Frutas Nutrição

Benefícios da feijoa: saiba como o fruto pode melhorar a sua saúde

De casca dura e esverdeada, polpa amarela para rosada, há quem diga que a feijoa muito se parece com a goiaba. Talvez, você nunca tenha ouvido falar do pequeno fruto, mas ele é nativo da América do Sul, mais precisamente do Brasil, e além de delicioso, oferece ótimos benefícios à saúde como um todo.

Isso porque possui elevado teor nutritivo, o que significa que ele pode essencial ao bom funcionamento do corpo. Dentre os seus nutrientes estão o cálcio, gorduras naturais, cobre, ferro, magnésioproteínas, manganês, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9), fósforo, zinco e vitamina C.

Portanto, a feijoa pode prevenir e tratar diversos males, além de dar uma forcinha na busca pelo emagrecimento, uma vez que também é pouquíssima calórica. Além disso, ela é bem versátil, geralmente consumida em forma de receitas de geleias, sucos, gelatinas, saladas, entre outras.

Nos próximos parágrafos, você vai conhecer quais são os principais benefícios da feijoa para a saúde e descobrir por que é importante inserir esse poderoso fruto na sua alimentação. Vem comigo!

Faz bem para a gravidez

Se você está grávida ou tentando engravidar, a feijoa pode ser o alimento ideal para tornar essa fase especial da sua vida ainda melhor. Isso porque ela é rica em um nutriente chamado folato, considerado por especialistas como essencial para proteger gestantes contra a anemia, muito comum durante a gravidez e responsável por causar vertigem e fadiga excessiva.

Sendo assim, para ficar livre desses dois problemas, a dica é incluir a feijoa no seu cardápio enquanto espera a chegada do seu filhote, uma vez que ela é rica em ferro.

Combate a prisão de ventre

Por ser rica em fibras, a feijoa também é conhecida por sua eficiência no combate a vários tipos de doenças intestinais, bem como a prisão de ventre. Além de prevenir e aliviar os sintomas da constipação, você também pode aproveitar os seus benefícios para acabar com a flatulência.

Ajuda a emagrecer

A feijoa é uma excelente fonte de iodo. Este mineral é muito importante para pessoas que sofrem com hipotireoidismo e bócio, já que são enfermidades causadas pela deficiência dele. Além disso, para quem não sabe, a ausência de iodo no organismo pode levar à desaceleração do metabolismo, o que significa que você também pode ganhar peso.

Portanto, se você quer manter o seu metabolismo funcionando adequadamente e, consequentemente, perder peso sem sofrer, a dica é inserir a feijoa na sua alimentação diária. Ainda, como falamos no início desse artigo, o fruto é pouquíssimo calórico, comprovando mais uma vez os seus benefícios na busca pelo emagrecimento.

Potencializa a memória

Ao incluir a feijoa na sua rotina alimentar, automaticamente você pode estimular o melhor funcionamento cerebral e, com isso, retardar o aparecimento de problemas relacionados ao avanço da idade cognitiva associada ao declínio, como é o caso do Mal de Alzheimer e da demência.

Sendo assim, o fruto pode ser uma boa opção para compor o cardápio diário de idosos, que costumam ser os mais afetados por esses quadros clínicos.

Previne o envelhecimento precoce

Graças às suas vitaminas ricas em propriedades antioxidantes, a feijoa pode ajudar a diminuir o estresse oxidativo das células e os danos provocados pela ação dos radicais livres no organismo. Na prática, isso quer dizer que pode-se eliminar os efeitos desses agentes no corpo e combater o envelhecimento precoce.

Combate o câncer

Ainda por conta da presença dos antioxidantes presentes em sua composição, que combatem o estresse oxidativo, a feijoa também ajudar a prevenir o câncer, inclusive o de mama, que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo.

Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C presente na composição da feijoa pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Por isso, ao consumir o fruto regularmente no seu dia a dia, é possível aumentar as defesas do organismo e combater doenças comuns, como é o caso de gripes e resfriados, por exemplo.

Melhora a saúde e beleza da pele

Devido aos seus poderes hidratantes, a feijoa é bastante utilizada na fabricação de produtos e cosméticos na indústria de beleza. Geralmente, o seu extrato e polpa, até mesmo as suas sementes, servem como esfoliantes naturais para a pele, limpando-a e hidratando-a profundamente. O resultado é uma derma mais macia, bonita e saudável por mais tempo.

Combate a depressão

Como você já leu até aqui, a feijoa é rica em nutrientes, entre vitaminas e minerais, essenciais ao bom funcionamento do corpo, inclusive do cérebro. Por isso, além de potencializar a memória e combater diversos males à saúde mental, consumir o fruto também pode combater a depressão.

Um dos nutrientes que contribuem para isso é o resveratrol, que ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

/* ]]> */