Frutas Nutrição

Conheça os 10 benefícios da grumixama para a saúde

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Apesar de tipicamente brasileira, a grumixama ainda é pouco conhecida e, portanto, menos presente nas mesas do país. Também chamada de grumichaba, grumixameira, grumiçava e gurumichaba, a fruta é prima da pitanga e nativa da Mata Atlântica. Em alguns lugares, ela é conhecida como “cereja brasileira”, por ter uma aparência bem semelhante com a frutinha vermelha, que você já leu sobre aqui no blog.

O nome da grumixama vem da palavra “guamichã”, originada da língua tupi-guarani, carregando o significado de “pega na língua”, graças à sua textura palatável e sabor exclusivo. Para além disso, a fruta é extremamente benéfica à saúde, contendo em sua composição inúmeros nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, como vitamina C, vitaminas do complexo B, flavonoides, niacina, entre outros.

Sendo assim, é válido dizer que a grumixama possui propriedades medicinais importantíssimas à saúde, como diuréticas, energizantes, antioxidantes, expectorantes, anti-inflamatórias, adstringentes, aromáticas e aperientes, que ajudam a prevenir e tratar diversos males que acometem o nosso organismo.

Além de nutritiva e saborosa, a fruta também é bastante versátil, podendo ser consumida em sua forma in natura como no preparo de receitas, como geleias, sucos e compotas. Quer saber mais sobre os benefícios da grumixama para a saúde? Então, continue lendo esse artigo e descubra por que a frutinha brasileira não pode mais faltar na sua alimentação a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Previne o envelhecimento precoce

Por ser rica em antioxidantes, a grumixama pode ser usada como uma fruta aliada na proteção das células contra a ação oxidantes dos chamados radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e causadores de vários tipos de doenças no organismo.

Sendo assim, ao consumi-la, é possível evitar danos na estrutura das células, prevenindo rugas, linhas de expressão e manchas mais comuns em fase de idade avançada e que podem aparecer de forma precoce na pele. O resultado é de uma pele mais saudável, bonita e jovem.

2 – Combate doenças cardiovasculares

Ainda por conta dos antioxidantes presentes em sua composição, a grumixama também pode ajudar a combater vários tipos de doenças cardiovasculares, como arteriosclerose, hipertensão, AVCs e ataques cardíacos. Isso porque as suas propriedades são capazes de eliminar os radicais livres presentes no organismo, principais causadores de problemas no coração.

3 – Previne o câncer

Muitas frutas são consideradas como alimentos anti-cancerígenos, isso graças às suas propriedades antioxidantes. Portanto, a grumixama também pode ser uma grande aliada na prevenção do câncer, inclusive o de mama, que mais acomete mulheres no mundo todo.

Os antioxidantes possuem o papel fundamental de atuar na proteção das células do organismo, evitando danos na sua estrutura causados pelos radicais livres.

4 – Trata a tosse

Por conter propriedades expectorantes, a grumixama pode ajudar, como o próprio nome já diz, na expectoração, ou seja, eliminação das secreções do sistema respiratório. Na prática, isso quer dizer que a fruta pode ser inserida na alimentação quando a ideia é prevenir e tratar doenças respiratórias, como a tosse, uma vez que remove do organismo as impurezas do ar inspirado.

5 – Faz bem para a saúde da pele

Graças às excelentes quantidades de vitamina C encontrada na grumixama, a fruta também é capaz de oferecer ação adstringente ao organismo quando consumida regularmente.

Isso significa que ela pode ser usada como grande aliada da saúde e beleza da pele, sendo ideal para auxiliar na cicatrização de feridas, limpar e tonificar a pele, fechar a temporariamente os poros e ajudar no controle da oleosidade, evitando problemas como a acne.

6 – Melhora os rins

A grumixama possui propriedades diuréticas, o que quer dizer que ela pode ser consumida para atuar no melhor funcionamento dos rins, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário.

Por conta disso, ao consumir a fruta diariamente, você pode consumir a eliminação dos eletrólitos, como potássio e sódio, ajudando no combate a problemas como hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou cirrose hepática. Para quem não sabe, perda de sódio pode provocar a redução do líquido extracelular.

7 – Combate o estresse

Por atuar diretamente na produção dos hormônios ligados ao sistema nervoso, consumir a grumixama pode ajudar a aliviar os sintomas do estresse excessivo, podendo ser capaz de trazer mais tranquilidade e sensação de alívio depois de dias mais cansativos de trabalho.

8 – Melhora a digestão

Consumir grumixama pode também participar no processo de digestão e atuar na absorção de carboidratos, proteínas e gorduras, além da produção de energia a partir destes. Sendo assim, você pode melhorar o funcionamento do sistema digestivo de forma eficaz apenas comendo a fruta diariamente.

9 – Melhora o apetite

Graças às suas propriedades aperientes, a grumixama pode ajudar a devolver o apetite, sendo ideal para ser consumida até mesmo por crianças que têm problemas com alimentação.

10 – Combate a retenção líquida

Por ajudar na remoção das substâncias químicas tóxicas do organismo, comer a grumixama pode auxiliar no combate à retenção líquida, podendo evitar os terríveis inchaços na barriga que dão a sensação de aumento de peso. Sendo assim, você pode eliminar aqueles terríveis quilinhos extras da balança!

/* ]]> */