Nutrição Vegetais

Benefícios da escarola: veja 10 motivos para consumir a partir de hoje

Da mesma família da alface, a escarola também é um vegetal muito popular na mesa dos lares brasileiros. Consumidas desde a antiguidade, principalmente entre nossos antepassados gregos, romanos e egípcios, as largas folhas verde-escuras desta planta, que são consideradas uma espécie de endívia, possuem várias propriedades medicinais e, portanto, pode fazer muito bem à nossa saúde.

O seu sabor marcante, amargo e suave, ao mesmo tempo, além de textura crocante, é muito comum na composição de saladas, sopas, sanduíches, massas e pratos quentes. No entanto, além do gostinho que dá às refeições, é a potente carga nutricional do vegetal que faz com que ele seja tão apreciado no mundo todo.

Originária das Índias Orientais, a escarola pertence à família das Asteráceas e contém entre os seus nutrientes fibras, ferro, cálcio, magnésio, cobre, potássio, zinco, selênio, fósforo, carboidratos, proteínas, manganês, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12), vitamina C, vitamina E e vitamina K, o que quer dizer que a sua inclusão na alimentação de forma frequente pode não só prevenir como também tratar diversos tipos de doenças que possam acometer o nosso organismo.

Quer saber mais sobre os benefícios da escarola para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra o que o vegetal pode fazer pelo seu corpo e bem-estar. Vamos lá?!

Ajuda a emagrecer

Por conter baixo teor calórico, a escarola pode ajudar de forma eficiente na perda de peso, uma vez que, ao incluí-la na alimentação, você pode ingerir menos calorias ao longo do dia.

Além disso, o vegetal é rico em fibras, nutrientes essenciais para aumentar a sensação de saciedade e, portanto, evitar que você coma mais do que deve, e, ainda, para regular o intestino e melhorar a digestão, outros requisitos ideais para uma dieta de emagrecimento.

Faz bem para a gravidez

Poucas pessoas sabem, mas a escarola possui uma excelente quantidade de ácido fólico, um nutriente essencial para a gravidez. Para se ter uma ideia, ao consumir o vegetal, você pode fornecer ao corpo o equivalente a 35% do valor diário recomendado desse nutriente.

O ácido fólico, quando em boas quantidades no organismo, pode evitar anomalias no tubo neural do recém-nascido. Este é formado por estruturas que dão origem ao eixo central do sistema nervoso, na coluna vertebral e cabeça do feto. Seu desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo.

Fortalece os ossos e dentes

Excelente fonte de cálcio, um mineral fundamental para a formação e manutenção da nossa saúde óssea, a escarola também pode ajudar a fortalecer os ossos e dentes e torná-los mais resistentes contra fraturas, lesões ou cáries.

Além disso, devido às boas quantidades de vitamina K e manganês presentes em sua composição, ao consumir o alimento, é possível aumentar a absorção de cálcio pelo organismo. Ainda, você pode ficar livre por muito mais tempo de doenças como artrite e osteoporose.

Protege os olhos

A escarola é rica em antioxidantes, como é o caso dos betacarotenos, que são essenciais para a nossa saúde ocular. Os seus benefícios neste sentido se devem à alta concentração de vitamina A, um nutriente eficaz na prevenção e combate à doenças como a degeneração macular, glaucoma e catarata, que costumam atingir mais comumente pessoas idosas e que, se não tratadas, podem levar à perda total da visão.

Previne a anemia

Por conter boas quantidades de fibras em sua composição, a escarola é conhecida por ajudar a prevenir e tratar a anemia. Isso porque o mineral atua como um tônico para o sangue, auxiliando o processo de produção sanguínea no organismo. Para quem não sabe, a doença é causada justamente pela deficiência de ferro no sangue.

Combate doenças cardiovasculares

A escarola também pode ser uma grande aliada da saúde do nosso sistema cardiovascular. Isso porque o vegetal ajuda no controle da pressão arterial e, ainda, na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL), dois fatores cruciais para proteger o coração de doenças, como é o caso da hipertensão e aterosclerose.

Controla a diabetes

Entre os nutrientes da escarola também está a inulina, um composto que pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Portanto, ela pode ser uma opção muito boa para compor a dieta de pacientes diabéticos ou, ainda, de pessoas com predisposição ao desenvolvimento da doença, como é o caso de quem tem casos dentro da família.

Melhora a digestão

Ainda por conta da inulina presente em sua composição, a escarola também pode ser útil na melhora do funcionamento do nosso sistema digestivo e no desenvolvimento da flora intestinal.

Com isso, há um melhor processo de digestão de fibras, açúcares, amidos e lactose, por exemplo, além de uma melhora da imunidade e proteção da mucosa intestinal de lesões.

/* ]]> */