Maternidade

Conheça os benefícios do banho de luz para o bebê

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

É muito comum que alguns bebês apresentem a chamada icterícia, desequilíbrio de pigmentos que possui como principal tratamento os banhos de luz ou banhos de sol.

No entanto, o banho de luz não deve ser dado apenas em bebês que possuem icterícia. Esse hábito é saudável e, se realizado com as medidas de segurança necessárias, ajudam a deixar o bebê mais saudável.

Durante os períodos em que faz mais frio, é normal querer proteger ao máximo o bebê e agasalhá-lo bem. Porém, levá-lo para ambientes abertos em que haja sol faz muito bem para eles, além de ajudar a aquecê-los.

Neste artigo, entenda quais são os benefícios do banho de luz para todos os bebês e aprenda como fazer com seu bebê de maneira segura no dia-a-dia.

O que é o banho de luz?

O banho de luz é, basicamente, expôr o bebê a uma fonte luminosa, que pode ser solar ou artificial.

Se for feito artificialmente, o banho de luz é realizado por meio de aparelhos de fototerapia, específicos para o tratamento de casos de icterícia em bebês. Nestes aparelhos, a luz é emitida por lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou de LED.

Entretanto, o banho de luz pode ser feito de maneira natural expondo o bebê aos raios solares, nos horários mais adequados. Mesmo que o bebê não possua icterícia, o banho de sol vai ajudar o organismo dele em vários aspectos.

Benefícios do banho de luz:

O banho de luz feito diariamente ajuda muito no fortalecimento da saúde do bebê.

Se você amamenta seu bebê, ele já recebe pelo leite materno, quantidade suficiente de vitamina D. Para que o organismo dele possa sintetizar a usufruir dos benefícios dessa vitamina, é necessário que ele tome sol.

Caso seu bebê tome algum tipo de fórmula artificial, converse com o pediatra sobre a necessidade de suplementação de vitamina D.

Quando a vitamina D é ativada no organismo, ela auxilia na absorção do cálcio presente no leite (tanto materno quanto artificial). O cálcio é essencial para o desenvolvimento e crescimento do bebê, pois é o principal componente dos ossos e dentes.

A luz solar também ajuda a produzir serotonina e endorfinas no corpo, proporcionando bem estar ao bebê e também para a mãe que toma banho de sol junto com seu filho.

O sol também ajuda a produzir um hormônio chamado melatonina, que ajuda a melhorar a qualidade do sono do bebê. Aliado a boas práticas de rotina de sono para o pequeno, as chances dele dormir melhor aumentam muito!

Mesmo que o bebê não possua icterícia, o sol ajuda no funcionamento do fígado e diminuindo a ação de toxinas que podem prejudicar o bem estar do bebê.

A luz solar também energiza as células T, que são responsáveis por fortalecer o sistema imunológico. Por isso, o banho de sol também deixa seu bebê com um sistema imunológico mais eficaz.

Como fazer o banho de sol corretamente?

Quando o bebê nasce com icterícia, já recebe os banhos de luz no hospital e os níveis de bilirrubina são controlados pela equipe médica. Os banhos de luz feitos em casa devem ser feitos independentemente da icterícia.

Para fazer o banho de sol de maneira adequada, deve-se escolher os horários em que a radiação solar é menos agressiva para a pele do bebê: até as 10 horas da manhã ou após as 16 horas.

O tempo necessário é de apenas alguns minutos. É importante não passar de 10 minutos de exposição, principalmente nos dias de calor. Procure deixá-lo metade do tempo de barriga para cima e a outra metade de barriga para baixo.

Também é necessário que uma parte do corpo do bebê esteja exposta aos raios solares. Caso esteja muito frio, opte por descobrir apenas as pernas ou braços do bebê. Nos dias mais quentes, aproveite para deixá-lo apenas de fraldas.

Não esqueça de cobrir os olhos do bebê com um pano escuro, para protegê-lo do excesso de luz.

Não use protetor solar em bebês com menos de 6 meses, pois eles podem apresentar alergias aos componentes do produto, afinal, a pele dos bebês é muito delicada.

Quando estiver muito calor, dê um banho no bebê após a exposição ao sol, pois assim o suor não ficará acumulado na pele, prevenindo a formação de brotoejas.

 

O banho de luz é essencial para a saúde do seu bebê. Mas também é muito benéfica para quando ele crescer e for uma criança maior. Por isso, continue com o hábito de tomar sol todos os dias!

Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas postagens!

/* ]]> */