Emagrecimento Nutrição Vegetais

Fava: veja 8 benefícios para a saúde e perda de peso

A fava é considerada uma das leguminosas mais antigas cultivadas no mundo. Ela é muito consumida nos Estados Unidos, como ingrediente principal do prato típico succotash, uma delícia misturada com milho, mas a sua origem não é americana, pode acreditar. O feijão de fava, como também é chamado, é proveniente do Peru e tem largo consumo na Itália, Índia, Egito e China.

No Brasil, o alimento é mais comumente utilizado no Nordeste. Ele nasce dentro de uma vagem e, além de ser ideal para compor diversas receitas culinárias, também oferece inúmeros benefícios ao corpo, já que é rica em propriedades medicinais.

Entre os seus nutrientes nós podemos destacar as vitaminas do complexo B, vitamina C, carboidratos, amido, magnésio, potássio, ferro, ácidos fólico, fibras, antioxidantes, proteínas, cobre, fósforo, que são importantes para manter o bom funcionamento do corpo, além de conter um baixo teor de gordura e ser livre de gordura saturada, o que significa que consumir a fava também pode ajudar a emagrecer.

A planta possui poucos ramos, folhas compostas ovais arredondadas, de coloração verde ou cinza. O grão é um pouco maior que o feijão e, inclusive, assim como este último, também serve como um bom acompanhante do tradicional arroz que nunca falta na mesa dos brasileiros.

Quer saber mais sobre os benefícios da fava para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que esse poderoso alimento não poderá mais faltar na sua alimentação a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Protege o coração

Por ser rica em fibras, a fava também pode ser um ótimo alimento para manter os níveis de colesterol adequados, assim como as taxas de glicose no sangue.

Portanto, o feijão de fava pode ser considerado um ótimo aliado para reduzir as quantidades de lipoproteína de baixa densidade ou o mau colesterol e, assim, proteger o nosso coração de inúmeros problemas, entre eles, a hipertensão, aterosclerose, derrames, AVCs e ataques cardíacos.

2 – Ajuda na perda de peso

A fava possui boas quantidades de proteínas e fibras, que são nutrientes essenciais para quem quer emagrecer. Segundo um estudo do European Journal of Clinical Nutrition feito com voluntários mostrou que pessoas que consomem refeições ricas em alta proteína e alto teor de fibras são capazes de ver melhores resultados na perda de peso do que aquelas que consumiram em um alto teor de carboidratos  e uma dieta de baixa gordura.

3 – Combate a depressão

Graças às boas quantidades do aminoácido dopamina presentes em sua composição, a fava pode ajudar melhorar o sistema nervoso e combater a depressão e a ansiedade. Ao consumir o alimento, você pode melhorar o humor e evitar o estresse excessivo causado por dias longos e cansativos de trabalho.

4 – Controla o apetite

Com alta concentração de fibras e proteínas, a fava pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade no estômago, o que o torna ideal para quem está em uma dieta de emagrecimento. Esses nutrientes podem controlar o apetite, evitando que se coma mais calorias ao longo do dia.

Além disso, o alimento também possui baixo teor calórico, já que ½ xícara dele em sua versão cozida é capaz de fornecer apenas 95 calorias.

5 – Faz bem para a gravidez

Se você está grávida ou planejando ter um bebê futuramente, ou mesmo em fase de amamentação, vai adorar saber que a fava também pode ser um ótimo alimento para incluir na dieta e tornar ainda mais saudável esse período importante na vida de qualquer mulher.

Isso porque essa leguminosa possui entre os seus nutrientes o cálcio e o ferro, que ajudam a evitar a constipação, problema muito comum durante a gestação, além de fornecer uma boa quantidade de energia à mulher grávida e prevenir a anemia, outra doença muito comum durante essa fase.

6 – Trata o Mal de Parkinson

A fava é um alimento rico em levedopa, uma substância química que você pode encontrar em remédios usados para tratar a doença de Parkinson. Estima-se que 85 gramas do alimento pode lhe proporcionar um rendimento de 50 mg a 100 mg deste produto químico, o que pode ser ideal para aliviar os sintomas da doença.

7 – Previne o envelhecimento precoce

A fava é rica em vitamina C, um nutriente com excelente poder antioxidante. Portanto, ao consumir a leguminosa, você pode combater os radicais livres presentes no organismo, bem como o estresse oxidativo e outros danos causados por eles às células, e prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Sendo assim, você pode ficar livre por muito mais tempo de rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos, entre outros sinais do avanço da idade.

8 – Melhora a digestão

Por ser rica em fibras, a fava é considerado um alimento essencial para potencializar o funcionamento do nosso sistema digestivo e melhorar a digestão como um todo, evitando dores e outros desconfortos estomacais. Além disso, ainda por conta do alto teor de fibras encontrado em sua composição, o chamado feijão de fava pode ser ideal para regular o intestino, ajudando a emagrecer, e evitando problemas como a prisão de ventre, por exemplo.

/* ]]> */