Doenças Saúde

Alimentos e dicas para prevenção da Diabetes Mellitus

Atualmente, uma das doenças crônicas não transmissíveis que mais preocupa a população com certeza é a diabetes, caracterizada por uma hiperglicemia (elevação da glicose no sangue) que ocorre devido a defeitos na ação ou até na secreção do hormônio insulina, produzido no pâncreas. A diabetes pode ser classificada como tipo 1, tipo 2, gestacional ou, ainda, outros tipos mais raros.

Mas, você não precisa adquirir a doença para começar a cuidar dela, certo? A dica mais valiosa que temos na área da saúde é: previna-se! E a forma mais saudável e prática de prevenir a tão conhecida doença é a alimentação. Alguns ajustes e segredinhos úteis no cardápio podem te deixar em dia com a balança, saudável, com o organismo mais forte e, consequentemente, mais longe da diabetes.

Abaixo temos uma lista de alimentos para você acrescentar nas refeições, deixando-as mais saborosas e conscientes. Vem ver!

Diabetes concept glucose meter in hand and healthy organic food, lemon, pear, apples, fresh orange, pineapple and breakfast cereal muesli bowl on a white background

Maçã

A quercetina presente nessa fruta diminuem os ricos associados ao desenvolvimento da diabetes. Outras formas de ingerir essa substância é através de frutas vermelhas, cebola e vegetais verdes.

Canela

Ela ajuda na sensibilidadeà insulina, ou seja, a glucose é transformada em energia mais facilmente, o que mantém estável o nível de açúcar no sangue e diminui o acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.

Frutas Cítricas

Por possuírem antioxidantes e vitamina C, as frutas cítricas suprem essa carência do organismo, o que, além de tratar a diabetes, previne.

Curry

A curcumina presente nesse tempero ajuda na prevenção, segundo pesquisadores tailandeses.

Peixes de água fria

O ômega 3 (gordura boa) desses alimentos ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Além de manter uma saúde cardíaca melhor, ajuda na prevenção da diabetes.

Alimentos ricos em fibras

As fibras ajudam na absorção dos nutrientes, controlam a fome, regulam o intestino e, consequentemente, previnem a diabetes.

Alimentos integrais

Se possível dê preferência aos pães, massas e arroz integrais, pois eles evitam o pico de insulina, mantendo a taxa glicêmica estável.

Legumes

Os legumes são alimentos pouco calóricos e pouco gordurosos, mas ricos em muitos nutrientes. São boas fontes de proteínas e fibras, ajudando a manter as doenças cardíacas e a diabetes longe.

Amêndoas

Elas ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue, pois aumentam a sensibilidade à insulina, segundo um estudo americano de 2010, principalmente para indivíduos com predisposição para a diabetes do tipo 2.

As oleaginosas também baixam os níveis de um marcador de inflamação e aumentam os níveis de colesterol bom.

Dicas

Além de acrescentar esses alimentos no cardápio da sua casa, é bom saber que:

  • O ideal é alimentar-se com intervalos de 2 ou 3 horas;
  • Mantenha-se hidratado;
  • Coma devagar para ajudar na digestão;
  • Prefira café descafeinado;
  • Consuma mais chás;
  • Suco de frutas é saudável, mas o ideal é consumir a fruta como um todo (casca e bagaço), pois a quantidade de nutrientes é muito maior.

Agora não existem mais desculpas. Os minutinhos separados para uma atividade física, aliados a esses alimentos, irão contribuir muito para uma imunidade maior contra essa e outras doenças. Consulte sempre um médico!

Comentar

/* ]]> */