Beleza Cabelos

Ativador de cachos: saiba para que serve e como usar

Apesar de a onda de cabelos alisados estar sempre em alta, há quem esteja libertando os cachos dos produtos químicos e chapinha para dar uma mudada no visual. Para isso, é preciso investir em uma transição capilar disciplinada para voltar a dar forma aos caracóis e, é claro, apostar em novos produtinhos para domar os fios rebeldes.

Conheça Nossa Loja Virtual! Você gosta de brincos? Clique aqui para acessar e conferir as promoções de lançamento!

Em geral, os cabelos cacheados são mais tendenciosos a serem ressecados, devido à dificuldade da oleosidade natural do couro cabeludo de chegar até o comprimento e pontas dos fios, e, por isso, pedem alguns cuidados mais específicos e diários para quem quer ter madeixas saudáveis e bonitas sempre.

Pensando nisso, no artigo de hoje, você vai conhecer um produto essencial que não pode faltar na sua penteadeira se você é uma cacheada que gosta de cuidar bem dos cabelos: o ativador de cachos. Este poderoso produto é ideal para quem está fazendo a transição capilar e está precisando de uma forcinha para quem está querendo ter cachos saudáveis e bem definidos de volta.

Quer saber mais sobre o ativador de cachos e como ele pode te ajudar a recuperar os seus cabelos cacheados? Então, continue lendo esse post até o final e conheça tudo sobre o assunto. Vamos lá?

O que é e para que serve o ativador de cachos?

Como o próprio nome já diz, o ativador de cachos nada mais é do que um produto que tem como principal função ativar a memória do cabelo cacheado para que este volte à sua forma natural. Neste caso, ele é ideal para quem está em processo de transição capilar, que abusou de produtos químicos para ter fios lisos e, agora, quer ter os seus cachos de volta.

Ao utilizar o produto, é possível fazer o cabelo ir voltando ao normal naturalmente e aos poucos, tratando-o de forma gradativa. O resultado é de cachos mais modelados, menos ressecados e, portanto, com volume e frizz controlados 24 horas por dia.

Para isso, existem disponíveis no mercado de cosméticos várias versões do ativador de cachos, que devem ser escolhidas de acordo com as características de cada fio, que pode ser em spray líquido, creme ou mousse.

Neste caso, na hora de comprar o seu, você deve fazer um teste para verificar aquele que dará “liga” aos fios, ou seja, que melhor se adapta, elimina o frizz e, o mais importante, consegue modelar bem os seus cachos.

Apesar de existirem diferentes opções do produto, a maneira de usar é a mesma e os resultados são os mesmos. Nos próximos parágrafos, você vai aprender passo a passo como aplicar o ativador de cachos.

Qual é a melhor versão para o meu cabelo?

Como você leu anteriormente, para ter os efeitos desejados do ativador de cachos nas suas madeixas, é preciso escolher a versão certa do produto de acordo com as características específicas dos seus fios. Confira, a seguir, as dicas de como escolher a melhor para o seu caso:

Creme

Trata-se da versão mais popular do ativador de cachos. No entanto, ela é ideal para cabelos mais ressecados e que precisem de uma hidratação mais profunda. Isso porque o creme, além de modelar os caracóis, ainda hidrata de forma eficiente os fios.

Spray líquido

Já a versão em spray líquido do produto é indispensável para quem tem cabelos muito oleosos ou finos. O produto vai evitar que os cachos fiquem engordurados e, portanto, com aspecto sujo e pouco definidos.

Veja também

Mousse

Essa versão também é indicada para quem tem cachos muito rebeldes, pois vai deixá-los domados por mais tempo. Basta aplicar um pouco com as mãos para modelar e segurar os cachos no lugar.

Como usar? Veja passo a passo

Agora que você já entendeu o que é, para que serve e qual é a melhor versão para você do ativador de cachos, chegou a hora de saber como utilizar esse importante produto para devolver a saúde e beleza dos seus caracóis. Fique de olho no passo a passo que nós vamos te ensinar abaixo para não errar na aplicação!

De antemão, vale dizer que o produto só deve ser aplicado nos cabelos já limpos (lavados com shampoo e condicionador) e imediatamente após o banho. Não é recomendado utilizá-lo com os fios secos. Se você quiser apenas umedecê-los, o produto mais indicado, neste caso, é o umidificador de cachos, que você já conheceu aqui no blog.

Agora, mãos à obra!

1º passo: Depois de lavar os cabelos, seque bem os cabelos com a ajuda de um papel toalha, que é um grande “quebra-galho” para evitar o frizz.

2º passo: Após desembaraçar os cachos com a ajuda de um creme para pentear, divida os cabelos em quatro partes e prenda-as com presilhas.

3º passo: Agora, aplique o ativador de cachos em cada mecha, uma por uma, e vá fazendo a fitagem capilar (modelagem dos cachos). Prontinho!

Qual é a diferença entre creme para pentear, umidificador e ativador?

Esses três produtinhos são essenciais para quem tem cabelos cacheados e não podem faltar de jeito nenhum no dia a dia se a intenção for ter cachos saudáveis, bonitos e, o principal, “domados”. No entanto, muitas cacheadas confundem as funções e modo de uso de cada um deles, o que pode prejudicar o efeito na hora de cuidar dos cabelos.

Por isso, vamos deixar tudo bem claro para você não errar na aplicação, ok? Primeiro, é importante que você saiba que o creme para pentear tem o papel exclusivo de desembaraçar os cachos. Ou seja, ele deve ser aplicado após o banho, depois da lavagem com o shampoo e condicionador, para pentear os cabelos.

Já o ativador de cachos tem como função reativar a memória dos cachos para que eles voltem a ficar definidos e sem frizz. Neste caso, ele deve ser aplicado sempre após o creme para pentear e nunca nos cabelos secos.

Para esta função, de umedecer os fios secos depois de um dia de trabalho, por exemplo, é que existe o umidificador de cachos – daí, o nome do produto. Portanto, o umidificador de cachos deve ser passado nos cabelos secos, sempre que você perceber que eles estão ficando “armados” e rebeldes.

Ao contrário do ativador de cachos, você nunca deve aplicar o umidificador nos cabelos molhados, já que, como a sua função é molhar os fios, eles podem ficar extremamente pesados e dificultar a secagem natural, fazendo com que os cachos fiquem úmidos e indefinidos o dia inteiro.

Entendeu tudinho?! Com essas dicas, você não errará mais na aplicação desses três produtos e vai deixar os cachos sempre saudáveis, modelados e sedosos.

Até a próxima!

Conheça Nossa Loja Virtual! Você gosta de brincos? Clique aqui para acessar e conferir as promoções de lançamento!