Emagrecimento Infográficos Nutrição

Veja aqui os benefícios da batata-doce para a saúde

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Quem é adepta às dietas e treinos regulares na academia, já sabe que a batata-doce é um dos alimentos mais nutritivos e que ajudam de forma eficiente no emagrecimento e ganho de massa magra de maneira rápida.

Não é à toa que, apesar de mais consumido nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, o vegetal de casca roxa e sabor levemente adocicado tem sido inserido na alimentação de várias pessoas que moram em outros lugares do país, principalmente daquelas que estão em busca da boa forma física e de uma melhor qualidade de vida.

Isso porque a batata-doce é rica em minerais e vitaminas essenciais ao nosso organismo, como ferro, cálcio, zinco, potássio, manganês, magnésio, fósforo, vitaminas A, do complexo B, C, D, E e K, além de fibras, ácidos graxos (como Ômega 3) e substâncias antioxidantes, que fazem bem não somente à nossa silhueta, que pode ficar bem “fininha” com a ingestão regular do vegetal, como também trazer inúmeros benefícios à saúde.

Além de prevenir e tratar as doenças perigosas que mais acometem o organismo humano atualmente, como o câncer e a diabetes, ela também pode ajudar na beleza da pele e cabelos, deixando-os com aspecto mais saudável e bonito por mais tempo. Tem coisa melhor que inserir na dieta um alimento saboroso e docinho, capaz de te deixar com aquela cinturinha e, ainda, com a saúde em dia e mais bonita?

 

Se você quer saber os benefícios da batata-doce e como inseri-la na sua rotina alimentar agora mesmo para usufruir dos seus efeitos no corpo, continue lendo esse artigo até o final e conheça tudo sobre o assunto.

Benefícios da batata-doce

formato-corpo-saude

Como falamos acima, a batata-doce, além de trazer mais prazer às refeições devido ao seu sabor deliciosamente adocicado, também pode oferecer vários efeitos benéficos ao nosso corpo e saúde.

Se você está entrando em uma dieta e começando a frequentar a academia, fique de olho nos benefícios que vamos mostrar a seguir para não deixar a batata-doce de fora do seu cardápio. Além de melhorar a silhueta, você ainda pode ficar mais saudável com o consumo regular do alimento no seu dia a dia. Confira:

Batata doce infográfico

1 – Previne o câncer

Vários estudos têm mostrado que a batata-doce pode ser eficiente na prevenção de alguns tipos de cânceres, como de colo do útero, mama e próstata. Isso porque o vegetal é rico em propriedades antioxidantes, como o beta-caroteno, que são substâncias capazes de combater os radicais livres e a formação de células cancerosas no organismo.

2 – Reduz o estresse

A batata-doce é um vegetal que possui alta concentração de magnésio em sua composição, mineral responsável pela sua famosa ação anti-estresse. Por isso, consumir o alimento de maneira regular na alimentação pode ser ideal para promover o relaxamento do corpo e da mente, trazendo a sensação de calma e bom humor e melhorando a saúde do sangue, dos músculos, das artérias, do sangue e dos nervos.

3 – Combate a diabetes

10-promessas-científicas-para-combater-o-diabetes

Pesquisas já apontaram que a ingestão frequente de batata-doce nas refeições pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo ideal para combater a diabetes. Mesmo sendo rico em amido, substância que se transforma em açúcar durante o processo digestivo do organismo, o vegetal também possui grande quantidade de fibras em sua composição, que, por sua vez, podem auxiliar no equilíbrio do ritmo da digestão.

Além disso, a batata-doce pode aumentar os níveis da adiponectina, um hormônio regulador da insulina em pessoas com diabetes tipo 2, ideal para amenizar os riscos da doença.

4 – Ajuda no ganho de massa muscular

A batata-doce é um alimento altamente eficaz no ganho de massa muscular, sendo um dos favoritos entre os atletas, fisiculturistas e outros praticantes de atividades físicas. Isso porque ela é rica em carboidratos, que são considerados fontes potenciais de energia ao corpo e que, portanto, podem potencializar os treinos.

Outro motivo é que, por ser rico em fibras, o vegetal também pode ajudar no controle do apetite, queima de gorduras, melhora da digestão e reconstrução dos músculos, fatores essenciais para quem quer ganhar massa muscular de maneira rápida.

Já o potássio presente em sua composição pode ajudar no controle dos músculos, na melhora das funções nervosas e no equilíbrio dos eletrólitos. Além disso, é sabido que a batata-doce também possui baixo índice glicêmico, ideal para quem quer emagrecer e ganhar músculos fortes e grandes com maior facilidade.

5 – Previne doenças cardiovasculares

Rica em vitamina B6, a batata-doce também pode ajudar a reduzir um aminoácido chamado homocisteína no organismo, responsável por causar doenças degenerativas vasculares, como o infarto, se encontrado em grandes quantidades no corpo.

Além disso, o vegetal também contém potássio entre os seus minerais, que, por sua vez, é ideal para a redução da pressão arterial, ajudando no equilíbrio dos fluidos sanguíneos que regulam os batimentos cardíacos. É por isso que, ao inserir a batata-doce em sua alimentação, os resultados serão de menos riscos de doenças relacionadas ao coração.

6 – Ajuda a emagrecer

Anticoncepcional-ajuda-a-emagrecer

Como falamos no decorrer desse artigo, a batata-doce é mesmo capaz de mandar para bem longe aqueles incômodos quilinhos extras da balança. Isso porque o vegetal é uma excelente fonte de fibras, substâncias que ajudam a reduzir a quantidade de açúcar no sangue, os níveis altos de insulina e, portanto, a diminuir a gordura da barriga, aquela que fica saindo para fora da calça e tanto nos deixa irritadas na frente do espelho.

Além disso, o vegetal também auxilia na perda de peso de maneira eficiente por conter baixo índice de calorias e de glicose, além de fibras e potássio, que ajudam a saciar a fome por mais tempo no estômago, fator ideal para quem está em busca do emagrecimento saudável e rápido.

7 – Melhora a saúde da pele

Grande fonte de vitaminas A, C e E, responsáveis por ajudar a proteger a pele dos danos do sol e por estimularem a produção de colágeno nos tecidos, respectivamente, a batata-doce também pode ajudar a manter a saúde e beleza da sua pele por muito mais tempo.

Ao inserir o vegetal em sua alimentação ou apostar em misturas caseiras para cuidar da derma, você pode combater a oleosidade, melhorar a textura da pele, tratar olheiras, rugas e inchaços ao redor dos olhos, prevenir o envelhecimento precoce, e hidratar as partes mais ressecadas do corpo, como calcanhares e cotovelos.

8 – Deixa os cabelos saudáveis

10-segredos-dos-cabeleireiros-para-voce-ter-um-cabelo-sempre-saudavel

Graças à vitamina A e o antioxidante beta-caroteno presente em sua composição, a batata-doce pode ajudar a promover a hidratação e brilho dos cabelos, além de auxiliar no crescimento rápido. É por isso que muitas mulheres utilizam o vegetal como uma máscara de tratamento, que é aplicada na extensão dos fios para obter os benefícios.

9 – Combate inflamações

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, como a vitamina C, vitamina B6, beta-caroteno e manganês, a batata-doce pode ajudar no combate a diversas inflamações internas e externas do corpo, como a artrite, por exemplo. Pesquisas mostraram que o consumo do vegetal pode reduzir em até 50% os sintomas das inflamações.

10 – Acalma o estômago

Rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, beta-caroteno e cálcio, a batata-doce também pode ser ideal para acalmar o estômago e combater úlceras e gastrites. Isso porque esses nutrientes contêm propriedades anti-inflamatórias que podem não só curar essas doenças, como aliviar os seus doloridos sintomas.

Como consumir batata-doce?

blog-nutricao-joyce-Batata-Doce-2

Depois de conhecer os principais benefícios da batata-doce para o corpo, saúde e beleza, agora é hora de saber como inserir o vegetal na sua alimentação. A boa notícia é que este é um alimento bastante versátil, podendo ser ingerido de várias maneiras.

Você pode preparar a batata-doce cozida com casca, assada, em forma de purê ou chips, podendo ser comida doce ou salgada, o que vai depender do seu gosto e criatividade. A única recomendação, principalmente se está querendo emagrecer, e evitar comê-la frita, uma vez que o óleo pode aumentar a quantidade de gordura e favorecer o ganho de peso e prejudicar a saúde.

Outra dica é usar a batata-doce em substituição à batata comum (inglesa) no preparo de sopas, saladas, bacalhoada, tortas, entre outros.

Veja também:

Comentar

/* ]]> */