Saúde

Conheça 5 alimentos que você deve evitar para dormir bem

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Assim como nos preocupamos com os alimentos que consumimos durante o dia, buscando sempre uma dieta equilibrada, você sabia que durante a noite, existem alguns alimentos que você deve evitar para dormir bem?

Se você sofre de insônia ou tem um sono de má qualidade, acordando no outro dia como se não tivesse descansado nada, é possível que sua alimentação esteja prejudicando o seu sono.

A boa notícia é que isso pode ser facilmente revertido evitando alguns alimentos que impactam de forma negativa no nosso descanso noturno. Leia este post e descubra quais são eles. Confira!

1. Café: o principal dos alimentos que você deve evitar para dormir bem

alimentos-café

Não é nenhuma novidade que o café inibe o sono, afinal, a bebida é conhecida exatamente por isso, graças à cafeína presente em sua composição.

Uma xícara de café quando estamos com sono ou cansados é capaz de estimular, dar energia e aumentar a concentração.

Portanto, se você quer ter um sono tranquilo, o café deve ser evitado a partir do final da tarde, pois a cafeína costuma ficar no corpo durante algumas horas após a ingestão da bebida.

Cuidado também com alimentos sabor café, por exemplo balas, sorvetes e outros doces, como o tiramisù. Apesar de parecerem inofensivos, podem afetar o sono.

O mesmo vale para os chás. Muitas pessoas gostam da bebida quentinha antes de deitar-se, mas alguns chás, como o mate ou o preto possuem altos índices de cafeína. Se aprecia a bebida, dê preferência a chás calmantes, como camomila ou melissa.

2. Chocolates e outros alimentos ricos em açúcar

Chocolate1

Apesar de um docinho antes de dormir parecer uma boa ideia em termos de paladar, chocolates e outros doces são alimentos que você deve evitar para dormir bem.

O açúcar é convertido pelo organismo em energia, portanto, um pico de açúcar no sangue durante a noite pode te deixar agitado e com dificuldade de pegar no sono.

O mesmo vale para alimentos ricos em carboidratos, como bolos, bolachas, pães e outros snacks.

Além disso, o chocolate em específico também possui cafeína, que como dissemos acima, é uma substância estimulante.

3. Carne Vermelha

alimentos-carne-vermelha

A carne vermelha é rica em proteínas, gordura e definitivamente um dos alimentos que você deve evitar para dormir bem.

Ingerir este tipo de alimento antes de dormir pode sobrecarregar o estômago, fazendo com que você se sinta “pesado” e tenha dificuldades de dormir ou ter um sono profundo.

Isso acontece porque a carne vermelha é de difícil digestão, obrigando seu corpo a trabalhar no processo durante toda a noite, dificultando o sono. Além disso, pode trazer alguns desconfortos estomacais como azia e queimação.

4. Frituras e outros alimentos gordurosos

como_dormir_melhor_6_cuidados_com_a_alimentacao_1-1

Na verdade, o consumo de frituras e outros alimentos gordurosos deve ser evitado em qualquer momento do dia, principalmente se você busca uma dieta mais saudável e equilibrada.

Mas quanto ao sono, assim como a carne vermelha, alimentos com alto teor de gordura têm difícil digestão e sobrecarregam o estômago fazendo com que você perca o sono ou durma mal.

5. Comidas apimentadas

curiosidades-sobre-as-pimentas-18

Para um sono mais tranquilo, evite comidas muito condimentadas e picantes.

Esse tipo de comida pode irritar o estômago, pois possuem compostos que são susceptíveis de causar azia e indigestão, além de te deixar mais agitado.

Ter um sono de qualidade é indispensável para renovar as energias para o dia seguinte. Portanto, além dos alimentos que você deve evitar para dormir bem, é primordial adotar bons hábitos, como se alimentar pelo menos duas horas antes de deitar e não cometer exageros.

E então? Como anda seu sono? Reconheceu aqui algum alimento que você consome antes de dormir? Compartilha nos comentários!

Veja também:

Comentar

/* ]]> */