Nutrição Vegetais

Confira os 11 benefícios da acelga para a sua saúde

Ela foi descoberta por um botânico suíço e se tornou bastante popular nos países do Mediterrâneo. Porém, enquanto a acelga é comumente utilizada na culinária japonesa, aqui no Brasil ela não faz esse sucesso todo.

Com sabor diferenciado, mas um tanto saboroso para quem adora experimentar gostos mais exóticos, poucas pessoas se lembram deste vegetal quando a bendita fome aperta. No entanto, para além do seu consumo meramente para satisfazer o paladar, a acelga também é reconhecida como um alimento funcional, que pode trazer inúmeros benefícios à saúde.

A hortaliça (Beta vulgaris, seu nome científico) tem origem europeia, pertencente à mesma família da beterraba, e possui nutrientes essenciais para manter o organismo funcionando adequadamente, como carboidratos, fibras, proteínas, cálcio, manganês, fósforo, magnésio, potássio, ferro, cobre, vitamina A, zinco, vitamina B6, vitamina C, vitamina B7 e vitamina K, além da presença de antioxidantes, como flavonoides e carotenoides.

Sendo assim, ela pode fazer muito bem à saúde, capaz de prevenir e tratar uma série de malefícios que acometem o organismo. A seguir, você vai conhecer quais são os principais benefícios da acelga para a saúde e descobrir o que a hortaliça pode fazer por você e seu bem-estar ao inseri-la na alimentação diariamente. Vamos lá?

1 – Previne doenças cardiovasculares

Por possuir ação anti-inflamatória, a acelga pode combater as reações pró-inflamatórias no organismo que contribuem para o aumento do colesterol ruim (LDL) e, consequentemente, para o aumento do risco de ocorrer um AVC, ataque no coração ou qualquer outro problema relacionado à doenças cardiovasculares.

Além disso, muitos especialistas acreditam que o vegetal pode ser utilizado como um alimento anti-hipertensivo, já que contém em sua composição nutrientes essenciais para melhorar a circulação sanguínea, controlar os batimentos do coração e a saúde dos vasos sanguíneos.

2 – Combate o envelhecimento precoce

A acelga é um vegetal rico em antioxidantes. Portanto, ela se torna um excelente alimento para combater os radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce e de outras doenças que acometem o organismo.

Sendo assim, ela pode ser utilizada tanto para amenizar ou prevenir rugas, manchas e linhas de expressão na pele e deixá-la sempre jovem, bonita e saudável, como também para deixar a saúde sempre em dia.

3 – Fortalece os ossos

Rica em cálcio e vitamina K, dois nutrientes importantíssimos para a saúde óssea, a acelga pode fortalecer a estrutura do nosso esqueleto, melhorando a sua densidade e prevenindo doenças causadas pelo seu enfraquecimento, como é o caso da osteoporose, ou qualquer fratura em geral.

4 – Melhora a digestão

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a acelga também pode ajudar a reduzir os problemas no trato digestivo e regular os movimentos intestinais, uma vez que elimina as toxinas presentes no organismo, as maiores responsáveis por todos esses problemas.

Ainda, a hortaliça também possui boas quantidades de fibras em sua composição, ideais para prevenir a prisão de ventre e a diarreia, além de conseguir nos manter saciadas por mais tempo após as refeições, o que favorece o emagrecimento.

5 – Previne a diabetes

Entre os componentes antioxidantes da acelga está o chamado ácido alfalipóico, que tem como principal função reduzir os níveis de açúcar no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina (a resistência a esse hormônio causa a diabetes) e prevenir alterações causadas pelo estresse oxidativo em pacientes diagnosticados com a doença. Boa notícia, né?

Mas, calma aí! Se você é diabética, já deve estar ciente de que os alimentos consumidos no cardápio diário devem ajudar no controle das taxas de glicose no sangue e, portanto, a dieta deve ser elaborada apenas com o auxílio de um nutricionista ou médico especialista, seguindo as necessidades específicas do paciente.

Portanto, converse com o seu médico antes de inserir a acelga na sua alimentação diária, ok?

6 – Melhora a saúde mental

Vários estudos apontam que consumir a acelga diariamente pode ajudar na proteção contra doenças neurodegenerativas.

Isso porque a hortaliça possui em sua composição nutricional várias substâncias com propriedades antioxidantes, que têm o papel fundamental de defender as células do nosso cérebro da mutação, além de as protegerem de danos ao DNA.

7 – Faz bem para a visão

Por conter entre os seus antioxidantes a zeaxantina e a luteína, dois carotenoides, a acelga pode ajudar a melhorar a saúde dos olhos, protegendo a retina e a córnea de doenças ligadas ao envelhecimento, como é o caso do glaucoma, catarata, cegueira noturna e degeneração macular.

O benefício se deve ao poder dos carotenoides em absorver a luz azul, a principal causadora desses danos, antes mesmo que ela prejudique a retina.

8 – Melhora a saúde dos cabelos

Como você já leu em outro post aqui no blog, a biotina (vitamina B7 ou vitamina H) é essencial para a saúde dos cabelos. E a boa notícia para as vaidosas de plantão é que ela pode ser encontrada na acelga.

Ao consumir a hortaliça na sua alimentação diária, é possível aproveitar todos os benefícios que a biotina pode oferecer, estimulando os folículos capilares e melhorando a textura e brilho dos fios. Então, não deixe de anotar essa dica de beleza!

9 – Potencializa os treinos

Quem é atleta ou pratica atividades físicas regularmente também pode se beneficiar dos poderes da acelga para melhorar a performance esportiva.

Por conter compostos chamados de nitratos, que atuam na oxigenação dos músculos, o vegetal pode potencializar os treinos, melhorando a resistência durante os exercícios a longo prazo, além de oferecer uma melhor qualidade de vida no caso de pessoas que sofrem com problemas cardiovasculares, respiratórios ou com condições metabólicas que impedem de executar as atividades do dia a dia por falta de oxigenação.

10 – Combate o estresse

A acelga possui 38% das quantidades diárias recomendadas de magnésio em apenas uma xícara cozida. Para quem não sabe, este mineral é reconhecido por melhorar a circulação sanguínea, diminuir dores musculares e câimbras, além de combater vários dos sintomas relacionados ao estresse, como o mau humor, insônia, pressão alta e dores de cabeça.

11 – Melhora a circulação sanguínea

Devido à concentração de ferro e cobre presente em sua composição, a acelga também pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea no corpo, já que estes dois minerais fazem parte dos glóbulos vermelhos de sangue.

O resultado é de uma maior oxigenação nos órgãos considerados essenciais dentro do organismo, além da prevenção da anemia, uma doença causada pela deficiência de ferro e que, se não for diagnosticada, pode trazer problemas como fraqueza, falta de concentração, distúrbios estomacais e fadiga excessiva.

/* ]]> */