Emagrecimento Frutas Nutrição

Veja quais são os benefícios da cereja para a saúde

Provavelmente, você deve se lembrar da cereja apenas como aquela frutinha vermelha usada na decoração de bolos, tortas e outras sobremesas, certo? E não é por menos… A tal “cereja do bolo” faz mesmo a diferença na hora de dar aquele up nas guloseimas para festas ou eventos importantes, oferecendo um aspecto de mais delicadeza e beleza às receitas.

Aliás, a fruta é considerada uma das mais belas do mundo! Porém, diferente do que muita gente pensa, essa não é a única utilização da cereja. Rica em nutrientes essenciais à nossa saúde, como vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, niacina, fósforo, lipídeos, ferro e flavonoides, ela pode ajudar a prevenir e tratar diversos males que acometem o nosso corpo, desde os mais simples, como insônia e dores de cabeça, até os mais complexos, como câncer e diabetes.

Além disso, a árvore da qual ela é originada, chamada de cerejeira, é cercada de histórias, sendo considerada na cultura japonesa como um símbolo associado à vida de um samurai, que seria tão efêmera quanto as folhas suaves da planta que facilmente se desgrudam de seus galhos.

Agora, história e beleza à parte, no artigo de hoje é descobrir quais são, afinal, os principais benefícios da cereja para a saúde. Vem comigo que eu te conto por que a frutinha deliciosa e vermelha não pode faltar no seu cardápio diário!

1 – Previne o envelhecimento precoce

Graças à vitamina C e flavonoides presentes em sua composição, a cereja possui ação antioxidante, o que significa que ao consumi-la você pode combater os radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce da pele.

Sendo assim, ao incluir a fruta na sua rotina alimentar, você pode evitar o aparecimento das terríveis rugas, linhas de expressão, manchas e outros sinais do avanço da idade.

2 – Fortalece o sistema imunológico

Mais uma vez, por ajudar a combater os radicais livres, a cereja também pode ser utilizada para aumentar a imunidade e as defesas do nosso corpo. Neste caso, você poderá ficar livre de vários tipos de doenças, sejam aquelas causadas por infecções bacterianas como outras acometidas por vírus ou fungos.

Com isso, o seu organismo estará protegido de gripes, tosses e resfriados, bem como de febres, enfermidades no trato urinário, cólon, sistema excretor e intestinos, entre outros.

3 – Previne o câncer

Ainda por conta das suas propriedades antioxidantes, a cereja também é considerada como uma excelente aliada na prevenção do câncer, já que possui entre os seus componentes nutricionais as vitaminas A e C, que possuem ação anticancerígena.

Isso significa que têm o poder de inibir o crescimento das células cancerosas, além de evitar o surgimento de novos tumores, geralmente originados dos radicais livres, que a fruta também ajuda a eliminar do nosso corpo.

4 – Melhora a visão

Outra vez os antioxidantes presentes na cereja tornam a fruta um alimento poderoso na proteção do corpo, inclusive dos olhos. Ao consumir a frutinha, é possível proteger os olhos contra os danos causados pelos radicais livres, como a perda da visão, secura e degeneração macular.

Além disso, a cereja também pode auxiliar quando o assunto é manter a pressão ocular sempre adequada, bem como deixar os nossos olhos livres de quaisquer tipos de infecções comuns nessa região do corpo.

Veja também

5 – Melhora a saúde mental

Comer cereja diariamente também pode fazer bem para o seu cérebro! Devido aos seus componentes antioxidantes, a frutinha vermelha pode ajudar a melhorar a eficiência desse importante órgão do corpo humano, mantendo-o mais ativo por reduzir a ação dos temidos radicais livres.

Na prática, isso significa que quem tem problemas de concentração ou memorização pode começar a consumir cereja todos os dias para aproveitar os benefícios para potencializar a saúde mental. E se você sofre com muitas dores de cabeça, também pode utilizá-la para amenizar o desconforto e evitar que elas voltem.

Além disso, inserir a fruta no cardápio pode ser uma ótima alternativa para pessoas em idade avançada, já que é neste período que começam a surgir no sistema nervoso distúrbios relacionados ao envelhecimento do cérebro, como o Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, ansiedade, depressão, estresse crônico e desapontamento, entre outros.

6 – Melhora a digestão

A cereja também é uma fruta rica em fibras. Esses nutrientes são essenciais para aumentar o bolo fecal e facilitar a sua excreção, o que significa que, automaticamente, ela pode evitar a prisão de ventre.

Além disso, ela pode melhorar a digestão como um todo, já que os antioxidantes presentes na fruta estimulam a bílis e os sucos digestivos, enquanto as suas vitaminas auxiliam na absorção adequada dos nutrientes presentes nos alimentos que ingerimos.

7 – Protege o coração

A cereja possui vitaminas e minerais, como é o caso do fósforo, além de propriedades antioxidantes consideradas excelentes agentes cardioprotetores.

Neste caso, eles podem ajudar a proteger o coração de diversos problemas, como ataques cardíacos, por exemplo, uma vez que auxiliam na manutenção da frequência cardíaca, reduzem o colesterol e a pressão sanguínea, bem como fortalecem os músculos do coração.

8 – Combate a insônia

Da mesma forma que ajuda a proteger o sistema nervoso e prevenir os males que podem acometê-lo, como ansiedade e depressão, consumir a cereja também pode ser uma alternativa para pessoas que sofrem com insônia e outros distúrbios do sono.

Portanto, se você se encaixa nesse grupo e quer melhorar a qualidade do sono e começar a ter noites bem dormidas, a dica é incluir pelo menos uma pequena quantidade da frutinha vermelha no seu cardápio diário.

9 – Ajuda a emagrecer

Como você já deve saber, as frutas são grandes aliadas da perda de peso, graças à alta concentração de fibras que pouco se encontra em outros alimentos. E a cereja não é diferente…

Por conter esses nutrientes em abundância em sua composição, a fruta vermelha pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade no estômago, evitando as “beliscadas” entre as refeições e a fome fora de hora, bem como a melhorar o trânsito intestinal, outro requisito para mandar alguns quilos extras embora e, ainda, evitar os incômodos inchaços causados por gases na barriga.

10 – Previne a diabetes

Se comparada à outras frutas, a cereja possui baixíssimo índice glicêmico, o que significa que ela pode sim compor a dieta de pacientes diabéticos. Além disso, pessoas com tendência a desenvolver a doença, bem como as que estão na luta contra a balança para emagrecer, também pode aproveitar esse benefício da fruta.

11 – Combate inflamações

Por conter propriedades anti-inflamatórias, a cereja também foi apontada em algumas pesquisas como um alimento que pode atuar como um anti-inflamatório no tratamento e prevenção de doenças como artrite, fibromialgia, gota e lesões. Sendo assim, pacientes portadores dessas enfermidades podem recorrer ao consumo da fruta ou do seu suco para diminuir as dores ou evitar as crises.