Nutrição Vegetais

Emagrecimento e saúde: conheça os benefícios da alcachofra

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Apesar da origem europeia e de pouco cultivada por aqui no Brasil, a alcachofra possui inúmeros benefícios à saúde que muitas pessoas ainda desconhecem.

A flor exótica pertence à família dos girassóis e margaridas e, além de conter alto teor de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, como vitaminas A, B, C, e minerais importantíssimos, como enxofre, cobre, iodo, ferro, cálcio, fósforo, sódio, zinco, potássio e manganês, ela ainda também possui diferentes fins terapêuticos.

A planta pode ser utilizada não só como um emagrecedor natural, mandando embora aqueles incômodos quilinhos a mais da balança, como também prevenir e tratar diversos males que acometem o nosso corpo.

Além de nutritiva, a alcachofra ainda é bastante versátil, podendo ser consumida de várias formas, seja como salada ou aperitivo, cozida ou assada, como ingrediente-chave no preparo de massas ou chás, enfim… Independente da maneira que você escolher para prepará-la, você pode aproveitar todos os seus benefícios.

E tem mais! A alcachofra é um alimento com desperdício zero na cozinha, uma vez que todas as suas partes podem ser aproveitadas para consumo, do caule às suas folhas e raízes.

Quer saber mais sobre os benefícios da alcachofra para a saúde? Então, fique de olho no artigo de hoje e descubra o que esta flor exótica pode fazer pelo seu bem-estar!

1 – Melhora a digestão

Assim como a maioria dos vegetais e frutas, a alcachofra é rica em fibras, nutrientes essenciais para manter o nosso sistema digestivo funcionando adequadamente. Afinal, elas atuam como um diurético natural, ajudando a normalizar os movimentos intestinais e eliminando os sintomas da prisão de ventre e diarreias, já que facilita a formação do bolo fecal.

Ainda, alguns especialistas recomendam o consumo da alcachofra para prevenir a incidência de cânceres no intestino e no estômago. Quem quiser acabar com as cólicas, inchaços, flatulências em excesso ou qualquer outro tipo de desconforto na área estomacal também pode aproveitar dos benefícios desta flor exótica.

2 – Reduz o colesterol

Esse é um dos motivos que levam a alcachofra ser considerada tão benéfica à saúde e tão procurada. Ao consumir a flor, é possível diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue e, portanto, proteger o coração de doenças graves, como AVC, arteriosclerose e hipertensão.

Para se ter uma ideia dos efeitos positivos da alcachofra neste sentido, um estudo feito em 2001 com 143 pacientes com colesterol alto constatou que a planta pode reduzir em até 20% os níveis do LDL.

Todos esses pacientes alimentaram-se durante seis semanas com 1800 miligramas de extrato de folhas de alcachofra por dia, o que comprova mais uma vez os benefícios da planta à saúde.

3 – Controla a pressão sanguínea

Por ser rica em potássio, assim como a banana e a batata-doce, que você já conheceu os benefícios aqui no blog, a alcachofra pode ajudar a manter adequada a quantidade de eletrólitos no corpo, o que significa que a planta auxilia na redução da pressão arterial.

Isso porque o potássio, junto com o magnésio presente na composição nutricional da alcachofra, pode ajudar a equilibrar os níveis de sódio consumidos na alimentação e, com isso, prevenir ou tratar a pressão sanguínea muito elevada. Sendo assim, mais uma vez, ingerir esse alimento pode beneficiar e proteger o coração, principalmente no caso de pessoas hipertensas.

4 – Melhora o funcionamento do fígado

Ao consumir a flor, é possível melhorar também a função da vesícula biliar, oferecendo benefícios também ao fígado.

Alguns estudos demonstraram que dois antioxidantes presentes na alcachofra, a silimarina e a cinarina, são responsáveis por melhorar o fluxo da bile e, com isso, contribuir para a saúde do fígado.

O resultado é da eliminação das toxinas, o que ajuda a reparar as células danificadas do fígado, considerado um dos órgãos de regeneração mais lenta no organismo.

5 – Previne e trata o câncer

Segundo um estudo divulgado pelo Ministério da Agricultura nos Estados Unidos, a alcachofra pode ser a grande aliada da saúde no combate ao câncer. Isso porque foi comprovado que a planta possui altos níveis de antioxidantes, bem mais altos do que os encontrados em todos os outros vegetais.

Os antioxidantes são tidos pela medicina como protetores do nosso sistema imunológico contra a ação dos radicais livres, que estão presentes naturalmente no metabolismo das células e que podem levar à incidência de várias doenças perigosas e fatais no nosso corpo, como é o caso do câncer.

Os polifenois presentes na composição da alcachofra, por exemplo, um tipo de antioxidante, pode ser usado para retardar, parar ou reverter por completo os efeitos do câncer. Além disso, a vitamina C também encontrada em boas quantidades na flor exótica também é eficaz em sua função antioxidante capaz de combater o câncer de mama, que tanto atinge o público feminino aqui no Brasil e no mundo.

6 – Ajuda na gravidez

Se você está grávida ou pretende engravidar em breve, saiba que a alcachofra é um dos alimentos que não podem faltar no seu cardápio diário.

Afinal, ela é rica em ácido fólico, um nutriente considerado essencial nesta fase da vida da mulher, uma vez que pode não só melhorar a sua saúde durante a gestação, como também a do bebê, evitando os defeitos na formação do tubo neural do feto.

Inserir a alcachofra na sua alimentação pode prevenir complicações futuras no parto ou a incidência da pré-eclâmpsia, defeitos cardíacos congênitos ou lábios leporinos. No caso de quem está planejando uma gravidez, consumir a planta também pode ajudar e muito. Isso porque ela pode aumentar a fertilidade de forma eficiente, tanto em mulheres quanto em homens. Fica a dica!

7 – Fortalece os ossos

A alcachofra é rica em manganês, fósforo e magnésio, minerais considerados essenciais para a manutenção da saúde e densidade óssea. Sendo assim, consumi-la diariamente pode fortalecer os ossos e evitar várias doenças, como a osteoporose.

Além disso, por conter vitamina K em sua composição, a planta ainda pode auxiliar na diminuição da calcificação vascular e formação dos nossos ossos. Enquanto isso, a vitamina C também encontrada em abundância na alcachofra possui ação antioxidante, o que significa que ela pode potencializar a produção de colágeno e melhorar a saúde das células tanto da pele quanto dos ossos.

8 – Cura a ressaca

Tomou todas na noite passada e acordou com aquela dor de cabeça e náuseas típicas de ressaca? Então, corra já para a cozinha e prepare uma alcachofra.

A planta, como você já leu anteriormente, é uma grande aliada do fígado, já que consegue eliminar as toxinas do sangue de forma eficiente e rápida, garantindo que o álcool ingerido seja eliminado do corpo e, assim, curando a resseca.

No dia seguinte depois de “enfiar o pé na jaca”, você pode mastigar algumas folhas de alcachofra para evitar os efeitos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

9 – Ajuda a emagrecer

Este é mais um dos benefícios que tornam a alcachofra tão consumida. Graças ao manganês presente em sua composição, a planta pode acelerar a perda de peso, uma vez que este mineral é ideal para melhorar o metabolismo do colesterol e da gordura no corpo, auxiliando para que o organismo utilize os nutrientes dos alimentos que ingerimos de forma correta.

Portanto, é possível apostar em uma dieta de emagrecimento e garantir que todos os nutrientes da alimentação sejam utilizados, facilitando o alcance de uma silhueta magra e em forma.

10 – Melhora a saúde mental

Por ser uma excelente fonte de vitamina K, contendo uma quantidade de aproximadamente 10% da ingestão diária recomendada por especialistas para manter a saúde em dia, a alcachofra pode evitar a degeneração das células do nosso cérebro e as lesões neuronais, prevenindo a incidência de várias doenças ligadas à nossa capacidade cognitiva, como o Mal de Alzheimer e a demência.

Além disso, os nutrientes presentes na planta são tidos como importantes vasodilatadores, o que significa que podem ajudar para que o oxigênio chegue mais facilmente ao nosso cérebro, potencializando todas as funções cognitivas, como a memória e a concentração.

/* ]]> */