Doenças Saúde

Confira 10 alimentos essenciais para controlar a diabetes

A nutrição é fundamental para pessoas que possuem a diabetes, já que uma dieta balanceada é capaz de controlar os picos da doença.

É claro que os alimentos não são capazes de curar a diabetes, porém eles conseguem diminuir o uso de medicamentos e melhorar a qualidade de vida, mantendo as variações e os picos longes. Ou seja, uma boa dieta é essencial para controlar os índices de glicemia do sangue, prevenindo sequelas da doença, como a perda da visão.

Leia também: Alimentos e dicas para prevenção da Diabetes Mellitus

Quem possui diabetes sabe que a má digestão de alguns alimentos é um dos muitos problemas sofridos pelos portadores. Dessa forma, os alimentos que possuem índice glicêmico muito alto devem ser excluídos do cardápio ou, pelo menos, consumido em quantidades menores.

Da mesma forma que existem alimentos assim, outros podem ser acrescentados ao dia a dia por possuírem substâncias capazes de agir no organismo controlando essa glicemia. São eles:

1 – Abacate

abacate-para-controlar-a-diabetes

É fonte de gordura boa e a concentração de açúcar é baixa, além de melhorar a absorção de alimentos mais lentos. Porém, deve ser consumido com moderação, já que é uma fruta bem calórica.

2 – Aveia

aveia-para-controlar-a-diabetes

Por ser rica em fibras solúveis, é um ótimo alimento para quem tem diabetes do tipo 2, ajudando na absorção lenta da glicose e evitando picos de insulina. Essas fibras também melhoram e controlam a absorção do colesterol.

3 – Farinhas funcionais

farinhas-funcionais-para-controlar-a-diabetes

São alimentos ricos em fibras solúveis que evitam a piora do quadro diabético, já que previnem os picos de insulina.

4 – Peixes de água fria

peixes-de-agua-fria-para-controlar-a-diabetes

O consumo de peixes, como atum, cavalinha, salmão, sardinha, entre outros, está relacionado à uma menor incidência de problemas cardiovasculares e diabetes do tipo 2, já que são fontes de ômega 3. Isso acontece também por conta do aumento de ácidos graxos nas células, que ficam mais sensíveis à insulina.

5 – Cereja

cereja-para-controlar-a-diabetes

A cereja possui uma boa concentração de antioxidante, antiviral, antialérgico, anticarcinogênico (combate o câncer) e anti-inflamatório, além das vitaminas A,C e E, sendo assim capaz de elevar os níveis glicêmicos.

6 – Batata Yacon

batata-yacon-para-controlar-a-diabetes

Essa bata é rica em um carboidrato chamado frutooligossacárico, que no nosso organismo tem uma função parecida com a das fibras. Dessa forma, as moléculas desse carboidrato demoram mais para serem quebradas, ou seja, a absorção é mais lenta. É bastante indicada para diabéticos do tipo 2.

7 – Iogurte sem gordura

iogurte-sem-gordura-contra-a-diabetes

Esses iogurtes fazem a manutenção de gorduras saturadas ajudando no controle do peso(grande fator de risco para desenvolvimento e piora do quadro de diabetes) e são ricos em cálcio e em lactobacilos, que melhoram a imunidade.

8 – Leguminosas

leguminosas-para-controlar-a-diabetes

Feijão, lentilha, ervilhas e grão de bico são ótimos aliados por possuírem uma boa quantidade de fibras e proteínas. Assim, diminuem a velocidade de absorção da glicose.

9 – Linhaça e chia

linhaca-e-chia-para-controlar-a-diabetes

Esses alimentos são ricos em fibras solúveis que previnem e tratam a diabetes, já que evitam os picos de glicose no sangue e da produção de insulina. Também apresentam ácido graxo e ômega 3, ótimos aliados no tratamento.

10 – Maçã

maca-para-controlar-a-diabetes

Fonte vitaminas e fibras, principalmente a pectina, controlando a glicemia e reduzindo o colesterol ruim. A maçã ainda traz sensação de saciedade.

O cuidado com a alimentação previne e trata muitas doenças. No caso da diabetes, a alimentação regrada e saudável é ainda mais importante, já que ela está diretamente ligada às substâncias absorvidas pelo nosso organismo. Procure a orientação de um nutricionista para adequar as quantidades às suas necessidades diárias.

Cuide-se e até a próxima!

Comentar

/* ]]> */