Nutrição Vegetais

Ervilha: conheça os seus 11 benefícios para o corpo e bem-estar

As verdinhas são conhecidas no mundo todo por terem sido utilizadas nas experiências de Mendel, o grande cientista que conseguiu comprovar a existência da herança genética. No entanto, a sua fama vai muito além de uma mera cobaia de um dos maiores mestres da biogenética, vamos combinar…

A ervilha é amplamente consumida, principalmente aqui no Brasil, como ingrediente atrativo na composição e coloração de saladas, pratos frios e quentes, inclusive aqueles de poucas calorias, mais comuns entre pessoas que estão em processo de emagrecimento.

Isso porque, além de conter um baixo teor calórico, o pequeno vegetal também pode ser extremamente nutritivo, rico em nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo, como vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, vitamina K, além de minerais como magnésio, potássio, zinco, ferro e cálcio, que podem não só dar aquela forcinha para a perda de peso, como também prevenir e tratar diversos tipos de doenças.

Quer saber mais sobre os benefícios da ervilha para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra como o pequeno vegetal verde pode ser o pontapé inicial para impulsionar sua saúde e boa forma. Vem comigo!

1 – Ajuda a emagrecer

A ervilha pode ser a aliada que você estava procurando para compor a sua dieta de perda de peso. Isso porque, além de suas propriedades antioxidantes, o vegetal também possui baixos índices calórico e glicêmico, o que significa que você pode inseri-lo no seu cardápio diário sem medo de engordar.

Além disso, a ervilha também contém baixas quantidades de gorduras, além de uma excelente fonte de nutrientes como ômega 3, vitaminas do complexo B, C e E, além de betacaroteno, o que significa que ela pode ser ideal para um emagrecimento saudável e rápido, sem causar qualquer tipo de deficiência nutricional que possa levar ao desenvolvimento de doenças.

2 – Previne doenças cardiovasculares

A ingestão regular de ervilhas pode ajudar a equilibrar a pressão arterial e, portanto, melhorar o funcionamento geral do sistema cardiovascular.

Isso porque esses pequenos vegetais verdes possuem funções antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ser essenciais na eliminação de células mortas e na melhora do fluxo sanguíneo, dois fatores essenciais para proteger o coração de problemas como hipertensão, AVC, ataques cardíacos, derrames e aterosclerose.

Ainda, o zinco, vitaminas de complexo B, ácido fólico e homocisteína presentes na composição do vegetal também podem prevenir estresse oxidativo e inflamações, mantendo em dia a saúde das paredes dos vasos sanguíneos e reduzindo a possibilidade de ocorrência de doenças cardíacas.

Além disso, outro nutriente presente no vegetal, chamado de niacina, também pode auxiliar na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) no sangue, o que o torna ideal para prevenir doenças cardíacas.

3 – Melhora a visão

Rica em luteína, um antioxidante essencial para a saúde dos olhos, a ervilha é considerada um ótimo alimento para melhorar a visão e prevenir doenças que possam comprometê-la. Esse nutriente pode ajudar a filtrar a luz que incide sobre os olhos, evitando consequências à região macular da retina.

Portanto, ao consumir o vegetal na sua alimentação, ele pode evitar até mesmo problemas como a degeneração macular, cegueira noturna e catarata, que são mais comuns em pessoas em idade avançada, mas que podem levar à perda de visão.

4 – Fortalece o sistema imunológico

Aumentar a imunidade é essencial para manter a saúde sempre em dia e potencializar o rendimento durante as atividades do dia a dia. Neste caso, a ervilha também pode te ajudar a fortalecer o sistema imunológico e dar mais resistência ao organismo contra diversos tipos de doenças, sejam estas causadas por agentes como vírus, bactérias ou fungos.

Isso porque o vegetal verde é rico em vitamina C, um nutriente com poderosa ação antioxidante, que é capaz de aumentar as defesas do corpo, além de facilitar a absorção de ferro, mineral essencial para proteger o sistema imunológico. Além disso, a vitamina K presente na composição da ervilha também pode atuar de forma positiva na proteção do corpo.

5 – Melhora a saúde mental

A ervilha é rica em minerais essenciais ao bom funcionamento do cérebro e fortalecimento do nosso sistema nervoso. Dentre eles podemos destacar o magnésio, ferro, fósforo, zinco, entre outros, que podem potencializar a nossa função cognitiva, aumentando a capacidade de concentração, memorização e aprendizagem. Além disso, é possível prevenir doenças como demência, Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson.

6 – Promove o ganho de massa muscular

Por serem grandes fornecedoras de proteínas, as ervilhas podem ser consumidas por atletas ou praticantes de atividades físicas para aumentar o ganho de massa muscular. Isso porque o valor proteico encontrado nos vegetais é considerado muito superior ao de suplementos industrializados, o que pode ser de grande ajuda para a construção dos músculos.

7 – Fortalece os ossos

Ainda na lista dos minerais importantes à saúde, o cálcio também faz parte da composição da ervilha, o que a torna ideal para potencializar a formação e fortalecimento dos nossos ossos, dentes e unhas. Além disso, o pequeno vegetal também é rico em vitamina K, um nutriente essencial para auxiliar na indução do cálcio dos ossos.

Por conta dessa composição nutricional, que também possui boas quantidades de vitaminas do complexo B, consumir ervilha também pode ser útil para prevenir doenças como a osteoporose.

8 – Previne o câncer

A ervilha possui alta concentração de fitonutrientes, como é o caso dos polifenois, que são importantes para auxiliar na proteção do corpo contra o desenvolvimento. Especialistas recomendam que o consumo desses nutrientes na alimentação seja de, pelo menos, uma porção diária de 2 mg.

Para se ter uma ideia, uma porção de ervilhas pode oferecer 10 mg de polifenois, o equivalente a um valor muito superior à dosagem indicada. Portanto, se você quer ficar livre dos mais diversos tipos de cânceres, incluindo o de mama, que é o que mais mata mulheres no mundo todo, basta incluir o vegetal na sua rotina alimentar.

9 – Combate o envelhecimento precoce

Se você já cansou de usar cremes rejuvenescedores para retardar o aparecimento dos sinais do avanço da idade que não funcionam, pode encontrar na ervilha uma grande aliada para cuidar da pele e evitar o envelhecimento precoce.

Rica em vitaminas C e E, betacaroteno, polifenois, flavonoides, alfa, ácidos fenólicos, zinco e ômega 3, ela pode te ajudar a ficar livre de rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos por muito mais tempo, além de combater inflamações e melhorar a coagulação sanguínea, deixando a sua derma mais jovem, saudável e bonita.

10 – Controla a diabetes

A ervilha também pode ser uma excelente alternativa para compor a dieta de pacientes diabéticos. Isso porque ela possui baixo índice de açúcares, além de ser uma ótima fonte de fibras e proteínas. Os efeitos do vegetal sobre a resistência de insulina estão relacionados à ação dos componentes anti-inflamatórios e antioxidantes presentes em sua composição.

11 – Regula o intestino

Devido às altas quantidades de fibras presentes em sua composição, a ervilha também pode ser utilizada para combater desconfortos estomacais, principalmente no caso de quem está em uma dieta de emagrecimento, que podem retardar o processo digestório e a eliminação de toxinas pelo corpo.

Sendo assim, ao consumir o vegetal, você pode melhorar a digestão como um todo e evitar todos esses problemas, bem como a prisão de ventre e quadros de diarreias.

/* ]]> */