Emagrecimento Nutrição

7 benefícios da couve-flor; conheça aqui

Esta certamente é um das hortaliças mais bonitas no reino vegetal. Com aparência semelhante à de uma flor e rodeada de grandes folhas verdes, o que justifica bem o seu nome, a couve-flor varia entre as cores branca e verde e possui sabor leve e bem característico. Por isso, ela é bastante utilizada na culinária brasileira, seja no preparo de pratos tradicionais ou de saladas.

Na verdade, o principal motivo para o vegetal estar entre os queridinhos na cozinha está relacionado à sua versatilidade. A couve-flor pode ser comida crua ou cozida ou até mesmo temperada e feita como purê, sendo, inclusive, uma versão mais saudável que o famoso purê de batatas.

Além disso, todas as partes do vegetal podem ser aproveitadas para consumo humano, sejam as suas folhas verdes e escuras ou a sua “flor”. Para além de sua versatilidade, beleza e sabor, nós mostraremos no artigo de hoje os principais benefícios que a couve-flor pode trazer para a saúde.

Rico em vitamina C, ácido fólico, vitamina K, vitaminas B1, B2, B3 e B6 e E, além de excelente fonte de minerais, como cálcio, magnésio, potássio, manganês e fósforo, o vegetal pode ser um grande aliado da saúde na prevenção e tratamento de doenças, como o câncer, além de servir como um excelente elemento para a dieta de quem está em busca de perder peso de maneira rápida e saudável.

Quer saber mais? Continue lendo esse artigo até o final e saiba os principais benefícios da couve-flor para a saúde.

Benefícios

couve-flor

1 – Desintoxica o corpo

Por ser um vegetal rico em propriedades antioxidantes, a couve-flor pode ajudar a eliminar do corpo toxinas e radicais livres que prejudicam o bom funcionamento do organismo. Com a capacidade de desintoxicação aumentada, é possível emagrecer com saúde e prevenir diversos danos ao corpo.

2 – Previne o envelhecimento precoce

Uma excelente fonte de antioxidantes e fitonutrientes, a couve-flor auxilia a pele no combate aos danos causados pela exposição ao sol e outros fatores externos, como a poluição. O resultado é de uma pele mais jovem e saudável, livre da presença de radicais livres.

3 – Combate doenças cardiovasculares

Graças à presença de substâncias como o sulforafano em sua composição, a couve-flor ajuda na melhora da pressão arterial e na saúde dos rins. Além disso, o vegetal também é essencial para melhorar a metilação do DNA. Todas essas funções são essenciais para o funcionamento normal das células, o que faz com que o coração também funcione de forma adequada e saudável.

4 – Melhora a saúde digestiva

A couve-flor é considerada uma excelente fonte de fibras dietéticas que fazem bem ao sistema digestivo. Por ser rico em sulforafano, o vegetal ajuda a proteger o revestimento do estômago, impedindo o crescimento em excesso de células na região.

Além disso, por possuir pouquíssimas calorias, a couve-flor ajuda a prolongar a sensação de saciedade no estômago, fazendo com que haja maior perda de peso, o que é muito bom para quem está querendo emagrecer.

5 – Faz bem para o cérebro

Rica em colina, uma vitamina do complexo B reconhecida por sua função no desenvolvimento cerebral, a couve-flor pode fazer muito bem à saúde mental. Os benefícios variam entre aumento da capacidade cognitiva e de aprendizagem, além da melhora da memória.

6 – Previne o câncer

A couve-flor é um vegetal conhecido pela ciência como um agente combatente das chamadas células-tronco do cancro, ajudando na redução dos riscos de crescimento de tumores. A ação decorre da presença do sulforafano em sua composição.

7 – Ajuda a emagrecer

Graças ao teor de nutrientes e minerais em sua composição, bem como de propriedades antioxidantes, a couve-flor também pode ajudar no emagrecimento rápido e saudável, combatendo os radicais livres e toxinas que causam o acúmulo de gordura e de líquidos no corpo.

Além disso, por ser rico em fibras, o vegetal prolonga a sensação de saciedade no estômago, evitando a fome descontrolada e fora de hora e, portanto, auxiliando de forma significativa na redução de peso.

Dicas para escolher a couve-flor

  • Ao tocar o vegetal, verifique se ele está com textura fime antes de comprá-lo;
  • Veja se a couve-flor está com manchas amareladas ou amarronzadas, que também costumam ter toque macio;
  • Opte por comprar a couve-flor que estiver com as folhas mais verdes e bem vibrantes, com os conjuntos agrupados de forma bem firme.

Gostou do assunto? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo contando a sua experiência com a couve-flor!

Até mais!

Comentar

/* ]]> */