Plantas Medicinais Saúde

Agua de Cacto: conheça suas propriedades benéficas

Água de cacto

Ela é chamada de a “nova água de coco”. A água de cacto e a de coco possuem semelhanças e vantagens, como a capacidade de combater o envelhecimento celular e auxiliar na hidratação do organismo.

Não sai daí que eu conto tudo sobre a bebida que é obtida a partir da fruta que cresce na planta espinhosa. E promete uma verdadeira revolução quando o assunto é cuidar da beleza e manter o bem-estar.

Muitos preferem o gosto mais suave da água de cacto; outros, o sabor já consagrado da popular água de coco. Cada pessoa tem suas preferências, claro…

Na verdade, a água de cacto tem um gosto que lembra a mistura de melancia com kiwi. É por aí… Sendo que uma das formas de ingerir a bebida é misturando-a aos sucos de frutas naturais.

Mas veja o que andam falando sobre as características e benefícios da água de cacto, que vem conquistando os adeptos de uma vida mais saudável:

  • Auxilia na cura da ressaca – estudo demonstrou que tomar água de cacto antes de consumir bebidas alcoólicas é capaz de diminuir sintomas como náuseas e boca seca.
  • Função antioxidante – a bebida 100% natural contém fósforo, magnésio e cálcio, importantes nutrientes para revitalizar a pele, devolvendo brilho e combatendo o envelhecimento. Por isso, a água de cacto vem sendo considerada a melhor arma contra marcas de expressão e rugas.
  • Capacidade anti-inflamatória – graças aos antioxidantes e aos eletrólitos, ela reduziria as inflamações. O que seria muito útil especialmente contra bolsas sob os olhos e o inchaço facial logo pela manhã.
  • Poder hidratante – para quem deseja ir além da boa ingestão de água, a de cacto é recomendada para potencializar a hidratação do organismo. Seu extrato ajuda a matar a sede e manter a umidade da pele, protegendo-a do ressecamento.
  • Baixo valor calórico – este seria o maior destaque da água de cacto em relação à “concorrente” água de coco. A primeira tem apenas metade do açúcar e das calorias da segunda. Ainda sobre favorecer o emagrecimento, a água extraída da planta espinhosa contém fibras solúveis, auxiliando no quesito saciedade, além de estimular a desintoxicação do corpo.

Diz-se ainda que a água de cacto favorece a imunidade, colabora na redução do colesterol e age na sensibilização da insulina, melhorando condições como a diabetes.

A água de cacto é vendida em lojas de produtos e suplementos naturais. Para que pensa em produzir a bebida em casa mesmo, é bom esclarecer que o processo é complicado. O líquido pegajoso é retirado das folhas ovais e carnudas do cacto e possui aspecto que lembra o feijão verde.

Fora que o vegetal típico do sertão nordestino traz espinhos e suas folhas devem ser higienizadas com muito cuidado. Ou seja, tudo isso é uma missão para alguém que entende do assunto, concorda?

Apesar de tantas vantagens atribuídas à água de cacto, não custa lembrar da palavrinha mágica, a moderação! Misturada com um suco, a recomendação geral é de uma colher de sopa da bebida até três vezes ao dia.

Nada de substituir a água pela bebida extraída do cacto, ok? Em excesso, os elementos contidos na planta são capazes de fazer mal.

E mais: os resultados e o tempo que eles levam para aparecer variam de pessoa para pessoa. O estilo de vida, os hábitos alimentares, as condições de saúde e a prática de atividades físicas contam muito também. Afinal, água de cacto ou nenhuma outra, sozinha, não faz milagre, certo?

Na dúvida sobre bebidas, produtos alimentícios e maneiras de melhorar sua alimentação, consulte sempre um profissional especializado.

Cuide-se! Até a próxima!

/* ]]> */