Beleza Cabelos

Água de batata escurece o cabelo? Descubra se é mito ou verdade

De repente, você para na frente do espelho para deslumbrar a sua beleza – um momento quase que inevitável na rotina de muitas de nós – e percebe dois ou três fiozinhos de cabelo branco querendo se destacar entre os demais. Que susto, não é mesmo?

Enquanto para algumas mulheres os grisalhos representam um símbolo de sabedoria e experiência de vida, para outras, os fios brancos são o sinal mais claro da passagem do tempo, o que não costuma agradar muito as vaidosas, já que podem deixar, em alguns casos, o visual um tanto envelhecido.

Assim, começa uma dura jornada contra o tempo para tentar disfarçar os cabelos brancos: tinturas e mais tinturas e, com elas, gastos exorbitantes no salão de beleza. Além do prejuízo no bolso ao final do mês, os fios também sofrem danos, como ressecamento excessivo, elasticidade, quebra e queda, o que acaba tornando o problema em outro maior ainda.

Então, como disfarçar os cabelos brancos sem usar tinturas? Para a nossa sorte, a medicina natural oferece inúmeras opções de escurecimento capilar que podem ajudar você a resolver o problema sem precisar danificar os fios e, ainda, nutrir e fortalecer as madeixas como nunca!

Veja também: Como escurecer o cabelo naturalmente? Veja 7 receitas fáceis

É o caso da água de batata. Talvez, você já tenha ouvido falar dessa receitinha caseira, mas tenha ficado na dúvida acerca dos seus benefícios e eficiência. Será mesmo que a água de batata escurece o cabelo? A resposta é SIM! E você vai descobrir como prepará-la no decorrer desse artigo. Acompanhe…

Quais são os benefícios para o cabelo?

A água de batata, ou melhor, água da casca de batata, é utilizada há muitos anos – muito provavelmente, desde a época da sua avó – na rotina de embelezamento capilar para nutrir e fortalecer os fios, graças às poderosas propriedades nutricionais presentes na casca desse legume.

Já é mais que comprovado que a água feita dela pode mesmo escurecer os fios, tornando-se ideal para quem está lutando para esconder os fios brancos que deixam a aparência envelhecida.

Devido ao seu alto teor de amido, além de vitamina C, tiamina, riboflavina e niacina solúveis em água, potássio, cálcio, ferro, manganês e zinco, a casca de batata ajuda a escurecer os fios, além de nutrir profundamente as madeixas e exerce ação antioxidante para impedir danos externos ou internos que possam interferir na saúde e beleza dos fios.

Portanto, ao tratar o couro cabeludo com a água de batata, você pode combater problemas como ressecamento e queda e, ainda, mantê-los brilhantes e fortes. Além disso, o seu uso regular pode ser perfeito para prevenir e disfarçar os cabelos brancos, podendo até mesmo escurecê-los totalmente de forma progressiva.

É claro que, ao contrário das tinturas químicas, a água de batata não apresenta resultados de forma imediata. Estes são mais facilmente notados somente com o seu uso frequente, o que significa que os seus fios grisalhos escurecerão apenas progressivamente e, o melhor, de forma natural e sem causar danos à fibra capilar.

Portanto, muita atenção! Nada de jogar no lixo as cascas das batatas depois de prepará-las. Além disso, mulheres com cabelos claros ou loiros não devem usar a água de batata nos fios, sob o risco de a receita caseira alterar a sua cor natural. Fica a dica!

Como usar água de batata no cabelo?

Depois de conhecer todos esses benefícios da água da casca de batata para o cabelo, aposto que você ficou curiosa para saber como prepará-la e aplicá-la nos fios, não é mesmo? Pois bem! Para a nossa felicidade, essa receitinha caseira é bem fácil, simples e rápida de fazer.

Não existe nenhum mistério ou receita específica para aproveitar as suas propriedades. Veja:

Você vai precisar de:

  • Água (quantidade necessária para o tamanho e volume do seu cabelo);
  • Cascas de 5 batatas.

Como fazer:

O primeiro passo para preparar a sua água de batata é colocar as cascas para ferver em uma panela com água. Quando atingir o ponto de ebulição, abaixe o fogo e deixe-as ferver por cerca de 30 minutos até obter um líquido bem concentrado.

Passado esse tempo, desligue o fogo e espere até que a água esfrie. Quando isso acontecer, despeje-a em um frasco com a ajuda de um coador. Pronto! A sua água de casca de batata está pronta para ser utilizada no cabelo.

Como aplicar:

Lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador e use a água de batata para enxaguar bem os fios ao final da lavagem, massageando também o couro cabeludo. Outra maneira de usar, também eficiente, é: lave o cabelo apenas com shampoo, retire o excesso de umidade, e aplique a água de batata, espalhando-a com a ajuda de um pente por toda a cabeça.

Aguarde cerca de 20 minutos até ela agir e enxágue com água morna. O tratamento pode ser repetido duas ou três vezes por semana para conseguir resultados mais rápido no escurecimento dos fios brancos e, ainda, para deixá-los mais fortes, nutridos e brilhosos.

Experimente usar a água de casca de batata durante algumas semanas para prolongar os resultados. Ainda que estes não sejam percebidos de forma imediata, a verdade é que, com seu uso regular, será possível notar a diferença em pouco tempo de tratamento.

Existe alguma contraindicação ou efeito colateral?

O principal benefício é que o tratamento não causa nenhum efeito secundário e pode ser utilizado como complemento para os demais produtos de beleza capilar que fazem parte da sua rotina diária.

Portanto, por se tratar de uma receita natural, não há nenhuma contraindicação e ela pode ser usada em qualquer tipo de cabelo, seja liso, cacheado ou crespo, inclusive por mulheres grávidas.

Viu como é fácil tingir cabelos brancos naturalmente? Se você gostou ou ficou alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo! Vou adorar responder…

Até a próxima!

/* ]]> */