Nutrição

Arginina: conheça o aminoácido que turbina o treino e os músculos!

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Está em andamento o estudo de uma pomada feita com mentol e arginina para tratar a falta de libido na mulher. Este é apenas um dos inúmeros exemplos de uso deste aminoácido. Vem comigo, que tem muito mais!

O que é arginina e para que serve?

A arginina é um aminoácido sintetizado no organismo humano que interfere em diversas funções, tais como cicatrização, estimulação da imunidade e desempenho muscular.

A suplementação de arginina é indicada para auxiliar na formação de músculos e tecidos do corpo, uma vez que ela age melhorando a circulação do sangue e a regeneração das células.

A sequência de eventos na área esportiva seria assim: suplementação de arginina, produção de óxido nítrico, vasodilatação, melhora da quantidade de sangue na musculatura, treino mais potente e desempenho excelente. Falarei mais a respeito nos próximos parágrafos…

Benefícios

 

O aumento de massa muscular e a redução da gordura corporal é, sem dúvida, uma das aplicações mais famosas da arginina, ou melhor, de suplementos dela.

Tudo porque este aminoácido, que está presente naturalmente em nosso organismo, estimula o aumento do fluxo de sangue para os músculos exercitados. Com isso, potencializa a performance em atividades de média a longa duração.

Os efeitos da arginina ou L-arginina são alvos de pesquisas científicas em várias partes do mundo. A ideia central é investigar a ação ergogênica desta substância. Isto é, seu poder de aumentar a capacidade corporal, principalmente na eliminação dos sintomas de fadiga.

Grande parte dos estudos revela que a suplementação de arginina melhora a perfusão (injeção) de sangue nos músculos esqueléticos quando associada ao exercício, o que aconteceria por meio da síntese de óxido nítrico, um vasodilatador.

Como ação em cadeia, o aumento de fluxo de sangue, por sua vez, favorece o aporte de nutrientes e a oxigenação dos tecidos, impulsionando a produção de energia aeróbica.

A médio e longo prazo, a suplementação teria como resultado a melhora da qualidade dos treinos.

Por falar em treino, existe hoje o termo “treino nitrado”, muito comum nas academias. Ele remete ao fato de o aumento da disponibilidade de sangue nos músculos beneficiar principalmente a fase de recuperação entre uma série e outra de exercícios com pesos.

Isso mostra que os praticantes de musculação e similares costumam recorrer aos produtos com arginina para otimizar o ganho de massa magra e queimar gordura.

Geralmente, a dose recomendada para obter suas vantagens é de 3 gramas por dia, em torno de uma hora antes dos treinos. Lembrando de consultar sempre um médico ou nutricionista antes de começar a ingerir produtos assim, ok?

Mas não são somente os atletas a serem beneficiados por este aminoácido. Pessoas com má nutrição ou que possuem uma dieta pobre em proteínas podem receber prescrição de suplemento de arginina para suprir a carência proteica e equilibrar o organismo.

A arginina é indicada sozinha ou acompanhada por outros nutrientes como vitamina A, selênio ou ômega 4.

Entenda como a arginina age na nutrição do corpo

• Auxilia na eliminação de toxinas do organismo, já que colabora com o trabalho do fígado;

• Aumenta os músculos, uma vez que potencializa a disponibilidade de sangue no tecido muscular;

• Ajuda a tratar disfunção sexual, porque melhora a circulação sanguínea como um todo;

• Age como revigorante e auxilia na recuperação da fadiga e do cansaço, pois otimiza o desempenho da musculatura;

• Aumenta a formação de queratina, fortalecendo e hidratando os cabelos, devolvendo o brilho e a maleabilidade aos fios;

• Atua na cicatrização de feridas, ajudando na formação de tecidos;

• Estimula a produção de células de defesa, favorecendo a imunidade.

Viu quanta coisa boa a arginina faz? Converse com seu médico e verifique a possibilidade de uso de mais alimentos ou suplementos para deixar este aminoácido tão importante sempre em dia no seu organismo. Quem sabe não está na hora mesmo de fazer um check up para ver como está sua saúde…

Cuide-se! E até a próxima!

/* ]]> */