do brilho, tonicidade e elasticidade da pele.

Sem falar que sai muito baratinho cuidar da cútis assim, não é?

Colabora com nossa digestão – o ‘leite de arroz’ é interessante enquanto facilitador do funcionamento intestinal, auxiliando na manutenção de sua flora e na redução de desconfortos como o inchaço.

A bebida fornece energia e nutrientes que podem ser benéficos para toda a família, como forma de complementar a dieta.

Mais sobre a água de arroz nos cuidados cosméticos

Há muito tempo, as japonesas usam a água de arroz para melhorar a saúde do couro cabeludo, estimular o crescimento dos cabelos e fortalecer os fios. Um truque de beleza que está conquistando mulheres no mundo todo.

De olho nas versões caseiras de tratamentos com água de arroz, a indústria cosmética vai criando cada vez mais produtos parecidos. Com um detalhe: as formulações industrializadas muitas vezes ainda prometem dar brilho e forma ao cabelo, além de conter óleos essenciais, entre os quais alecrim, lavanda e argan.

Já as receitinhas para preparar água de arroz em casa são práticas e econômicas. Confira uma delas:

Ingredientes

  • 1 xícara de água de arroz (previamente lavado para retirar impurezas)
  • Água filtrada
  • Coador

Preparo

  1. Coloque 1 xícara de arroz em uma panela
  2. Cubra o alimento com água na altura de até dois dedos acima dos grãos
  3. Leve o recipiente ao fogo brando
  4. Mexa até a água ficar esbranquiçada
  5. Coe (se quiser, reaproveite o arroz em alguma receita), e pronto!
  6. Depois de lavar seus cabelos com seu xampu preferido, aplique a água de arroz massageando o couro cabeludo
  7. Passe o líquido da raiz às pontas dos fios
  8. Deixe o produto agir durante 10 a 15 minutos e enxágue

Existe uma versão na qual é preciso deixar o arroz na água por 30 minutos a 1 hora para ele descansar. E, depois, é só coar e utilizar o líquido, sem necessidade de aquecer os grãos para obtê-lo.

Agora, se você não quer ir para a cozinha, seja lá por qual razão, basta adquirir água de arroz de uma das diversas marcas disponíveis no mercado.

Outra função da água de arroz seria a de clarear manchas na pele. As marcas podem surgir por vários motivos, entre eles acne e depilação frequente.

Nestes casos, a receita caseira pode ajudar a resolver o problema porque ela é fonte de ácido kojico, uma substância clareadora encontrada em muitos cremes, e que vem do arroz.

Uma sugestão é colocar a água de arroz na geladeira, pois a temperatura fria torna a aplicação mais refrescante. Uma vantagem extra de manter o líquido refrigerado é que isso ajuda a conservar seus nutrientes por mais tempo, permitindo usar o preparo por até 2 dias.

Para conseguir os benefícios do ‘leite de arroz’, a dica é utilizá-lo todos os dias, de manhã e à noite, com auxílio de um algodão. Mas lembre-se de lavar bem o rosto antes para remover as impurezas.

Mas atenção: jamais utilize a água do arroz que foi cozido com sal, óleo ou qualquer outro ingrediente.

O conteúdo deste post tem função de informar. Apenas um médico pode decidir o que é melhor para cada pessoa e prescrever tratamentos de acordo com a situação específica. Consulte sempre seu dermatologista.

Até a próxima!

/* ]]> */