Plantas Medicinais Saúde

Banho de aroeira: conheça os benefícios e como fazer

Que as plantas medicinais trazem vários benefícios à saúde, você já sabe. Mas você também poderia imaginar que elas podem trazer uma melhor energia para a sua alma? Como assim? Uma ciência chamada de fitoenergética acredita que, além de curar os males do corpo, as ervas medicinais podem ajudar também a restabelecer o equilíbrio da alma.

Se isso é verdade ou não, o fato é que muitas delas são utilizadas para este fim, como é o caso da aroeira. Aqui no blog, você já conheceu o uso desta poderosa plantinha em forma de chá, que pode ser utilizado para consumo oral quanto para uso tópico. Neste último caso, o banho de aroeira tem se tornado bastante popular quando o assunto é curar doenças, do corpo e da alma.

Veja também: Chá de aroeira: conheça os benefícios para a saúde e como fazer

Isso porque, além de tratar doenças comuns que afetam o nosso organismo, o banho de aroeira também pode ajudar a aumentar a imunidade e afastar o desânimo. Será que é verdade? E, afinal, para que serve o banho de aroeira? Fique de olho nos próximos parágrafos e descubra os principais benefícios para a saúde…

Para que serve o banho de aroeira?

O banho de aroeira é uma espécie de descarrego, que funciona tanto para combater problemas que prejudicam o corpo quanto a alma. Para fazer o banho, é necessário utilizar a aroeira mansa (ou aroeira vermelha, como também é conhecida), pois os demais tipos da erva podem causar efeitos colaterais indesejados, como urticárias, edemas e eritemas.

A aroeira mansa, ou Schinus terebinthifoliu, seu nome científico, é ideal para curar diversas doenças. Porém, o seu uso mais comum é no tratamento de problemas na pele. Ao preparar o chá com as folhas da planta e aliar o seu banho ao uso do sabonete de aroeira, você pode combater frieiras, acnes, manchas na pele, entre outras coisas.

Além disso, o banho de aroeira também pode trazer outros benefícios, devido às suas propriedades adstringentes, balsâmicas, cicatrizantes, diuréticas, laxantes, depurativas, afrodisíacas, tônicas, antiespasmódicas, emenagogas, antileucorreicas, anti-inflamatórias e bactericidas, que são indicadas para tratar vários tipos de doenças, dentre elas feridas ou infecções na pele causadas por bactérias, reumatismo, problemas urinários, sífilis, entre outras.

Esta planta possui propriedades medicinais importantes e pode ajudar a prevenir e tratar diversas doenças, entre elas dores musculares, desânimo, maus do trato urinário e reumatismos.

Além disso, o banho de descarrego com aroeira pode ser utilizado por mulheres no pós-parto e na higiene íntima para ajudar a proteger a flora vaginal. Veja, a seguir, outros benefícios do banho de aroeira para a saúde!

Benefícios

Dentre os principais benefícios do banho de aroeira, nós podemos citar o combate a males como leucorreia, ínguas, problemas ginecológicos e sífilis, inflamações e feridas.

Também se faz o banho com folhas de aroeira, com o intuito de proteção energética. Esta prática está na ritualística das religiões afro-brasileiras, onde a aroeira é uma planta consagrada a Ogum, uma erva do elemento fogo.

O banho de descarrego com aroeira ajuda as pessoas com problemas de imunidade e fortalece sua saúde, evitando que ela seja prejudicada por problemas da rotina.

O uso do sabonete de aroeira também pode ser usado quando o assunto é banho de aroeira. Ele é excelente para diversos problemas de pele, como acnes, cravos, espinhas, manchas, rugas, frieiras, e pequenas escoriações. O uso desse sabonete também é recomendado em casos de psoríase e inflamações.

Neste caso, o produto só não é recomendado para pessoas com a pele sensível e, ainda, para uso durante o dia, já que o efeito dos raios solares sobre a pele com o sabonete pode causar manchas. Por isso, opte sempre por tomar banho com o sabonete de aroeira apenas à noite.

Como fazer?

Você pode fazer o banho de aroeira de duas maneiras diferente. Veja:

  1. Com a casca: Ferva 25 gramas de casca em um litro de água. Em seguida, coe e despeje na ferida ou parte do corpo a ser tratada, tão quente quanto se aguentar, por 15 minutos. Estes banhos com a aroeira são usados em caso de afecções de pele e reumatismos.
  2. Com as folhas (para proteção energética): Macere um punhado de folhas verdes em água quente, com as mãos. Em seguida, despeje no corpo, após seu banho higiênico, do pescoço para baixo.

Dicas importantes para potencializar o seu banho de aroeira

  • Quando for tomar o banho de aroeira, o ideal é sempre lavar do pescoço para baixo e, ainda, nunca ingerir a infusão. Após uma semana, se não tiver utilizado todo o líquido, pode dispensá-lo e fazer um novo, pois os benefícios da planta perdem efeito após esse período.
  • O banho de descarrego com aroeira não é recomendado para crianças ou menores de 12 anos, porque pode interferir com seu estado de espírito.

Gostou do artigo? Já experimentou tomar um banho de aroeira? Então, conta a sua experiência pra gente, deixando um comentário aqui embaixo!

Até a próxima!

/* ]]> */