Emagrecimento Nutrição

Conheça os 12 benefícios da cenoura para a saúde

A cenoura, assim como a beterraba e o tomate, está sempre presente naquele belo e atraente colorido das saladas dispostas à mesa, não é verdade? Isso porque, além de dar mais cor aos pratos, o vegetal alaranjado também fornece um leve sabor adocicado às refeições, fazendo com o que seu uso seja bastante requisitado na maioria das cozinhas brasileiras.

E a sua fama não para aqui no Brasil. Há indícios de que a cenoura seja um dos alimentos mais consumidos também em todo o mundo, não só por sua cor e sabor, mas principalmente por sua versatilidade, podendo ser consumida crua nas refeições ou até mesmo como um ingrediente em outras receitas, sejam elas doces ou salgadas.

Além de fazer parte da culinária brasileira, a cenoura também sempre foi utilizada, desde muitos anos, como remédio caseiro no tratamento de infecções e outras enfermidades no corpo, como diarreias, palidez e anemias ligeiras.

No entanto, vários estudos apontaram o uso do vegetal também para emagrecer e prevenir ou tratar várias doenças, como hipertensão e cegueira. Se você ficou curiosa e quer saber mais sobre os benefícios da cenoura para a saúde, continue lendo esse artigo até o final para começar a inserir a cenoura na sua alimentação agora mesmo.

Vamos lá?

História

cenoura-historia

Para quem não sabe, a cenoura foi trazida para o Brasil pelos portugueses, sendo o seu cultivo e consumo popularizado aqui no país com a chegada dos imigrantes asiáticos e europeus. No entanto, o vegetal alaranjado que conhecemos hoje não tinha essa cor.

A versão que conhecemos começou a ser plantada no século XVI a partir de uma mutação da cenoura original, de cor roxa. Na Holanda, alguns agricultores colhiam vegetais mutantes, que tinham as cores amarela e branca.

A cenoura alaranjada que temos à nossa mesa atualmente é uma combinação desses dois espécimes de cenouras mutantes. Legal a história, né? Agora que você já sabe de onde veio a cenoura, vamos aos seus benefícios.

Benefícios

mulher-cenoura

1 – Previne o câncer

Dentre todos os vegetais, a cenoura é o único que produz uma toxina antifúngica denominada de falcarinol. Esta, por sua vez, é responsável por proteger o organismo e combater o crescimento de células cancerosas no corpo.

Além disso, o vegetal de cor laranja também possui em sua composição o betacaroteno e fibras, que atuam como agentes anticancerígenos no organismo.

2 – Ajuda a emagrecer

A cenoura é um vegetal com pouquíssimas calorias, além de muito nutritivo. Rica em vitaminas A e C, o alimento pode ajudar na queima de gordura abdominal durante atividades físicas.

Ainda, a cenoura também contém em sua composição uma alta concentração de fibras, que são nutrientes essenciais para melhorar a mastigação dos alimentos e prolongar a sensação de saciedade no estômago, evitando a fome compulsiva.

3 – Faz bem para os olhos

O betacaroteno presente na cenoura é transformado em vitamina A no nosso organismo. Esta, por sua vez, é essencial para evitar a chamada cegueira noturna, além de prevenir outras doenças relacionadas aos olhos, como catarata e degeneração macular, que acometem principalmente idosos.

4 – Previne doenças cardíacas

Por ser uma excelente fonte de substâncias antioxidantes, como vitaminas A, C e E, a cenoura também pode ser uma grande aliada na prevenção de doenças relacionadas ao coração, como a hipertensão. Elas atuam na redução do colesterol ruim (LDL) e, portanto, no controle da pressão arterial.

Além disso, o vegetal também é rico em potássio, um mineral que atua como vasodilatador, isto é, relaxando a tensão nos vasos sanguíneos e permitindo uma melhor fluidez ao sangue, o que auxilia na diminuição da pressão arterial.

5 – Melhora a saúde mental

Devido à presença do betacaroteno em sua composição, a cenoura é um vegetal essencial para proteger o cérebro dos efeitos do envelhecimento sobre as funções cognitivas. Os resultados são de melhora da capacidade da memória e de concentração.

6 – Melhora a digestão

Como você já leu no decorrer desse artigo, a cenoura é um vegetal com alta concentração de fibras, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Além de ajudar a emagrecer, as fibras são importantes para ajudar a manter o sistema digestivo funcionando de forma adequada.

7 – Previne o envelhecimento precoce

Graças à vitamina A presente em sua composição, a cenoura também pode ajudar a regenerar as células da pele, além de manter a derma protegida dos raios ultravioletas. Estes fatores são essenciais para prevenir o envelhecimento precoce da pele, bem como a acne e ressecamento.

8 – Desintoxica o organismo

Ainda por causa da vitamina A, a cenoura atua como um auxiliar do fígado na eliminação de toxinas do organismo, reduzindo o acúmulo de gordura no órgão e na bílis.

As fibras, que também são nutrientes presentes em alta quantidade no vegetal, também ajudam na limpeza do cólon e na aceleração no movimento dos resíduos. O resultado é de um organismo livre de impurezas e mais saudável.

9 – Limpa os dentes e boca

O consumo regular de cenoura pode ajudar na limpeza profunda dos dentes e gengivas. Ela raspa a placa bacteriana e retira os restos de alimentos das refeições, além de estimular o aumento da saliva alcalina, que é responsável por equilibrar as bactérias na boca. Desta forma, o vegetal pode prevenir cáries, gengivites e o mau hálito.

10 – Controla a glicose no sangue

Apesar do seu sabor adocicado, a cenoura contém baixos níveis de açúcar e pode ser uma grande aliada na prevenção ou luta contra o diabetes. O vegetal alaranjado pode ajudar na redução das taxas de glicose no sangue e prevenir a doença ou tratá-lo, no caso de quem já é diagnosticada.

11 – Auxilia no desenvolvimento infantil

Devido ao alto teor de vitamina A em sua composição, a cenoura é muito recomendada por médicos na alimentação de crianças. Ela ajuda no desenvolvimento físico e mental das pequenas, fazendo com que elas cresçam mais saudáveis.

12 – Faz bem para a pele, unhas e cabelos

Como você já deve saber, a deficiência de vitamina A no organismo pode deixar os cabelos, pele e unhas ressecados, com aspecto opaco e sem vida. Para aliviar esses problemas e ficar ainda mais bela, é preciso inserir a cenoura na sua rotina alimentar para dar mais brilho e maciez aos cabelos e mais vida às unhas e pele.

Gostou do assunto? Deixe o seu comentário aqui embaixo contando a sua experiência com o consumo da cenoura regular na dieta.

Até a próxima!

Comentar

/* ]]> */