Nutrição Vegetais

Conheça os 8 benefícios da chicória para o corpo e bem-estar

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Já ouviu falar que é possível substituir o café pela chicória? Poucas pessoas conhecem os poderes dessa planta medicinal, mas ela é utilizada há muitos anos para estimular o apetite e atuar como um tônico e laxante suave para o corpo, tais como os benefícios observados com o consumo da bebida rica em cafeína.

Portanto, principalmente nos casos de pacientes hipertensos ou diabéticos, que estão restritos de tomar o café, a erva pode ser uma ótima opção para substituir a bebida e oferecer os mesmos efeitos desta ao organismo. Originária da Ásia e Europa, a chicória é conhecida no mundo todo por seu gosto amargo, que pode dar aquele toque exclusivo às refeições e conquistar o paladar de quem gosta de sabores mais fortes.

No entanto, para além de seu sabor, a planta pode não só substituir o café na sua rotina como também oferecer uma boa carga de nutrientes à sua alimentação, já que é rica em vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo, dentre eles, a vitamina A, vitaminas do complexo B (B6, por exemplo), vitamina C, fibras, carboidratos, proteínas, potássio, ferro, cálcio e magnésio.

Quer saber mais sobre os benefícios da chicória para a saúde e descobrir como inseri-la na sua alimentação? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e entenda tudo!

1 – Ajuda na perda de peso

Se você está querendo enxugar aqueles quilinhos extras que tanto incomodam na balança, contar com a chicória para conseguir melhores resultados no processo de emagrecimento.

Isso porque, além de pouco calórica, sendo capaz de fornecer ao corpo apenas 7 calorias em uma xícara e 23 para cada 100 gramas de alimento, a planta também é rica em fibras, nutrientes que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e, portanto, cuidar para que se consuma menos calorias ao longo do dia.

Ainda, o vegetal possui alta concentração de um composto chamado inulina, que atua na regulação do hormônio grelina, que está associado à redução da sensação de fome.

2 – Combate dores musculares

Atletas e praticantes de atividades físicas regulares costumam sentir dores musculares e nas articulações devido ao esforço físico promovido pela execução de exercícios de alta intensidade e com cargas pesadas.

Portanto, se você se encaixa nesse grupo, pode aproveitar os benefícios da chicória para combater essas dores, já que o vegetal possui boas propriedades anti-inflamatórias.

3 – Melhora a digestão

Outro benefício notado ao inserir a chicória na sua alimentação é frequente é a melhora da digestão. Isso devido à inulina presente em sua composição, que ajuda na diminuição da acidez do organismo e combate problemas como a azia, indigestão e refluxo gastroesofágico (DRGE).

Além disso, a alta concentração de fibras no vegetal pode aumentar aumento os movimentos intestinais e peristálticos (que ocorre no involuntariamente na musculatura do tubo digestivo e contribuem para que o bolo alimentar seja expelido) e promover a secreção dos sucos gástricos.

Sendo assim, ao consumir a chicória, é possível prevenir problemas como a prisão de ventre e cânceres no cólon e estômago.

4 – Protege o coração

A inulina presente na composição da chicória também é uma grande aliada da saúde do nosso coração. Isso porque esse composto é útil na redução dos níveis do colesterol ruim no corpo (LDL), que é responsável por doenças como arteriosclerose (doença degenerativa das artérias), hipertensão alta e pode aumentar as chances de ataques no coração e acidente vascular cerebral (AVC).

Além disso, pesquisas científicas já indicaram que devido à presença dos antioxidantes chamados de fenóis, consumir a chicória também pode ajudar a melhorar bastante o equilíbrio de sangue e plasma no corpo, o que diminui as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

5 – Combate a artrite

Mais uma vez, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, a chicória também pode tratar e prevenir as dores provocadas por condições, como a osteoartrite e artrite, doenças que degeneram a cartilagem das articulações, alteram as estruturas dos ossos que cercam a região, atingindo principalmente as mãos, joelhos, coluna e na articulação da coxa e do fêmur.

6 – Fortalece o sistema imunológico

A chicória é um vegetal rico em propriedades antibacterianas e fitoquímicas, além de possui boas quantidades de antioxidantes, que atuam no combate aos radicais livres presentes na corrente sanguínea, consumir o alimento também pode ajudar a fortalecer o nosso sistema imunológico, diminuindo o risco do surgimento de doenças graves como câncer e problemas no coração.

7 – Combate a ansiedade e estresse

Devido às suas propriedades sedativas e relaxantes, a chicória também pode ajudar no combate à ansiedade, estresse e insônia, deixando a sua mente mais sossegada naqueles dias longos e cansativos de trabalho.

Como você já deve saber, ansiedade e o estresse são fatores de risco para outros problemas de saúde, como desequilíbrio hormonal, cardiopatia, insônia, declínio das capacidades cognitivas e envelhecimento precoce.

8 – Melhora a saúde dos rins e fígado

Outro benefício do consumo de chicória está relacionado a melhora do funcionamento dos rins e do fígado, já que esse alimento possui excelentes funções diuréticas, que fazem com que haja uma maior frequência na excreção de urina.

Com maiores idas ao banheiro, é possível auxiliar o corpo no processo de eliminação de toxinas que ficam armazenadas nos rins e no fígado, evitando, desta forma, o surgimento de doenças relacionadas à retenção dessas más substâncias no organismo.

Mas, muito cuidado! Pessoas com problemas para urinar não devem consumir a chicória, pois com a maior liberação de água pelo corpo podem haver quadros de desidratação.

/* ]]> */