Beleza Cabelos

Você sabe como dar banho de brilho no cabelo? Aprenda aqui

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Está cansada de faze hidratações e continuar vendo o seu cabelo opaco e sem vida? Talvez, a solução para o seu problema seja o famoso banho de brilho. Como o nome já diz, trata-se de um tratamento capilar que ajuda a devolver a cor e brilho dos seus fios, sendo eles tingidos ou não. Se você ainda não conhece a técnica e quer saber como devolver a saúde dos seus cabelos sem fazer muito esforço, continue lendo esse artigo até o final que eu te conto tudo. Vem comigo!

O que é o banho de brilho?

como-dar-banho-de-brilho-no-cabelo

O chamado banho de brilho, também conhecido como “hair glazing”, é um tratamento que pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, colorido ou não, e consiste em uma selagem da fibra capilar a partir de produtos com ativos capazes de formar uma película nos fios, protegendo-os e corrigindo as imperfeições de cada uma das mechas.

A diferença em relação aos demais tratamentos para devolver a saúde das madeixas é que o banho de brilho traz pigmentações nos produtos, sendo uma forma de nutrir os fios ao mesmo tempo em que realça a cor. Muitas mulheres confundem o tratamento com colorações, mas existe uma grande diferença entre as duas técnicas.

Isso porque, ao contrário da coloração capilar, o banho de brilho não tem contraindicações e, por não conter substâncias químicas e oxidantes, não agride os fios. Portanto, se você tem cabelos virgens e quer reavivar a cor sem usar tinturas, essa é uma boa dica para dar um up no visual.

Em geral, o banho de brilho é feito a partir da combinação entre um produto de coloração (tonalizante ou tinta) e uma máscara de hidratação e ampolas de vitaminas. Pesquisando bem, também é possível encontrar algumas versões incolores do tratamento presentes no mercado cosméticos ou até mesmo fazer um banho de brilho caseiro, como vamos te ensinar no decorrer do artigo.

O método é indicado para mulheres com cabelos ressecados e sem brilho ou, no caso de quem tem fios tingidos, que estejam desbotados e sem vida.

Vantagens

O banho de brilho pode trazer várias vantagens aos cabelos, principalmente para aqueles mais danificados e opacos, seja pelo uso de tinturas e outros procedimentos químicos, como a escova progressiva, ou pela ação de outros fatores externos, como exposição solar, cloro, sal, umidade, etc.

Veja, a seguir, quais são as principais delas:

  1. Devolve o brilho aos cabelos;
  2. Deixa os fios com aspecto mais saudável;
  3. Evita o desbotamento da cor;
  4. Recupera fios danificados por químicas;
  5. Dá mais vida, movimento e maciez;
  6. Custa barato e é simples de fazer.

Devo usar tinta ou tonalizante?

banho-de-brilho

Isso vai depender de cabelo para cabelo. O banho de brilho com tinta costuma ser um pouco mais agressivo às madeixas se comparado ao método feito com tonalizante. Isso porque as tinturas costumam conter amônia em sua composição, o que pode abrir as cutículas dos fios e deixá-los um pouco ressecados.

Neste caso, o banho de brilho com tinta é mais indicado para mulheres com cabelos tingidos e que queiram usar o tratamento para adiar um pouquinho o retoque da coloração no salão de beleza. O método pode ser aplicado no cabelo uma vez por mês.

No entanto, quem tem os cabelos com mechas, luzes ou reflexos, vale ressaltar que o tom dos fios pode ser alterado e o resultado pode não agradar ao utilizar a tinta para fazer o tratamento. Por isso, a dica é investir no banho de brilho com tonalizante.

O mesmo se aplica à mulheres com cabelos virgens. Se você não pretende tingir os cabelos, mas apenas realçar a cor, a dica é apostar nos tonalizantes para não pigmentar demais os seus fios. Os produtos não possuem amônia em sua composição e não penetram na cutícula dos fios, agindo apenas como um revestimento (“capa”) fora do fio que pode sair de forma mais fácil.

A sua principal função é apenas dar uma levantada na cor natural e dar maior brilho às madeixas. Quem tem cabelos cacheados ou crespos também deve optar por esse tipo de banho de brilho, uma vez que já possuem cabelos mais ressecados naturalmente, devido à dificuldade do óleo natural do couro cabeludo de percorrer a extensão dos cachos.

Dicas antes de fazer o banho de brilho

banho-de-brilho-como-fazer

Apesar de o banho de brilho ser eficaz para devolver e realçar o brilho das suas madeixas, é importante prestar atenção em alguns detalhes antes de começar o tratamento para potencializar ainda mais os resultados e deixar os seus cabelos perfeitos. Confira abaixo quais são eles:

Escolha o tom certo da coloração

Uma dica essencial para deixar o seu banho de brilho perfeito é acertar na escolha da coloração para o seu cabelo, seja ela tonalizante ou tintura. Especialistas recomendam que, independente dos produtos, a cor mais indicada é sempre aquela com um tom acima da tonalidade natural do cabelo. Ainda, no caso de quem prefere fazer o procedimento com tonalizante, a dica é procurar pelas versões incolores, que podem dar o mesmo efeito, mas sem pigmentar os fios.

Corrija a raiz antes

Se você vai dar o banho de brilho no seu cabelo com uma coloração muito diferente da que usa normalmente, no caso de quem tem fios tingidos, a dica é retocar a raiz antes de iniciar o procedimento para não atrapalhar o resultado final. Isso porque a pigmentação contida no tratamento não é tão alto quanto a de uma tintura comum.

Se você tem cabelos virgens ou colore os fios em um tom semelhante à cor natural, fique tranquila. O problema não deve acontecer com você.

Proteja a pele

Quem costuma tingir os cabelos, sabe que é necessário proteger a pele das terríveis manchas de tinta. Por isso, o mesmo se aplica ao banho de brilho, uma vez que a técnica usa pigmentações que podem manchar a orelha, as têmporas, a nuca e a testa. Neste caso, a dica é passar um creme hidratante para a pele à base de vaselina antes de iniciar o processo.

Abuse dos produtos hidratantes

Para fazer um bom banho de brilho, é ideal investir em máscaras de hidratação, ampolas de vitaminas, óleos hidratantes, entre outros, de qualidade para potencializar o resultado. Afinal, não basta apenas ter uma boa coloração para um banho de brilho perfeito. Todos esses produtos juntos podem deixar o cabelo nutrido e sedoso por muito mais tempo.

Fique atenta às alergias

Se você nunca pintou os cabelos e não como seria a reação do seu organismo com os produtos, faça um teste de mecha antes. Aplique o produto em uma pequena parte do cabelo e verifique se não houve indícios de irritações. Além disso, se você estiver com alguma ferida ou coceira no couro cabeludo, é preciso esperar até que a situação melhore para só então dar o banho de brilho.

Utilize uma touca térmica

O acessório é ideal para potencializar o resultado do banho de brilho nos cabelos. Neste caso, a dica é colocar a touca térmica enquanto o produto estiver agindo nos fios, o que dará mais calor e, portanto, abrirá as escamas do cabelo. Assim, os nutrientes penetrarão de forma mais fácil na fibra capilar, deixando os cabelos perfeitos após o procedimento.

Como fazer – Passo a passo

banho-de-brilho-com-tinta-ou-tonalizante

Como você já leu nos parágrafos acima, o banho de brilho pode ser feito com tinta, tonalizante ou de forma caseira. Depois de seguir as dicas que acabamos de mostrar, agora você pode passar para a próxima etapa. A seguir, nós vamos te ensinar como fazer cada um dos tipos em casa, de maneira bem simples e rápida. Vamos lá?

Banho de brilho com tinta

O banho de brilho com tinta é ideal para mulheres que colorem os cabelos e querem retocar o cabelo, ao mesmo tempo em que os nutrem, ou para mulheres com cabelos virgens que queiram dar um up na cor dos fios. Confira abaixo como fazer:

Ingredientes:

  • Ampola de vitamina;
  • Creme de hidratação branco;
  • Água oxigenada 20 volumes;
  • Coloração na cor do seu cabelo.

Como fazer:

Passo 1: Em um recipiente de plástico, misture todos os ingredientes até virar uma pasta bem homogênea.

Passo 2: Em seguida, divida os cabelos em mechas e comece a aplicar o produto em toda a extensão dos cabelos.

Passo 3: Coloque uma touca térmica (se quiser, pois não é obrigatório) e deixe o produto agir nos cabelos por 30 minutos.

Passo 4: Passado esse período, enxágue bem os cabelos até remover todo o produto.

Passo 5: Finalize como de costume. Se for secar os cabelos com secador, não se esqueça de aplicar antes de fazer a escova um protetor térmico para proteger os fios dos efeitos negativos do calor do aparelho.

Banho de brilho com tonalizante

Como falamos anteriormente, o banho de brilho com tonalizante é ideal para cabelos virgens, uma vez que a pigmentação apenas realçar a cor natural dos fios e não penetrando na cutícula capilar. Neste caso, veja abaixo o passo a passo de como fazer:

Ingredientes:

  • Tonalizante na cor do seu cabelo;
  • Fixador (que vem com o tonalizante);
  • Ampola de vitamina;
  • Creme hidratante branco.

Como fazer:

Passo 1: O primeiro passo é lavar bem os cabelos com um shampoo de sua preferência.

Passo 2: Em seguida, em um recipiente de plástico, misture todos os ingredientes até virar uma pasta bem homogênea.

Passo 3: Feito isso, divida os cabelos em mechas e comece a aplicar o produto ainda nos fios úmidos, indo das pontas em direção à raiz.

Passo 4: Deixe o produto agir por cerca de 20 ou 30 minutos nos cabelos e enxágue com água fria.

Passo 5: Finalize o cabelo como de costume. Se for secar os cabelos com secador, não se esqueça de aplicar antes de fazer a escova um protetor térmico para proteger os fios dos efeitos negativos do calor do aparelho.

Banho de brilho caseiro

Para quem não quer investir em produtos de coloração para fazer o banho de brilho, também há uma solução. Basta fazer uma versão incolor do tratamento, usando alguns produtos simples e baratos que podem ser comprados facilmente em qualquer farmácia ou loja de cosméticos.

Ingredientes:

  • Bepantol líquido;
  • Máscara de hidratação;
  • Mel.

Como fazer:

Passo 1: A primeira coisa a se fazer é lavar bem os cabelos com um shampoo de sua preferência.

Passo 2: Em seguida, misture o mel e a máscara de hidratação até virar uma pasta bem homogênea.

Passo 3: Feito isso, divida os cabelos em mechas e comece a aplicar o produto ainda nos fios úmidos.

Passo 4: Deixe o produto agir por 40 minutos e, então, enxágüe com água fria.

Passo 5: Finalize o cabelo como de costume. Se for secar os cabelos com secador, não se esqueça de aplicar antes de fazer a escova um protetor térmico para proteger os fios dos efeitos negativos do calor do aparelho.

Banho de brilho para cabelo preto

banho-de-brilho-cabelo-preto

Quem tem as madeixas pretas também merece um tratamento especial para manter os fios escuros e mais brilhosos. Para isso, é preciso investir em produtos especiais para não tirar a pigmentação dos fios, mas sim, reavivá-la. Veja como fazer:

Ingredientes:

  • Máscara de hidratação;
  • Água;
  • Chocolate em pó;
  • Pó de café.

Como fazer:

Passo 1: O primeiro passo para começar a dar o banho de brilho é misturar o café com a água.

Passo 2: Leve a mistura ao fogo, espere até ferver e desligue o fogo.

Passo 3: Em seguida, depois que a mistura estiver morna, adicione o chocolate em pó e a máscara de hidratação e mexa bem.

Passo 4: Feito isso, lave bem os cabelos com um shampoo de sua preferência e depois divida-os em mechas.

Passo 5: Comece a aplicar o produto e espere 30 minutos. Enxágue e finalize o cabelo como de costume. Se for usar o secador, não se esqueça de aplicar antes de fazer a escova um protetor térmico para proteger os fios dos efeitos negativos do calor do aparelho.

Banho de brilho para cabelo loiro

banho-de-brilho-cabelo-loiro

Os cabelos loiros também merecem cuidados especiais e nada melhor que um banho de brilho para realçar a cor dos fios claros. Para isso, são necessários alguns produtos especiais para não manchar as madeixas. Confira, a seguir, como é que se faz:

Ingredientes:

  • Máscara de hidratação branca;
  • Meio tubo de tintura (para corrigir reflexos alaranjados, utilize tons com a terminação 1);
  • Água oxigenada 10 volumes.

Como fazer:

Passo 1: O primeiro passo para fazer o banho de brilho é lavar bem os cabelos com um shampoo de sua preferência.

Passo 2: Em seguida, em um recipiente de plástico, misture todos os ingredientes.

Passo 3: Feito isso, divida os cabelos em mechas e, ainda nos fios úmidos, comece a aplicar o produto em toda a sua extensão.

Passo 4: Deixe o produto agir por 5 a 15 minutos ou até atingir o tom que você deseja.

Passo 5: Após o período, enxágue bem os cabelos e finalize como de costume. Se for usar o secador, não se esqueça de aplicar antes de fazer a escova um protetor térmico para proteger os fios dos efeitos negativos do calor do aparelho.

Banho de brilho para cabelo ruivo

banho-de-brilho-cabelo-ruivo

Quem não nasceu privilegiada com fios ruivos, mas apostou na tecnologia cosmética para ter uns, sabe que não é fácil manter a cor vermelha nos cabelos de fogo. A boa notícia é que o banho de brilho também pode ser feito pela mulherada com madeixas flamejantes e adiar um pouco mais os retoques no salão de beleza. Confira, a seguir:

Ingredientes:

  • Tintura na cor mais próxima do cabelo;
  • Água oxigenada 20 volumes;
  • Máscara de hidratação branca;
  • Ampola de vitaminas.

Como fazer:

Passo 1: Em um recipiente de plástico, misture todos os ingredientes até formar uma pasta bem homogênea.

Passo 2: Em seguida, após lavar os cabelos, divida-os em mechas para facilitar a aplicação do produto.

Passo 3: Feito isso, comece a aplicar o produto em toda a extensão dos fios, seguindo das pontas até a raiz.

Passo 4: Espere o produto agir nos fios por cerca de 30 minutos e enxágüe.

Passo 5: Finalize os cabelos como de costume. Se for usar o secador, não se esqueça de aplicar antes de fazer a escova um protetor térmico para proteger os fios dos efeitos negativos do calor do aparelho.

Leia também: Cabelos ruivos: confira dicas e fotos de como ter e cuidar do seu

Onde comprar os produtos?

Como mostramos no início desse artigo, o banho de brilho é um tratamento capilar que costuma ter preços acessíveis, seja ele feito em casa ou em um salão de beleza. Para fazer em casa, basta comprar os ingredientes em qualquer supermercado, loja de cosméticos ou farmácia perto da sua casa.

Gostou do assunto de hoje? Que tal deixar um comentário aqui embaixo contando como foi fazer o banho de brilho no seu cabelo em casa?

Até a próxima!

Comentar

/* ]]> */