Beleza Cabelos

Banding: aprenda a reduzir o encolhimento dos cachos com elásticos

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Você já esticou uma mecha do seu cabelo crespo ou cacheado e notou o quanto ela fica maior do que aparenta quando está solta? E que, quanto mais estreitas forem as “molinhas” dos cachos, mais elas tendem a encolher?

Para quem não sabe, esse é o chamado fator de encolhimento natural dos fios, muito comum nesses tipos capilares, e que se torna um problema quando o assunto é deixar o cabelo crescer. Por causa dele, parece que, por mais que os seus fios estejam crescendo rápido, tal como você sempre desejou, a impressão é a de que nunca saíram do lugar…

Por isso, no nosso artigo de hoje, você vai aprender uma técnica chamada Banding Method, ou simplesmente Banding, sucesso entre blogueiras gringas, que ajuda a reduzir o encolhimento dos cachos de maneira natural, sem precisar usar fontes de calor, como é o caso do jato do secador. Ao contrário disso, você só vai precisar utilizar elásticos e um creme para pentear para evitar o encurtamento exagerado das madeixas.

Mas, será que funciona de verdade? Se você quer saber mais sobre a técnica Banding para cabelos cacheados ou crespos, continue de olho nos próximos parágrafos e descubra como fazer passo a passo!

O que é Banding no cabelo?

A Banding é uma técnica bastante comum entre blogueiras gringas por ajudar a diminuir o fator de encolhimento dos cachos naturalmente, sem precisar de ferramentas de calor, como secadores. Para fazê-la no cabelo, basta dividir os fios em mechas, aplicar um creme para pentear e prendê-los com elásticos.

A ideia é aproveitar a tensão que os acessórios dispostos ao longo do comprimento causam à fibra capilar e “esticar”, de maneira bem sutil, os cachos, especialmente aqueles muito estreitos. Com isso, você pode ter madeixas mais volumosas e definidas, sem tanto encolhimento, e, ainda, evitar danos aos fios causados pelas altas temperaturas dos aparelhos.

Por isso, a técnica é mais indicada para crespas e cacheadas que estão deixando o cabelo crescer, já que, depois dela, os fios ganharão alguns centímetros e ficarão bem mais visíveis, tudo isso sem perder a definição…

Neste caso, você pode deixar os elásticos mais frouxos nas mechas para apenas “soltar” um pouco os cachos ou, para deixar os fios o mais próximo possível dos lisos, apertá-los mais, o que aumentará a pressão sobre a fibra capilar.

Como fazer? Veja passo a passo

Agora que você já sabe o que é e para que serve o Banding no cabelo, chegou a hora de aprender como fazer no seu. A seguir, nós vamos te ensinar um passo a passo fácil e simples de fazer em casa para reduzir o fator de encolhimento dos seus fios.

Para começar, a primeira coisa que você precisa saber é que os elásticos usados para prender os fios não podem possuir fechamento de metal, ou seja, devem ser inteiramente de tecido. Isso evitará a quebra das madeixas.

A segunda dica essencial é que os acessórios vão precisar ser “mergulhados” em um óleo vegetal de sua preferência, como o óleo de coco, por exemplo, para umedecê-los, evitando que eles absorvam a umidade do seu cabelo e, também, fiquem mais fáceis de tirar das mechas ao final do processo.

Veja também: 

Sabendo disso, você vai tirar de letra o passo a passo abaixo de como fazer Banding no cabelo!

Você vai precisar de:

  • Elásticos para cabelo (sem fechamento de metal);
  • Óleo vegetal de sua preferência;
  • Creme para pentear.

Como fazer:

Passo 1: Lave e desembarace o cabelo, como faz de costume. Em seguida, aplique o creme para pentear nos fios e divida-os em mechas de, pelo menos, quatro seções. Quanto maior for a quantidade de mechas, maior será a redução do encolhimento dos cachos.

Passo 2: Agora, pegue uma das mechas e prenda-a com a ajuda de um elástico (já embebido no óleo vegetal que você escolheu), sem dar muitas voltas. Depois, dê um espaço de cerca de dois dedos e adicione outro elástico. Repita o processo, repeitando a distância entre os novos elásticos, até chegar às pontas da mecha.

Passo 3: Faça o mesmo processo do passo 2 em todo as mechas, até terminar todo o cabelo.

Passo 4: Feito isso, basta ficar algumas horas com o cabelo preso para obter o efeito desejado. Neste caso, a dica é aplicar a técnica de Banding nas madeixas antes de dormir e desmanchar as mechas apenas no dia seguinte.

Passo 5: Quem optar por fazer o processo à noite, o truque para impedir que as mechas se desmanchem sozinhas durante o sono, basta envolver todo o cabelo com um lenço ou touca de cetim.

Passo 6: Na manhã seguinte, retire os elásticos suavemente, com bastante cuidado, puxando a raiz na hora de soltar as mechas para garantir que os cachos fiquem mais soltos e com mais volume.

Passo 7: Com o cabelo já todo solto, pingue algumas gotas do óleo capilar que você escolheu em uma das mãos, esfregue na outra, e aplique no comprimento dos fios.

Passo 8: Por último, amasse as pontas de baixo para cima, que é para estimular a definição dos cachos, e pronto! Pode sair e arrasar com o seu novo cabelo sem encolhimento exagerado.

Gostou do artigo? Já fez o Banding no seu cabelo? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo contando o que achou…

Até a próxima!

/* ]]> */