Emagrecimento Nutrição

Conheça os alimentos termogênicos que podem ajudar a emagrecer

Alimentos termogênicos
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Se você está em busca do emagrecimento, certamente já deve ter se perguntado inúmeras vezes qual seria a melhor forma de acelerar o seu metabolismo para queimar gorduras de maneira mais rápida e mandar aqueles incômodos quilinhos extras para bem longe da balança, não é verdade? Se a resposta foi sim, você adorar o assunto do nosso artigo de hoje, que vai mostrar que a solução para resolver o problema esteve o tempo todo – e ainda está – nas suas mãos!

Calma, que eu te explico. Como você já deve saber, todas as atividades realizadas pelo nosso corpo consomem energia, inclusive a digestão dos alimentos. Portanto, se você pensar bem, pode usar essa informação a seu favor e incluir na dieta alimentos que favoreçam o gasto calórico durante o processo digestivo e metabólico e, desta forma, conquistar a silhueta magra dos sonhos.

Alimentos termogênicos

Essa é a função dos chamados alimentos termogênicos, que nós vamos falar no post de hoje. Por promoverem o efeito da termogênese naturalmente no nosso organismo, esses alimentos podem aumentar a temperatura corporal e, assim, acelerar o metabolismo e a queima de gorduras, tornando o processo de emagrecimento mais rápido e saudável.

Se você ainda não sabe quais são eles e como inseri-los na sua dieta, continue lendo esse artigo até o final e conheça a fórmula mágica para emagrecer e perder aquela barriga que tanto incomoda! Vamos lá?

O que são alimentos termogênicos?

Os alimentos termogênicos nada mais são do que aqueles responsáveis por promover o efeito da termogênese no nosso organismo, aumentando a temperatura corporal e acelerando o metabolismo, processos essenciais para favorecer a queima de gorduras e ajudar a emagrecer de forma rápida e saudável.

Como falamos nos parágrafos anteriores, toda e qualquer atividade realizada pelo nosso corpo gasta energia, inclusive a digestão. Por esta razão, é lógico pensar que o processo de metabolismo dos alimentos também gasta energia, o que pode ser usado a nosso favor quando alguns desses alimentos fazem com que o metabolismo trabalhe de forma ainda mais acelerada, os chamados termogênicos. “Unindo o útil ao agradável”, como já diz o ditado popular, é possível alcançar o sonho do corpo perfeito em pouco tempo.

É claro que a perda de peso somente a partir do consumo de alimentos termogênicos nunca será um “milagre”, ok? Para conseguir os resultados desejados e emagrecer de forma eficiente e rápida, é preciso aliar a ingestão desses alimentos com uma dieta balanceada, rica em nutrientes e sem qualquer alimento que possa engordar, e à prática de exercícios físicos por, pelo menos, 30 minutos por dia. Assim, não tem como ficar linda e magra, certo?

Benefícios

bemestar2-1

Ao favorecerem o efeito da termogênese no organismo, os alimentos termogênicos não só podem promover a queima de gorduras do corpo e emagrecer, como também:

  • Ajudar no ganho de massa muscular;
  • Melhorar o desempenho durante a prática de exercícios físicos;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Estimular o processo de digestão;
  • Prevenir cânceres de cólon e ovário;
  • Eliminar gases;
  • Ajudar no tratamento de gripes e resfriados.

Alimentos termogênicos

Depois de saber os principais benefícios dos alimentos termogênicos, agora você vai conhecer quais são eles e como inseri-los na sua dieta para acelerar a queima de gordura corporal e emagrecer de maneira eficiente e rápida. Veja, a seguir:

1 – Pimenta vermelha

chili-499062_960_720

Rica em uma substância chamada de capsaicina, que promove o aumento de quebra das gorduras no tecido adiposo, a pimenta vermelha pode aumentar em até 20% a atividade metabólica do corpo, favorecendo o emagrecimento.

Para isso, basta ingeri-la em uma quantidade de três gramas por dia, adicionada como tempero em pratos quentes ou em saladas. A única restrição é para evitar consumir este alimento à noite, para não atrapalhar o sono.

2 – Chá verde

Para quem ama essas bebidas, o chá verde (Camellia sinensis) pode ajudar no emagrecimento rápido e saudável, uma vez que utiliza a gordura corporal como fonte de energia através do estímulo metabólico.

Para isso, basta tomar cinco xícaras por dia durante três meses para obter os benefícios. A restrição é para que a bebida não seja ingerida no fim da tarde ou à noite para não prejudicar o sono.

3 – Canela

apple-1080688_960_720

Este poderoso alimento, além de aumentar o metabolismo basal, também possui uma alta quantidade de cálcio mineral, que é uma substância importante para o emagrecimento.

Para usufruir dos seus benefícios, basta polvilhá-la por cima de frutas ou qualquer outro alimento que goste de combiná-la, em uma quantidade de uma colher (chá) rasa.

4 – Gengibre

Esta poderosa raiz é capaz de aumentar o gasto calórico em mais de 10%, de acordo com nutricionistas. Respeitando sempre a quantidade de duas fatias pequenas, você pode consumir sempre o gengibre em sua forma crua, marinadas para temperar aves, carnes, peixes, além de cair super bem com sopas de legumes, molho e chá, misturando-o à outras ervas.

5 – Chá de hibisco

cha-de-hibisco

Da mesma maneira que todos os outros alimentos termogênicos, o chá de hibisco pode ajudar a aumentar a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, acelerar o metabolismo e ajudar a emagrecer de forma rápida e eficiente. Para isso, basta tomar um litro do chá por dia, sendo uma colher (sopa) da flor de hibisco para cada litro de água.

6 – Alimentos com Ômega 3

Por ajudarem a aumentar o metabolismo basal, melhorar a retenção de líquidos e facilitar a comunicação entre as células do organismo, os alimentos ricos em Ômega 3, como o atum, salmão e oleaginosas, podem ser inseridos na dieta para favorecer a queima de gordura e ajudar no emagrecimento.

7 – Água gelada

agua-gelada

Parece esquisito, mas é verdade. A água gelada pode mesmo promover o gasto calórico, uma vez que faz com que o organismo trabalhe mais, gastando energia, para elevar a temperatura natural do corpo (que é considerada normal entre 36 °C e 37 °C).

Para ter o efeito desejado, basta tomar oito copos de água gelada por dia para aumentar o gasto calórico do seu corpo em até 200 kcal.

8 – Vinagre de maçã

Devido à sua acidez, ao consumir o vinagre de maçã, é possível obter benefícios semelhantes aos da pimenta vermelha. Com efeito termogênico, o alimento pode aumentar o gasto calórico e promover a queima de gorduras, diminuindo, inclusive, a circunferência abdominal. Para isso, deve-se ingerir de 1 à 1 ½ colher (chá) de vinagre de maçã duas vezes ao dia.

9 – Cafeína

A cafeína, comumente encontrada no cafezinho preto que tomamos no dia a dia, também é considerada um alimento com efeito termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e promover a perda de peso. Além disso, por ser uma substância vegetal estimulante, ela é capaz de trazer também benefícios para o nosso cérebro e corpo, como aumento de energia e disposição, melhora do desempenho esportivo e diminuição da fadiga.

10 – Óleo de coco

oleo-de-coco

O óleo de coco é rico em gorduras saturadas que são digeridas e absorvidas facilmente pelo nosso organismo, podendo ser transformadas em energia e favorecer o emagrecimento de maneira rápida e saudável. Além disso, o alimento é uma excelente fonte de ácido láurico, ideal para melhorar a saúde cardiovascular e fortalecer o sistema imunológico.

Efeitos colaterais

Apesar de muito benéficos à saúde e promoção do emagrecimento, os alimentos termogênicos não devem ser consumidos em excesso. A sua ingestão exagerada pode casar sintomas indesejados, como tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais.

Contraindicações

Os alimentos termogênicos possuem algumas restrições, não podendo ser consumidos por pessoas que sofram com problemas na tireóide, com o hipertireoidismo, uma vez que eles podem acelerar ainda mais o metabolismo e causar maiores perdas de massa muscular.

Ainda, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

Gostou do artigo? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando como foi emagrecer inserindo algum dos alimentos acima na sua dieta!

Até a próxima!

Veja também:

/* ]]> */