Beleza Cabelos

Argiloterapia capilar: entenda o que é e conheça os benefícios

Quando o assunto é beleza feminina, o cabelo é um dos pontos que mais chamam a atenção das mulheres. Com isso, a todo instante são feitos estudos e lançados novos produtos e procedimentos para tratamento dos cabelos, para cuidar da saúde e da beleza dos fios.

A última novidade dos salões de beleza é um tratamento chamado argiloterapia.

O que é?

argila-no-cabelo

A argiloterapia é um tratamento à base de argila sulfurosa, muito rica em sais minerais, como cálcio, potássio, ferro, zinco, magnésio, sílica e sódio. Estes elementos possuem propriedades que ajudam a melhorar e manter a boa saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

Esta técnica também é conhecida como “peeling capilar”. Isto porque elimina as células mortas do couro cabeludo e dos cabelos, retirando todas as impurezas, e ainda ativa a circulação sanguínea. Com ação função adstringente, tonifica e desintoxica o couro cabeludo.

Os fios ficam muito mais nutridos e hidratados, com saúde e , consequentemente, mais bonitos. A máscara tem ação renovadora, anti-inflamatória e anti-séptica.

Além de todos os benefícios trazidos pela nova terapia de cabelos, essa técnica ainda segue a tendência atual de utilizar produtos naturais para tratamentos.

Outro benefício da argiloterapia é a redução da oleosidade dos fios. A limpeza provocada pela máscara de argila é responsável por remover toda a seborreia e caspa do cabelo, resultando em fios mais leves e sedosos, sem oleosidade.

Tipos de argila

Como existem diversos tipos de cabelo, a argila a ser aplicada também varia, a fim de atender àquilo que cada tipo de fio necessita.

São diferentes tipos de argila. As mais comuns são a preta e verde. A preta é mais ácida, com mais matéria orgânica. Age melhor em raízes muito oleosas e consegue melhorar alguns casos de queda de cabelo. A de cor verde tem ação mais de limpeza, tonificante, indicado para fios com oleosidade normal.

Existem, ainda, a argila branca, rosa, roxa e vermelha. Todas têm a função de desintoxicar e limpar o couro cabeludo. No entanto, cada tipo é mais indicado para um fim e tipo de cabelo. A branca é a mais suave, e pode ser utilizada em todos os tipos de cabelo. A argila rosa, com efeito hidratante, é eficaz para cabelos secos.

A roxa é indicada para cabelos loiros ou platinados, pois além do efeito desintoxicante ela ajuda a diminuir o amarelado dos fios. A de cor vermelha é indicada para os cabelos ruivos, pois age como um tonificante natural para este tipo de cabelo.

Leia também: Como acabar com as pontas duplas?

Quanto tempo dura o tratamento?

Para um tratamento eficaz, não basta uma aplicação do produto. Algumas vezes, são necessárias em torno de dez sessões para que os resultados sejam efetivos. Ainda, no início do tratamento, pode parecer que os cabelos fiquem ainda mais ressecados. Isto é natural e faz parte da ação da argila para equilibrar as fibras capilares.

Com a evolução das sessões, os cabelos vão ganhando vida e saúde, além de beleza e brilho. A argila em si pode ser aplicada nos cabelos. No entanto, há algumas marcas de cosméticos que utilizam a argila em suas fórmulas de shampoo, para que o tratamento seja constante, em cada lavagem.

Gostou? Agora é só testar e ver os resultados!

Comentar

/* ]]> */