Frutas Nutrição

Vermelha, pequena e saborosa: veja os benefícios da framboesa para a saúde

Hits do verão, as frutas vermelhas estão sempre entre as melhores opções para refrescar nos dias mais quentes do ano, além de oferecer uma boa dose de sabor e prazer ao paladar. Entre elas está a framboesa, que além de deliciosa, e também pode trazer uma série de benefícios à nossa saúde.

Para se ter uma ideia, a pequena frutinha, de cor viva, sabor doce e textura macia que nós conhecemos, foi apontada em uma pesquisa com mais de 15 mil mulheres feita pela Sociedade Americana para Nutrição de San Diego, nos Estados Unidos, como um alimento ideal para “blindagem cerebral”.

Ou, seja, ao inserir apenas uma porção de framboesa por dia na dieta, você pode potencializar a capacidade do seu cérebro, inibindo o aparecimento de problemas que acontecem no decorrer dos anos, como os famosos “apagões” de memória e a dificuldade de concentração, muito comuns quando ficamos mais velhas.

Além disso, por ser rica em vários nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, como fibras, potássio, ferro, ácido fólico, bioflavonoides, vitamina C, ela também pode prevenir e tratar diversas doenças, inclusive o câncer, independe da variedade, já que a fruta também pode ser encontrada nas variedades roxa, rosa, preta, laranja, amarela e até branca.

Quer saber mais sobre os benefícios da framboesa para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que a pequena e saborosa frutinha não pode faltar no seu cardápio diário!

Ajuda na perda de peso

Com excelente fonte de manganês e fibras, a framboesa pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade, retardando o processo digestivo e fazendo com que se coma menos e, portanto, auxilie no emagrecimento.

Além disso, o manganês é considerado um mineral capaz de manter a sua taxa metabólica alta, o que significa que ele atua de maneira eficiente na queima de gordura. Por isso, se você está em busca de algo que possa te ajudar a enxugar alguns quilinhos extras que estão incomodando da silhueta, a framboesa pode ser a melhor das opções para inserir na dieta.

Previne o envelhecimento precoce

Quer se livrar das rugas e linhas de expressão? Então, pode começar a pensar na ideia de incluir a framboesa no seu cardápio diário, já que a frutinha é considerada uma “mágica” que desaparece com os sinais do envelhecimento.

Isso porque ela é rica em propriedades antioxidantes, graças à vitamina C presente em sua composição, que atuam diretamente no combate aos radicais livres, os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. Sendo assim, ao consumi-la diariamente ou até utilizá-la como máscara facial natural, você pode acabar com as rugas, linhas de expressão, manchas ou descoloração causadas pelo avanço da idade.

Melhora a saúde dos olhos

Ainda pelo fato de conter boas quantidades de vitamina C e antioxidantes em sua composição, a framboesa também pode ajudar a melhorar a visão como um todo. Por isso, se você inserir apenas três unidades de framboesa na sua alimentação diária, pode combater e prevenir diversos males que acometem a retina dos olhos, como é o caso da degeneração macular, doença que costuma atingir pessoas em idade avançada.

Previne o câncer

Por conter ácido elágico, a framboesa também pode ser uma grande aliada na prevenção do câncer, inclusive o de mama, maior causador de mortes de mulheres não só aqui no Brasil como também em todo o mundo.

Isso porque essa substância, por neutralizar os radicais livres, é considerada eficiente na reparação de danos às membranas celulares, evitando desenvolvimento de tumores.

Veja também

Fortalece o sistema imunológico

Mais uma vez, graças aos antioxidantes presentes em sua composição, a framboesa é considerada uma fruta eficaz no aumento da imunidade, aumentando as defesas do corpo contra uma série de doenças, desde as mais simples, como gripes ou resfriados, até os quadros clínicos mais graves, como é o caso do câncer.

Faz bem à saúde feminina

A framboesa tem os seus benefícios à saúde feminina de um modo geral em vários estudos e pesquisas, tanto no Brasil quanto no exterior. A frutinha é considerada uma “amiga” para mulheres solteiras ou grávidas e lactantes.

Dentre os seus efeitos positivos no corpo feminino estão a regulação do ciclo menstrual, redução dos fluxos menstruais, alívio de náuseas (comuns na fase da chamada “doença da manhã”, no início da gravidez), evita hemorragias, reduz a dor e ajuda no parto, aumenta a produção de leite materno, entre outros.

Por isso, se você é mulher e quer manter a sua saúde sempre em dia e melhorar a qualidade de vida, não se esqueça de inserir pequenas porções da framboesa no seu cardápio diário.

Protege o coração

Alta fonte de potássio, a framboesa também pode ajudar a proteger o coração, auxiliando no seu bom funcionamento e prevenindo diversos males que possam acometê-lo, como é o caso de ataques cardíacos, hipertensão, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), arteriosclerose, entre outros. Isso porque o mineral é conhecido por melhorar a circulação sanguínea e controlar a pressão arterial, fatores cruciais para manter longe qualquer tipo de doença cardíaca.

Combate inflamações

Dentre os principais nutrientes encontrados na framboesa estão as antocianinas, substâncias que além de darem cor às frutas, plantas e vegetais, também possuem efeitos anti-inflamatórios. Ou seja, ao consumir a fruta, você pode combater diversas inflamações, inclusive gota e artrite, tratando e prevenindo crises.

Para isso, especialistas e médicos recomendam que a framboesa seja ingerida em sua versão crua, seja misturada em molhos de comida ou até sucos, dependendo do seu gosto.

Evita cáries

Se você adora cuidar do seu sorriso, vai ficar feliz em saber que consumir framboesa também pode ajudar a tornar os seus dentes ainda mais bonitos e saudáveis. Com a fruta é rica em cálcio, um mineral essencial à manutenção dos ossos e dentes, ela pode ser incluída na alimentação para evitar diversos danos à saúde bucal, incluindo a cárie.

Auxilia na digestão

Como você já sabe até aqui, a framboesa é rica em fibras, nutrientes essenciais para melhorar o funcionamento do nosso sistema digestivo. Sendo assim, ao inseri-la na dieta, você pode evitar gases e dores estomacais, além de combater problemas no trato intestinal, como a prisão de ventre, por exemplo.