Frutas Nutrição

Benefícios da groselha: saiba o que a frutinha vermelha pode fazer pela sua saúde

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Mais uma da série de frutas vermelhas, a groselha é uma das mais benéficas à saúde. Pequena e poderosa, ela é altamente nutritiva e pode ser essencial quando o assunto é aumentar os cuidados com o nosso corpo e bem-estar.

Poucas pessoas já vira uma dessas de perto, mas a sua polpa doce e suculenta tende a marcar o paladar, principalmente para quem ama frutas vermelhas. Entre os seus nutrientes podemos encontrar vitamina A, vitamina C, magnésio, ferro, potássio, cálcio, fibras, além de antioxidantes, que são capazes não só de prevenir como também tratar diversas doenças que acometem a saúde. Dentre as mais leves podemos citar infecções urinárias e, entre os quadros clínicos mais graves, a diabetes.

Portanto, se você quer potencializar a sua saúde e bem-estar e ficar livre desses e outros problemas, a dica é inserir a groselha na sua alimentação agora mesmo. A boa notícia é que, além de saborosa, a frutinha também é bastante versátil, podendo ser consumida tanto na sua forma in natura como ingrediente principal de diferentes receitas na cozinha.

Quer saber mais sobre os benefícios da groselha para a saúde? Então, continue de olho nesse artigo e entenda por que a fruta não pode faltar no seu cardápio diário a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Melhora a visão

Por conter boas quantidades de vitamina A em sua composição, além de antioxidantes como o caroteno, consumir groselha pode fazer muito bem à saúde. Esses nutrientes podem ajudar a combater vários problemas nos olhos, como a degeneração macular e a cegueira noturna, que costumam acometer pessoas em idade mais avançada.

Ainda, ao proteger a retina, os nutrientes presentes na fruta também podem evitar a vermelhidão e a coceira, além de auxiliar na lubrificação dos olhos, combatendo a secura que tantas pessoas reclamam, principalmente as que passam muito tempo na frente do computador.

Problemas como miopia e catarata também podem ser prevenidos, uma vez que as propriedades da groselha podem agir reduzindo a tensão intra-ocular.

2 – Controla a diabetes

Rica em crômio, a groselha pode ajudar a regular o metabolismo dos carboidratos, o que significa que o corpo pode responder melhor à insulina, reduzindo os níveis de glicose no sangue. Sendo assim, consumir a fruta pode não só ajudar a controlar a diabetes como também preveni-la, já que ela diminui os níveis de açúcares absorvidos pelo corpo.

Além disso, graças à vitamina C presente em sua composição, a groselha também pode ajudar a melhorar o funcionamento do pâncreas, regulando a glicose no sangue e reduzindo os níveis de albumina no corpo.

3 – Previne o envelhecimento precoce

Devido à sua excelente fonte de antioxidantes, a groselha também pode ser utilizada para combater os radicais livres no nosso organismo, principais causadores do envelhecimento precoce, e prevenir os sinais do avanço da idade na pele, como rugas, linhas de expressão e manchas.

Além disso, por ser rica em vitamina A, ao consumir a fruta, é possível estimular a produção de colágeno e manter a elasticidade da pele por mais tempo, tornando-a mais jovem e saudável.

4 – Aumenta a imunidade

Mais uma vez, por conta da vitamina C presente em sua composição, a groselha pode ajudar a aumentar a imunidade, fortalecendo as defesas do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, principais responsáveis por uma série de doenças.

Sendo assim, ao inseri-la na alimentação, é possível combater várias infecções, como é o caso das gripes ou resfriados, até doenças mais graves, como o câncer. Ainda, a frutinha pode auxiliar no aumento da contagem de células brancas do sangue, a principal linha de defesa do sistema imunológico.

5 – Faz bem para o cabelo

Outro dos benefícios que a vitamina C presente na composição da groselha pode trazer é manter a saúde dos nossos cabelos sempre em dia. Sendo assim, ao utilizar a fruta na forma de óleo ou consumi-la em sua forma in natura, você pode evitar a perda de cabelo, opacidade dos fios ou o efeito grisalho prematuro.

6 – Melhora a saúde bucal

Está com problemas com mau hálito? Pois bem! Talvez, você ainda não saiba, mas a groselha pode ser ideal para combater o problema e deixar as suas conversas e até o beijo no (a) parceiro (a) mais agradáveis. Ao consumir a frutinha, você pode melhorar a sua saúde bucal e eliminar bactérias ou infecções que estejam causando maus odores no seu hálito.

Ainda, os nutrientes presentes na fruta, como é o caso da vitamina C, podem prevenir cáries e melhorar as cavidades, além de curar tecidos da gengiva, fatores essenciais para se manter livre do mau hálito.

7 – Previne problemas urinários

Se você sofre de problemas renais, a groselha também pode ajudar a combatê-los, já que possui propriedades diuréticas. Ao consumir a fruta, você pode aumentar a frequência das micções e, consequentemente, liberar as toxinas através da urina.

Sendo assim, será possível ficar livre de infecções, já que sem as toxinas não haverá o crescimento de bactérias.

8 – Melhora a saúde mental

Ainda por conta da vitamina C, a groselha também pode ajudar a potencializar a saúde do seu cérebro, contribuindo para a melhora da sua capacidade cognitiva. Na prática, isso quer dizer que os efeitos antioxidantes da vitamina podem nutri-lo e, com isso, melhorar a sua memória e concentração, além de prevenir doenças no sistema nervoso, como é o caso do Mal de Alzheimer.

9 – Protege o coração

A groselha possui ferro em sua composição, um mineral essencial para produção de novas células vermelhas de sangue. Sendo assim, ao ingerir a frutinha, você pode melhorar a circulação sanguínea e manter as artérias limpas, o que reduz os riscos de acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos.

Além disso, a groselha também tem o poder de reduzir a pressão arterial e prevenir a ocorrência de doenças como afecções da artéria coronária e arteriosclerose. Por isso, se você quer proteger o seu coração e mantê-lo sempre saudável, não deixe de incluir a groselha na sua alimentação diária.

10 – Reduz o colesterol

Devido à pectina presente em sua composição, a groselha também pode ajudar a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea. Isso porque essa substância inibe a agregação plaquetária, o que promove a baixa do LDL e aumento do HDL (bom colesterol). O maior benefício disso é a proteção do sistema cardiovascular, que passa a funcionar melhor sem o risco de sofrer com o entupimento das artérias.

/* ]]> */