Nutrição Vegetais

Confira os benefícios da alface para o seu corpo e bem-estar

Bastante comum na mesa dos brasileiros, não há como não lembrar da alface quando se fala em preparar uma saladinha, não é verdade?

As folhas verde-claras fazem parte da família Asteraceae e são tão populares por aqui quanto na culinária mundial, onde o vegetal é utilizado não só na composição de saladas como também de pratos quentes, como sopas e sanduíches, ou  como acompanhamento de carnes e peixes, podendo ser apreciado nas suas formas crua, frita, grelhada, cozida ou a vapor.

Originária dos continentes europeu e asiático, a alface também é um dos alimentos mais antigos cultivados no mundo. Há registros históricos que dizem que o vegetal é conhecido há milhares de anos, desde meados de 500 a.C. Inclusive, acredita-se que os nossos antepassados egípcios o utilizavam apenas como remédio natural, já que as  variedades existentes na antiguidade eram famosas por ter um sabor amargo e pouco agradável ao paladar.

Já os romanos consumiam a alface também, além de seus fins medicinais, para dar mais sabor às refeições, sendo considerados os responsáveis por cultivar espécies mais agradáveis à degustação. No Brasil, o vegetal foi trazido por Cristóvão Colombo, por volta do século XVI.

Hoje, não só entre nós brasileiros, a alface é considerada uma planta bastante nutritiva e, portanto, benéfica à saúde, uma vez que traz em sua composição diversos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, como é o caso das fibras, proteínas, carboidratos, vitamina A, vitaminas do complexo B (como ácido fólico), vitamina C, vitamina E, vitamina K, cobre, ferro, manganês, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, sódio e zinco, que podem tratar e prevenir vários tipos de doenças, como o câncer.

Quer saber mais sobre os benefícios da alface para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que o vegetal não pode mais faltar na sua alimentação a partir de hoje… Vem comigo que eu te conto tudo!

Ajuda a perder peso

Se você estava procurando um alimento para incluir na dieta e potencializar o seu emagrecimento, chegou ao post certo! Além de conter pouquíssimas calorias, a alface também é extremamente rica em nutrientes essenciais ao processo de perda de peso, uma vez que ela pode ser incluída na dieta para evitar a deficiência de qualquer vitamina ou mineral.

Além disso, o vegetal também possui boas quantidades de fibras em sua composição, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade no estômago, o que evita que se consuma mais calorias ao longo do dia, e, ainda, regulam o intestino, outro requisito fundamental para quem quer emagrecer.

Outro benefício da alface neste sentido é o fato de ela ser um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, o que combate picos de glicose na corrente sanguínea e, portanto, evita que os açúcares consumidos a partir da alimentação sejam transformados em gorduras acumuladas no corpo.

Protege os olhos

Rica em vitamina A, um nutriente com poderosa ação antioxidante, como é o caso dos carotenoides, a alface também pode ser um ótimo alimento para melhorar a nossa saúde ocular.

Na prática, isso significa que, ao consumir o vegetal, você pode prevenir diversos tipos de doenças, como a degeneração macular, a catarata e a cegueira noturna, problemas mais comuns em pessoas com idade avançada e que podem levar à perda da visão.

Faz bem para a pele

Mais uma vez, por conta da vitamina A e suas propriedades antioxidantes, junto à vitamina C, a alface também pode ser a grande aliada que as vaidosas de plantão estavam procurando para cuidar da saúde e beleza da pele.

Isso porque esses nutrientes participam da síntese de colágeno, uma proteína essencial para quem quer deixar a pele mais firme, saudável e jovem, livre de rugas, linhas de expressão, manchas e outros sinais do envelhecimento precoce.

Além disso, por conter baixo índice glicêmico, o vegetal também pode combater acnes e espinhas, que costumam ser provocadas pelo consumo excessivo de açúcares.

Combate doenças cardiovasculares

O excesso de colesterol na corrente sanguínea pode ser ruim para a saúde do nosso sistema cardiovascular, uma vez que o problema pode causar um processo inflamatório nas artérias, a aterosclerose, que pode gerar infartos e derrames.

Por isso, ao consumir a alface, você pode ficar livre dessas e de outras doenças cardiovasculares, uma vez que o vegetal é rico em antioxidantes, como é o caso da vitamina C e do betacaroteno, que evita os riscos quanto à formação das placas ateroscleróticas, por evitar a oxidação do colesterol.

Previne o câncer

Como você leu anteriormente, a alface é rica em propriedades antioxidantes, o que significa que o seu consumo também pode ser fundamental para prevenir o câncer. Em geral, a doença é causada pela ação dos radicais livres, compostos gerados através do próprio metabolismo celular, que provocam danos ao organismo, inclusive no DNA, o que pode transformar células sadias em células cancerígenas.

Portanto, devido à sua ação antioxidante, possível graças à presença das vitaminas A e C em sua composição, ao consumir o vegetal, você pode reduzir os riscos da ocorrência de vários tipos de cânceres pelo corpo, incluindo o de mama, o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo todo.

Combate o Mal de Alzheimer

Excelente fonte de vitamina K, vários estudos comprovaram que o consumo de alface pode tanto prevenir quanto tratar o Mal de Alzheimer. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, foram encontrados em idosos, que são os casos mais comuns da doença, baixas quantidades da vitamina no organismo, o que pode ter levado ao desenvolvimento do problema degenerativo no cérebro.

Fortalece os ossos

Outra vantagem da vitamina K presente na alface é a sua proteção e fortalecimento dos ossos. Isso porque o nutriente é capaz de participar da carboxilação da osteocalcina, uma proteína não colagenosa produzida pelos osteoblastos, além de aumentar a absorção de cálcio pelo intestino, um mineral essencial para a saúde óssea, e reduzir a excreção do mesmo pela urina.

Sendo assim, ao incluir o vegetal na sua alimentação de forma frequente, é possível não só tornar os ossos mais resistentes à fraturas e lesões, como também prevenir doenças como a osteoporose, bastante comum entre mulheres no período da menopausa.

Melhora o sono

A alface possui em sua composição nutricional uma substância chamada de lactucarium, que é bastante útil contra a insônia. Com ação semelhante à do ópio, ela pode relaxar e a estimular o sono, mas com a vantagem de não promover seus efeitos colaterais.

Portanto, se você quer melhorar as suas noites de sono, basta incluir o vegetal na sua rotina alimentar para aproveitar os seus benefícios.

Previne a anemia

Com excelentes quantidades de cobre e ferro, a alface pode ser consumido para prevenir casos de anemia, especialmente entre crianças e mulheres grávidas, que são as mais atingidas pela doença. Isso porque o ferro é um elemento constituinte da hemoglobina, enquanto o cobre ajuda a mobilizar o mineral do organismo para a produção desse pigmento das hemácias.

/* ]]> */