Beleza Cabelos

Babosa para o cabelo: veja aqui 7 benefícios

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A Babosa – ou Aloe Vera, como também é conhecida – é uma planta considerada medicinal por muitos especialistas graças aos seus inúmeros benefícios para a saúde humana. Dentro desse quesito, ela também é a queridinha de muitas mulheres que a usam no seu dia a dia para tratar a pele e os cabelos, proporcionando maciez e hidratação como nenhum outro creme hidratante.

Em especial nos cabelos, a Babosa pode trazer uma série de vantagens com o seu uso adequado e contínuo, muito melhor até que fórmulas químicas e produtos elaborados especificamente para tratar as madeixas. Dentre elas, a Aloe Vera pode prevenir e tratar a queda dos fios, hidratar os cabelos e até acabar com a caspa.

O melhor de tudo é que a planta pode ser usada de várias formas, sendo que o seu uso natural – a partir do gel (ou baba) da folha – é a melhor maneira de cuidar dos cabelos. No entanto, muitas mulheres também usam a Babosa em alguns produtos à base da planta, como shampoos e condicionadores. O resultado também é positivo e proporciona o mesmo brilho e maciez para os cabelos, seja qual for o seu tipo.

Quer conhecer melhor os benefícios da Babosa para os seus cabelos? Leia esse artigo até o final e saiba tudo sobre o uso da planta.

Aloe-vera

Benefícios da Babosa (Aloe Vera) para o cabelo

A Babosa, como dissemos anteriormente, traz inúmeros benefícios para os cabelos, se usada da forma adequada e de maneira contínua. Dentre eles estão a prevenção e combate à queda dos fios, hidratação profunda, crescimento capilar e até tratamento de seborréias no bulbo, como a caspa.

A Aloe Vera possui as Vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, 20 minerais, além de 18 aminoácidos e outras substâncias benéficas que auxiliam na saúde dos cabelos, tratando as madeixas profundamente e deixando-as mais fortes e hidratadas.

hidratando-o-cabelo

Confira abaixo detalhadamente como a Aloe Vera pode ajudar a cuidar das suas madeixas:

1- Limpa o cabelo

Devido ao seu elevado conteúdo de aminoácidos e polissacarídeos, a Babosa faz uma limpeza profunda dos poros do couro cabeludo e elimina todas as impurezas e resíduos acumulados.

2- Hidrata o cabelo

A planta é eficaz para deixar os cabelos hidratados, uma vez que ela age com os seus minerais e nutrientes no combate ao efeito ressecado. Se você tem cabelos secos, ela pode trazer mais brilho, maciez e evitar o tão desconfortável frizz.

3- Evita a queda dos fios

A Babosa é essencial para fortalecer a raiz capilar e fortalecer os fios. Ao deixar o bulbo mais forte, ela ajuda a evitar ou tratar a queda, no caso de quem já sofre com o problema, seja por desajustes hormonais ou por excesso de produtos químicos nas madeixas.

4- Trata a caspa

A planta pode tratar as seborréias, como a caspa, que atingem o couro cabeludo, evitando a oleosidade excessiva – que provoca o surgimento do problema – e ajudando a diminuir a coceira, a irritação e a descamação.

5- Auxilia no crescimento

Ao deixar os fios dos cabelos mais fortalecidos, assim como a raiz, a Aloe Vera ajuda no crescimento capilar. Ela ajuda a destampar os poros e penetra neles, estimulando a circulação sanguínea e favorecendo o crescimento saudável dos fios.

6- Evita fios quebradiços

Graças às suas propriedades semelhantes às da queratina, a Babosa aumenta a flexibilidade do nosso cabelo, evitando que se quebre com facilidade e fazendo com que pareça mais saudável.

7- Protege os cabelos dos raios solares:

A babosa age no cabelo também como protetor solar, cuidando do couro cabeludo contra os raios UV, assim como contra os danos cotidianos do clima seco, o vento e a chuva.

Componentes nutricionais da Babosa (Aloe Vera)

  • Água
  • 20 minerais
  • 12 vitaminas (incluindo A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13)
  • 18 aminoácidos
  • 200 componentes vegetais ativos (fito nutrientes), incluindo:
  • Enzimas
  • Terpenos (um fito nutriente que reduz o açúcar no sangue)
  • Gliconutrientes e Glicoproteinas
  • Polissacarídeos (Acemannan, Mannose-6-fosfato, Polimannans, Glicosídeos Fenólicos, como o Dihydrocoumarins).

beneficios-da-babosa

Como usar a Babosa (Aloe Vera) nos cabelos?

O modo como você vai utilizar a Babosa nos seus cabelos vai depender do problema que quer evitar ou tratar. Além disso, você pode usar para uma simples hidratação, que tem várias formas de ser feita, dependendo do seu tipo de cabelo.

De um modo geral, a maneira mais utilizada de tratar as madeixas com a Aloe Vera é retirando o gel (baba) da folha e passando diretamente nos cabelos.

Em alguns casos, o gel pode ser misturado a cremes ou máscaras de hidratação, além de outros produtos naturais, para potencializar o efeito da Babosa e tirar o cheiro natural dela, no caso de quem se sentir incomodada.

babosa-para-cabelos

Veja a seguir algumas formas de usar a Babosa nos cabelos e usufruir dos seus benefícios:

Receita para hidratar e fortalecer os cabelos com Babosa (Aloe Vera)

Ingredientes

  • 1 colher de sopa do gel da babosa
  • Creme de tratamento (quantidade que você já usa)

Como preparar:

Lave os cabelos. Misture o gel (baba transparente) da Babosa com o creme. Aplique a mistura nos cabelos e massageie bem, longe da raiz em uma distância de quatro dedos. Coloque a touca plástica (ou de alumínio) e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, enxágue os cabelos, retirando bem toda mistura dos fios.

Receita para esfoliar o couro cabeludo com Babosa (Aloe Vera)

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de gel de babosa

Como preparar:

Misture bem os ingredientes em um recipiente. Divida os cabelos em duas partes e aplique o creme em todo o couro cabeludo com movimentos circulares e suaves. Coloque uma touca e deixe agir por 10 minutos. Lave os fios como de costume e deixe secar naturalmente.

Receita do Condicionador de Babosa (Aloe Vera) e Óleo de Côco

Essa mistura servirá para reparar os danos capilares causados por excesso de produtos químicos ou ação do tempo e clima. Rico em ácidos graxos, o condicionador servirá para recuperar e hidratar os fios.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de babosa
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco

Como preparar:

Aqueça o óleo de côco em Banho Maria e espere até que fique derretido. Misture a Babosa com o óleo de côco no liquidificador. Aplique a mistura nos cabelos úmidos e deixe descansar por 15 minutos. Enxágue e deixe secar naturalmente.

Receita do Spray Anti-Frizz de Babosa (Aloe Vera)

O spray ajuda a manter o cabelo hidratado durante o dia para evitar o frizz. É importante utilizar água mais filtrada e pura possível, porque esta receita não tem um conservante. O gel de aloe vera puxa a umidade do ar para manter o cabelo liso.

Ingredientes

  • ½ xícara de aloe vera
  • ½ xícara de água pura

Como preparar:

Combine os dois ingredientes em um frasco de spray. Agite bem. Borrife nos cabelos secos sempre que quiser.

Receita com Babosa (Aloe Vera) para queda de cabelo

Ingredientes

  • 2 folhas de Babosa (Aloe Vera)
  • 2 colheres (sopa) de creme de queratina

Como preparar:

Retire o gel das 2 folhas da planta, adicionando a ele 2 colheres de creme de queratina. Bata no liquidificador e aplique a máscara no cabelo, da raiz até as pontas.

Em seguida, coloque uma touca térmica e deixe agir por 15 minutos. Depois, é só lavar e enxugar. A aplicação pode ser feita a cada duas semanas.

Receita com Babosa (Aloe Vera) para cabelos secos

Ingredientes

  • 1 folha de Babosa (Aloe Vera)
  • 50 ml de água fervida

Como preparar:

Bata no liquidificador a folha da Babosa junto com 50 ml de água fervida. Passe a mistura no cabelo limpo, lavado com shampoo neutro. Deixe que a mistura haja por uns 10 minutos e enxágue.

Receita de Babosa (Aloe Vera) com mel

É uma receita mais concentrada e, por isso, é necessário estar com os cabelos secos e sujos para proteger o couro cabeludo.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa
  • Mel (a quantidade depende do comprimento do cabelo)

Como preparar:

Divida a folha da Babosa (Aloe Vera) ao meio e retire todo o gel (baba) da planta. Coloque o creme em um recipiente e adicione o mel (a quantidade de mel dependerá do tamanho do cabelo). Misture bem até obter uma pasta homogênea.

Aplique apenas no comprimento (nunca na raiz) e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, lave normalmente, inclusive usando o condicionador da sua preferência para selar os fios.

Receita de Babosa (Aloe Vera) com cenoura

Ingredientes

  • 4 folhas de Babosa (Aloe Vera)
  • 1 cenoura média

Como preparar:

Corte as folhas da Babosa (Aloe Vera) e retire a polpa. Coloque em um recipiente, rale a cenoura e acrescente à polpa. Com uma colher, mexa bem até obter uma pasta homogênea. Descarte o líquido que sobrar e aplique a mistura nos cabelos úmidos. Deixe agir por 30 minutos e lave o cabelo normalmente.

Receita de Babosa (Aloe Vera) com banana

Ingredientes

  • 2 folhas de Babosa (Aloe Vera)
  • ½ banana descascada
  • 1 ampola de vitamina A

Como preparar:

Bata em um liquidificador a banana até obter um creme. Triture as folhas de Babosa (Aloe Vera) e mantenha a polpa. Em um recipiente, coloque a banana e a planta trituradas. Misture bem.

Quando estiver homogêneo, adicione a vitamina A. Mexa novamente. Com os fios ainda úmidos, após a lavagem, aplique a pasta e cubra com touca térmica. Deixe agir por 15 minutos e enxágue em água corrente.

Receita de Babosa (Aloe Vera) com ovo

Ingredientes

  • 1/2 folha de Babosa
  • 1/2 copo de água
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher (café) de óleo de amêndoas (opcional)

Como preparar:

Bata no liquidificador o gel da Babosa (Aloe Vera) com a água. Coe a mistura e acrescente uma gema de ovo e o óleo de amêndoas. Mexa para virar uma mistura homogênea. Com os cabelos limpos, aplique a mistura mecha por mecha. Deixe agir por 30 minutos. Enxágue e lave os cabelos mais uma vez.

Receita de Babosa (Aloe Vera) com óleo de Argan

Ingredientes

  • 1 folha grande de Babosa (Aloe Vera)
  • 2 colheres (sopa) de uma máscara de hidratação de sua preferência
  • 1 colher (sobremesa) de óleo de Argan

Como preparar:

Você pode amassar o gel da Babosa (Aloe Vera) com um garfo ou bater no liquidificador. É importante que ele fique bem homogêneo. Adicione e misture a máscara de hidratação de sua preferência e o óleo de Argan.

Com os cabelos limpos, aplique a mistura mecha por mecha. Massageie os fios para ativar a circulação sanguínea. Coloque uma touca térmica e deixe agir por 20 minutos. Enxágue e lave normalmente.

Onde comprar Babosa (Aloe Vera)?

A Babosa pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres e mercados. Ainda, você consegue comprar a Aloe Vera pela internet, nas lojas virtuais de produtos naturais.

No entanto, se você tiver tempo, espaço e disponibilidade para cuidar de um jardim, saiba que você pode plantá-la em casa e usufruir de suas propriedades.

Efeitos colaterais da Babosa (Aloe Vera) no cabelo

De um modo geral, a Babosa não traz efeitos colaterais diretamente nos cabelos. Porém, como o couro cabeludo é uma pele, ele pode sofrer descamações, irritação ou ressecamento com o uso inadequado ou excessivo da planta.

Apesar de não haver relatos desses sintomas quando o uso é diretamente no cabelo, é preciso estar atenta aos sintomas.

Contraindicações da Babosa (Aloe Vera) no cabelos

Felizmente, não há contraindicações da Babosa em seu uso de forma externa. No entanto, gestantes ou lactantes devem procurar um médico antes de aplicar qualquer produto ou substância nos cabelos, já que não se conhece, de fato, os efeitos reais da Babosa no couro cabeludo de mulheres que se encontram nessas situações.

Se for o caso, crianças e idosas devem estar atentas a qualquer sintoma na raiz capilar, uma vez que a pele é bem mais sensível.

1 comentário

Comentar

/* ]]> */