Nutrição Vegetais

Endívia é nutritiva e “amiga do fígado”; confira os seus benefícios

Da mesma família da chicória e parente da nossa escarola, a endívia é um vegetal ainda pouco presente na mesa dos brasileiros, apesar de seus inúmeros benefícios à saúde. Por aqui, a Cichorium Endivia, seu nome científico, costuma ser cultivada em estufas, uma vez que o seu plantio requer uma temperatura de 15 °C, bem abaixo do clima normal aqui no Brasil.

As suas propriedades medicinais são conhecidas desde a antiguidade, quando os romanos, egípcios e gregos a consideravam uma “amiga do fígado”. Entre as suas características podemos citar a estrutura afunilada e o sabor amargo peculiar, que dá um toque especial à saladas ou pratos vegetarianos crus.

Podendo ser consumida assada, crua, cozida ou refogada, a endívia também combina super bem com pratos quentes, frios, salgados ou doces, o que vai depender exclusivamente da preferência do seu consumidor e do quanto ele queira “esconder” o gosto amargo do vegetal.

Além de saborosa, a planta medicinal também contém poucas calorias e é rica em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, dentre eles, cálcio, vitamina A, fibras, potássio e ferro, além de não conter glúten ou gorduras, o que significa que além de prevenir e tratar diversos tipos de doenças, incluir o vegetal na sua dieta também poderá ajudar a mandar aqueles incômodos quilinhos extras para bem longe da balança.

Confira, a seguir, quais são os principais benefícios da endívia para a saúde:

Controla a diabetes

Por ser um vegetal rico em fibras, a endívia pode ser uma ótima opção de alimento para compor a dieta de pacientes diabéticos ou pessoas predispostas ao desenvolvimento da doença. Para se ter uma ideia, ao consumi-la, você pode fornecer até 8% da ingestão diária recomendada desses nutrientes.

De acordo com várias pesquisas científicas, o alto teor de fibras e inulina presentes na endívia podem ajudar a reduzir os níveis de glicose e de colesterol LDL em diabéticos.

Ajuda a emagrecer

A endívia também é um vegetal folhoso com baixo índice calórico, já que é capaz de fornecer apenas 17 calorias ao corpo para cada 100 gramas consumidos, fator crucial para quem quer perder peso de forma rápida e com saúde.

Além disso, o alimento também possui boas quantidades de fibras, nutrientes capazes de aumentar a sensação de saciedade no estômago, o que evita que se consuma calorias em excesso ao longo do dia, e também de um composto chamado inulina, que é eficaz na redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue, outro fator crucial para o processo de emagrecimento.

Faz bem para a pele

Com alta concentração de vitamina A e outras propriedades antioxidantes, como é o caso do betacaroteno, consumir a endívia pode fazer muito bem para a saúde da pele, uma vez que esses nutrientes são fundamentais para a formação e manutenção de colágeno, uma proteína importante para a elasticidade e firmeza da mesma.

Além disso, os antioxidantes presentes no vegetal também são conhecidos por combater a ação dos radicais livres no organismo, os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Sendo assim, ao incluí-lo no seu cardápio diário, será possível ficar livre de rugas, manchas, linhas de expressão, entre outros sinais típicos do avanço da idade, deixando a pele mais saudável, jovem e bonita por muito mais tempo.

Protege os olhos

Outro benefício da endívia está ligado, mais uma vez, à vitamina A presente em sua composição, que é capaz de melhorar a nossa visão e proteger os olhos de diversos tipos de doenças, como é o caso da degeneração macular e da catarata, que costumam atingir mais comumente pessoas idosas e podem levar à perda da visão.

Previne o câncer

Novamente, por conta dos antioxidantes presentes em sua composição, a endívia pode ser uma grande aliada na prevenção do câncer. Isso porque esses nutrientes são capazes de inibir a ação dos radicais livres no organismo, evitando danos causados por estes ao DNA das células, que as transformam em tumores.

Melhora a digestão

Excelente fonte de fibras, a endívia pode auxiliar também na melhora do sistema digestivo como um todo, combatendo problemas estomacais, como gases, além de regular o funcionamento do nosso intestino, o que a torna ideal para quem sofre com a dolorida e terrível prisão de ventre.

Outros benefícios diversos:

  • Por conter uma excelente concentração de vitamina PP, a endívia pode ajudar na prevenção do Mal de Alzheimer;
  • A endívia é rica em vitaminas, minerais e oligoelementos que atuam sobre o crescimento e a vitalidade, além de prevenir doenças cardiovasculares;
  • A verdura também contém boas quantidades de potássio, ferro, fósforo e selênio. Enquanto o primeiro tem efeito diurético e auxilia no bom funcionamento renal; o fósforo contribui para o bom funcionamento do organismo de maneira geral. Já o selênio e o ferro possuem poderosas propriedades antioxidantes e, portanto, são úteis na prevenção de câncer digestivo;
  • Devido ao seu sabor amargo, a endívia auxilia no estímulo da digestão, agindo diretamente sobre o funcionamento da vesícula biliar;
  • Consumir a endívia de forma frequente também pode auxiliar na limpeza completa do organismo, incluindo a purificação dos rins e a limpeza do aparelho digestivo.
/* ]]> */