Emagrecimento Frutas Nutrição

Quer emagrecer? Conheça os benefícios da ameixa para a boa forma

Perder peso está na posição número um na lista de desejos de muitas mulheres, não é verdade? Porém, como você já deve ter percebido, a tarefa não é assim tão fácil quanto se pensa.

Além de levar uma rotina mais saudável, com a prática de atividades físicas e dieta balanceada, é preciso apostar em outras alternativas para acelerar o processo e conseguir resultados ainda mais surpreendentes na melhora da silhueta na frente do espelho. E essa é a dica do nosso artigo de hoje…

A ameixa pode dar a forcinha que você estava precisando para emagrecer de forma mais rápida e saudável. Rica em nutrientes essenciais à saúde, como vitaminas A, do complexo B, C, K, E, além de minerais importantes, como potássio, fósforo, magnésio, ferro, zinco e cálcio, a fruta é considerada por muitos especialistas como uma grande aliada na melhora da saúde em geral, na perda de peso e, ainda, na prevenção e tratamento de diversas doenças.

Além disso, ela bastante versátil, já que pode ser encontrada em mais de duas mil espécies no mundo, que variam entre as colorações de roxo intenso até o vermelho, além de dar a opção de ser consumida em diferentes versões, seja in natura (fresca) ou desidratada (seca), sendo esta última a melhor para compor um café da manhã ou pequenos lanches na dieta.

Veja também: Como consumir ameixa? Confira receitas deliciosas e fáceis para incluir no cardápio

Quer saber mais sobre os principais benefícios da ameixa para a saúde e emagrecimento? Então, continue de olho nesse post e descubra o que a famosa frutinha preta pode fazer por você e o seu corpo. Vem comigo!

1 – Ajuda a emagrecer

Esse é o principal benefício que torna a pequena frutinha tão consumida no mundo todo. Apesar das altas quantidades de açúcares, a ameixa pode ser a sua grande aliada na perda de peso pelo fato de ser rica em fibras e, ainda, pouco calórica.

Para se ter uma ideia, uma unidade da fruta fresca possui, em média, 46 calorias em cada 100 gramas, enquanto a versão desidratada (seca) contém somente 170 calorias nessa mesma quantidade.

Já em relação à sua concentração de fibras, a fruta traz em sua composição cerca de 2,4 gramas, o que significa que ela pode ajudar em muito no aumento da saciedade no estômago e na melhora do trânsito intestinal, dois fatores importantíssimos para quem quer emagrecer rápido e com saúde.

Assim, ao consumir a fruta, você pode evitar a fome fora de hora e ingerir menos calorias. Ótimo isso, não?!

2 – Acelera o ganho de massa muscular

Se você está aliando uma dieta balanceada e praticando atividades físicas regularmente, a boa notícia é que, além de emagrecer, ao inserir a ameixa na dieta você também pode potencializar os treinos na academia e acelerar o ganho de massa muscular para conseguir ainda mais rápido a silhueta magra e definida que tanto sonhou.

Isso porque a fruta é rica em potássio, um mineral que trabalha junto com o sódio na transmissão dos impulsos nervosos e contração dos músculos, aumentando a massa muscular e, também, evitando as terríveis câimbras e a fadiga muscular que podem atrapalhar os seus treinos.

3 – Controla os níveis de açúcar no sangue

Por conter baixo índice glicêmico, a ameixa também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo um alimento ideal para pacientes diabéticos e pessoas que queiram prevenir o desenvolvimento da doença.

Além disso, se você está em uma dieta, a fruta também poderá ser de grande ajuda, uma vez que já se sabe que altos níveis de glicemia são prejudiciais em dietas para perder gordura e manter ou ganhar massa magra.

Sendo assim, além de inserir a ameixa na sua alimentação para evitar o consumo de maiores calorias, você também o deverá fazer para reduzir o índice glicêmico de outros alimentos contidos nas suas refeições como um todo.

4 – Regula o intestino

Com certeza, você já deve ter visto na TV diversas propagandas de iogurtes com função de laxante que têm como principal ingrediente a ameixa, não é verdade? Pois bem! A ameixa é mesmo considerada um alimento ideal para melhorar o trânsito intestinal e evitar as terríveis constipações.

Isso porque, como falamos anteriormente, a fruta é rica em fibras, nutrientes essenciais para aumentar o bolo fecal e facilitar a sua excreção mais facilmente, evitando a prisão de ventre. Ainda, outro nutriente que influencia no seu efeito laxativo é o sorbitol, um tipo de poliol que, da mesma forma que as fibras, também consegue absorver água, aumentar o bolo fecal e estimular o funcionamento normal do intestino.

5 – Melhora a saúde dos ossos

Depois de vários estudos, também foram constatados os efeitos benéficos da ameixa sobre a manutenção e recuperação da saúde dos ossos. Isso porque, por conter flavonoides e outros compostos fenólicos, a fruta pode melhorar a densidade óssea, evitando a perda da massa dos ossos.

Além disso, a pequena fruta também contém em sua composição o boro, um micronutriente que tem como principal função manter a saúde geral da ossificação e densidade óssea.

6 – Previne a anemia

O ferro é essencial na composição da hemoglobina, já que é responsável pela formação dos glóbulos vermelhos do sangue e o transporte de oxigênio. Sendo assim, já que a anemia é causada pela deficiência do mineral, a ameixa pode ser ideal para combater a doença, já que possui uma boa quantidade de ferro em sua composição, além de vitamina C, que potencializa a sua absorção no organismo.

7 – Fortalece o sistema imunológico

Por ser uma excelente fonte de vitamina C, a ameixa também pode fortalecer o sistema imunológico, prevenindo diversos tipos de doenças, especialmente as infecciosas e virais, como é o caso da gripe, por exemplo.

8 – Reduz o colesterol

Mais uma vez, graças às fibras presentes em sua composição nutricional, a ameixa também pode inibir a ação de uma enzima chamada HMG-CoA redutase, que está diretamente envolvida na produção endógena do colesterol. Por isso, ao consumir a fruta, você pode reduzir as atividades dessa enzima e sintetizar menos colesterol, diminuindo os seus níveis na corrente sanguínea.

9 – Previne doenças cardiovasculares

Como você já leu no decorrer desse artigo, a ameixa é uma fruta rica em antioxidantes, geralmente provenientes da vitamina C presente em sua composição nutricional. Por isso, ela pode combater os radicais livres, que são os responsáveis por causar doenças no coração, como a hipertensão, arteriosclerose, isquemias, AVCs e infartos, por exemplo.

10 – Combate o envelhecimento precoce

Por conta da presença da vitamina C e suas funções antioxidantes, a ameixa também é ideal para cuidar da pele e evitar o seu envelhecimento precoce. Ao consumir a fruta, você pode eliminar manchas e rugas, mantendo a pele sempre saudável e jovem.

11 – Melhora a visão

Por conter bons níveis de vitamina A e antioxidantes, a ameixa também pode ser extremamente benéfica à saúde ocular, prevenindo principalmente doenças relacionadas ao avanço da idade, como é o caso da degeneração macular, cegueira e catarata.

Ao residirem nos tecidos maculares da retina, os antioxidantes podem oferecer uma proteção também contra os danos causados pela exposição solar.

12 – Previne o câncer

A ameixa também é considerada por muitos médicos como uma fonte benéfica no tratamento e prevenção do câncer. A explicação disso é que a fruta contém em sua composição a epicatequina, substância que ajuda a inibir o crescimento e proliferação das células cancerosas malignas.

Ainda, a ameixa é rica em antioxidantes e fitonutrientes, que possuem efeito curativo em diagnósticos do câncer de mama, agindo sem prejudicar as células saudáveis do corpo.

13 – Melhora a saúde mental

Graças às vitaminas do complexo B presentes na composição da fruta, a ameixa também pode ajudar na melhora do sistema nervoso. Isso significa que, além de potencializar o crescimento do cérebro, ela também auxilia na melhora da nossa capacidade cognitiva.

Ou seja, ao consumir a fruta diariamente, você pode melhorar a memória, concentração, capacidade de aprendizagem, inclusive prevenindo doenças que prejudicam o juízo cognitivo, como é o caso do Mal de Alzheimer e do Mal de Parkinson, mais comuns em pessoas com idade avançada.

Além disso, por conta da ação do triptofano presente na fruta, responsável pela produção de seratonina, ela pode auxiliar também na melhora do humor e do sono, evitando quadros de ansiedade e depressão.

/* ]]> */