Emagrecimento Nutrição

Castanha-de-caju: conheça 13 poderosos benefícios à saúde

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O caju é um dos frutos mais apreciados no Brasil, especialmente na região Nordeste. Afinal, ele é rico em diversos nutrientes importantes para a saúde, como vitaminas do complexo B e vitamina C, além de minerais como zinco, fósforo, cálcio, sódio, cobre, potássio, magnésio e ferro, que são capazes de prevenir e tratar diversos tipos de doenças, entre elas, o câncer e a diabetes, além de oferecer outros benefícios à saúde, como você já leu anteriormente em outro post aqui no blog.

No entanto, além do caju, a semente do fruto também pode fazer muito bem à saúde. A chamada castanha-de-caju é o fruto do cajueiro e é considerado uma iguaria. Isso porque, além de saborosa, é também uma grande aliada do funcionamento do corpo. Dentro da sua potência nutricional podemos citar gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, minerais como fósforo, ferro, selênio, zinco e magnésio, ela também é boa fonte de fitoquímicos, proteínas e antioxidantes, que auxiliam em tratamentos e previnem diversos males.

No entanto, a iguaria não deve ser consumida de forma excessiva, já que faz parte do grupo de oleaginosas, assim como as nozes, amêndoas e avelãs, que são alimentos ricos em gorduras e proteínas, podendo ocasionar o aumento de peso. Para se ter uma ideia, cada 100 gramas de castanha-do-caju podem fornecer cerca de 500 calorias ao corpo, uma “bomba” principalmente para quem está em processo de emagrecimento.

Portanto, a recomendação é para que se consuma em um dia, no máximo, 5 unidades de castanhas-de-caju, o que soma 55 calorias. Você pode ingerir a iguaria como um petisco ou até mesmo junto à lanches, saladas e iogurtes.

Quer saber mais sobre os benefícios da castanha-de-caju para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que o alimento não pode mais faltar na sua alimentação a partir de agora!

1 – Previne o câncer

Devido à alta concentração de antioxidantes em sua composição, como é o caso dos flavonoides chamados de proantocianinas, a castanha-de-caju pode atuar no combate às células danificadas do DNA que contribuem com a formação de tumores. Além disso, o efeito dos flavonoides é potencializado com o reforço do cobre, que também é eficiente na função anticancerígena.

2 – Protege o coração

A castanha-de-caju contém baixo teor de gorduras, o que significa que o seu consumo pode fazer muito bem não só em dietas de emagrecimento como também para cuidar do nosso coração. Além disso, o ácido oleiteco contido no alimento, junto aos antioxidantes e ausência de colesterol, que podem prevenir doenças cardiovasculares, como é o caso da hipertensão.

3 – Controla a pressão arterial

Por conta da alta concentração de magnésio presente em sua composição, a castanha-de-caju também pode ajudar a controlar a pressão arterial, o que evita que uma série de doenças cardiovasculares, como é o caso da aterosclerose.

4 – Fortalece os cabelos

A boa notícia para as vaidosas de plantão é que o cobre presente na composição da castanha-de-caju também pode ser útil nos cuidados com os cabelos. Isso porque o mineral ajuda na manutenção e pigmentação dos fios, além de estimular uma maior produção de melanina, o que retarda o aparecimento de fios brancos e, ainda, protege as nossas madeixas.

5 – Ajuda na perda de peso

Se você está com uns quilinhos a mais e quer colocar a silhueta em forma pode contar com a castanha-de-caju para ajudar no processo de emagrecimento. A dica é incluí-la na dieta como uma opção de refeição intermediária, ou seja, para petiscar entre outras refeições ao longo do dia.

Excelente fonte de gorduras boas, a iguaria pode reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis do bom colesterol (HDL), um fator crucial para a perda de peso. Para se ter uma ideia, algumas pesquisas realizadas comprovaram que o consumo regular de castanha-de-caju na rotina auxiliou pessoas a ganharem menos peso, se comparadas àquelas que, durante o processo de análise, não consumiram o fruto.

6 – Fortalece os ossos

Outro benefício do consumo de castanha-de-caju é o seu poder de ajudar na melhora da saúde óssea, sendo capaz de fortalecer nossos ossos e dentes. Isso porque o alimento é rico em cálcio e magnésio, dois minerais essenciais para a manutenção e formação da densidade óssea.

Sendo assim, ao inserir a iguaria na sua alimentação, é possível tornar os ossos e dentes mais resistentes à fraturas e lesões, além de cáries.

7 – Previne cálculos renais

Por auxiliar na saúde da nossa bile, a castanha-de-caju também pode ser consumida para retardar o aparecimento de cálculos renais. Estudos mostram que a redução pode ser de até 25%.

8 – Melhora a digestão

As propriedades nutricionais contidas na castanha-de-caju podem contribuir para a melhora do funcionamento do nosso sistema digestivo, o que é ideal também para quem está em processo de perda de peso ou pessoas que sofrem com a prisão de ventre.

O consumo da iguaria pode ajudar para que as refeições sejam digeridas de forma correta e em períodos regulares, evitando desconfortos pela má eliminação de toxinas e, ainda, na retenção e líquidos.

9 – Combate os sintomas da TPM e menopausa

Se você está perto de ficar naqueles dias, é bom que saiba que a castanha-de-caju também pode diminuir os impactos causados pela TPM e menopausa, como é o caso da mudança de humor. Portanto, a oleaginosa é apontada como apoio para o relaxamento, indutor ao bom humor, garantindo, desta forma, para um sono de melhor qualidade.

10 – Aumenta a imunidade

Rica em ferro, a castanha-de-caju pode ser ideal para aumentar a nossa imunidade, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico e potencializando as defesas do organismo contra uma série de doenças.

Isso porque o mineral possui como papel fundamental auxiliar no processo de eliminação dos radicais livres, que são os principais responsáveis por prejudicar a nossa saúde e bem-estar. Portanto, ao incluir o alimento no seu cardápio diário, você pode prevenir males como a anemia e seus sintomas, como fadiga, moleza no corpo, sonolência e enjoos.

11 – Melhora a visão

Quando consumida de forma moderada e regular na alimentação, a castanha-de-caju pode ajudar na proteção da saúde dos olhos contra os raios UV, evitando riscos como a possibilidade de ocorrência de catarata, degeneração macular e cegueira noturna, doenças que costumam atingir mais comumente pessoas idosas e que podem levar à perda total da visão.

12 – Controla a diabetes

Com baixo teor de gorduras, a castanha-de-caju pode ajudar também no controle da diabetes. Isso porque o alimento, quando incluído na dieta de pacientes portadores da doença, que deve conter outros alimentos com poucas gorduras, pode reduzir os níveis de triglicerídeos, melhorando a saúde das pessoas que lidam com a oscilação dos níveis e açúcar na corrente sanguínea.

13 – Ajuda no ganho de massa muscular

A castanha-de-caju também pode ser uma grande aliada na dieta de atletas ou praticantes de atividades físicas regulares que busquem a hipertrofia. Isso porque a iguaria contém entre os seus nutrientes o magnésio, além do cálcio, que são minerais essenciais ao bom funcionamento do tônus muscular e, portanto, ajudar na construção e recuperação de músculos junto aos treinos.

Para se ter uma ideia da importância desse nutriente para a hipertrofia, a falta de magnésio pode causar espasmos musculares, dores, fadiga e e até câimbras, problemas que podem prejudicar o bom rendimento nos treinos e, portanto, o ganho de massa muscular.

/* ]]> */