Frutas Nutrição

Confira os 13 surpreendentes benefícios da jaca para a sua saúde

Consumir frutas regularmente na alimentação faz muito bem à saúde. Porém, algumas delas tendem a estar mais presentes na nossa mesa se comparada à outras, talvez por falta de conhecimento de nossa parte sobre as suas propriedades nutricionais e medicinais ou mesmo por seu custo mais alto em relação às mais populares, como a banana e a maçã, por exemplo.

É o caso da jaca, assunto do nosso artigo de hoje. A fruta, de casca verde com projeções espinhosas, carne branca, macia e adocicada, não é tão consumida em algumas regiões do país, mas pode ser a aliada que você está procurando para turbinar o funcionamento correto do corpo.

Rica em nutrientes essenciais à saúde, como vitaminas A, do complexo B, C, E, K, e inúmeros minerais importantes para o corpo, como o cálcio, ferro, cobre, manganês, fósforo, magnésio, iodo, eletrólitos, carboidratos, fitonutrientes, fibras, gorduras (boas) e proteínas, a fruta pode não só prevenir como também tratar diversos males que acometem o nosso organismo, desde as mais simples, como a anemia, até os quadros clínicos mais graves, como é o caso do câncer.

Portanto, se você quer saber quais são os principais benefícios da jaca para a saúde, continue lendo esse post até o final e descubra por que a fruta não pode faltar na sua rotina alimentar a partir de agora. Vem comigo!

1 – Previne o envelhecimento precoce

Devido às propriedades antioxidantes presentes em sua composição, a jaca pode ajudar a combater o envelhecimento precoce da pele, prevenindo e eliminando os radicais livres causadores de rugas, linhas de expressão e manchas, tornando a sua derma mais jovem, saudável e bonita por muito mais tempo.

Os seus benefícios neste sentido são tão eficientes que o uso da fruta para melhorar a saúde da pele pode ser feito tanto através da sua ingestão regular quanto por meio da sua aplicação, na forma de máscaras hidratantes. Além de evitar os sintomas decorrentes do envelhecimento, ter a jaca presente na sua alimentação pode auxiliar no combate aos efeitos causados pela radiação UV, deixando a pele sempre protegida das agressões do sol.

Ao mesmo tempo, a água presente na fruta também pode contribuir para a hidratação da pele, tornando-a mais macia e bonita.

2 – Faz bem para os cabelos

Você é vaidosa e ama cuidar dos seus cabelos? Pois, então, saiba que a jaca pode ser a sua aliada para deixar os fios mais bonitos, saudáveis, brilhosos e macios por mais tempo. Isso porque a fruta é rica em vitamina A, nutriente essencial para manter a saúde das nossas madeixas sempre em dia, capaz de deixá-las brilhosas e hidratadas, além de reparar o aspecto seco e quebradiço que elas adquirem com o passar dos dias.

Ainda, outros nutrientes presentes na composição da jaca também podem agir sobre a circulação sanguínea do couro cabeludo, melhorando a irrigação dos folículos pilosos e, portanto, fazendo com que os fios nasçam e cresçam mais saudáveis e fortes.

3 – Fortalece o sistema imunológico

Graças à presença da vitamina C em sua composição, consumir a jaca também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo e tornando-o menos propício ao desenvolvimento de doenças, sejam estas causadas por bactérias, vírus ou fungos.

Isso porque a vitamina C é rica em propriedades antioxidantes, que são capazes de combater os radicais livres presentes no nosso organismo, principais causadores de malefícios à saúde.

Além disso, outros nutrientes presentes na fruta, como os minerais magnésio, cobre e manganês, pode fortalecer o sangue e otimizar a absorção de ferro, o que significa que você pode ficar livre de enfermidades como resfriados e gripes, além de prevenir a anemia, doença causada pela deficiência de ferro.

Quem optar pelo consumo regular de jaca também pode obter outros benefícios como a redução da fadiga, cansaço constante ou desmaios.

4 – Fornece energia ao corpo

Você malha ou pratica alguma atividade física de forma regular? Pois bem! Se você ainda não sabia, a jaca pode ajudar a melhorar o seu rendimento nos treinos, potencializando a qualidade dos exercícios através de seus carboidratos e calorias amigas, além de sua frutose e sacarose (açúcares simples), que servem para fornecer energia de forma rápida e, portanto, melhorar a performance nas atividades de musculação ou para resistência cardiorrespiratória.

Para isso, basta que você consuma pelo menos 100 gramas da fruta na sua dieta, o que significa que estará ingerindo 2 gramas de carboidratos. O resultado será de uma maior energia para realizar os treinos, ajudando na hipertrofia, ou seja, ganho de músculos.

5 – Ajuda a perder peso

Mais uma vez, para as mulheres vaidosas que adoram cuidar do corpo e boa forma, a jaca pode ser uma ótima aliada não só para potencializar os treinos na academia e fazer os músculos ficarem maiores, tonificados e bem definidos, como também ajudar no emagrecimento.

Isso porque, além de não conter gorduras saturadas, que são prejudiciais à perda de peso, a fruta ainda possui baixo percentual de sódio, o que significa que pode evitar a retenção líquida e os incômodos inchaços causados por esta, o que também contribui para a diminuição de alguns dígitos na balança.

Além disso, as fibras presentes em sua composição também são capazes de ajudar no melhor funcionamento do intestino, auxiliando no processo de digestão e promovendo a eliminação das toxinas do organismo. Ainda, é possível combater os radicais livres responsáveis pelo retardamento do metabolismo, outro motivo que mais comumente nos leva a engordar.

Outro benefício da jaca para o emagrecimento é que a fruta é considerada pouquíssimo calórica, o que ajuda na contagem de calorias conforme as refeições e porções ingeridas. No entanto, vale ressaltar que a fruta nunca deve ser consumida de forma exagerada, já que ela é rica em açúcares que, apesar de simples, quando ingeridos excessivamente, podem contribuir para o ganho de peso.

6 – Previne o câncer

Um dos benefícios mais conhecidos da jaca é a sua ação anticâncer, que é possível graças aos flavonoides, antioxidantes e fitonutrientes presentes em sua composição. Isso porque esses nutrientes podem atuar diretamente no combate à ação dos radicais livres, responsáveis por causar o estresse oxidativo das células no organismo.

Além disso, eles também possuem o papel fundamental de eliminar as toxinas causadoras de diversas doenças no corpo, como é o caso do câncer. Por isso, ao consumir a jaca regularmente, é possível prevenir diversos tipos desta doença, como é o caso do câncer de cólon, de pulmão, de mama (o que mais mata mulheres no mundo todo), entre outras doenças degenerativas.

7 – Protege o coração

Por ajudar na melhora da frequência dos batimentos cardíacos e comportamento geral do coração, é possível afirmar que o consumo de jaca pode ser ideal para proteger o órgão vital de inúmeros problemas, como ataques cardíacos, hipertensão e acidentes vasculares cerebrais, além de melhorar a pressão arterial.

Esse benefício acontece por conta do potássio presente na fruta, que é capaz de controlar os níveis de sódio no sangue. Para quem não sabe, o excesso desse sódio no organismo pode levar ao desequilíbrio da pressão arterial, levando aos problemas mencionados anteriormente.

Além disso, os demais nutrientes presentes na jaca, como as vitaminas do complexo B, por exemplo, podem auxiliar na diminuição dos níveis de homocisteína na corrente sanguínea, outro fator que torna a fruta tão importante para a saúde e proteção do nosso coração.

8 – Melhora o funcionamento do intestino

Graças às fibras presentes em sua composição, incluir a jaca na alimentação diária pode ajudar na melhora da flora intestinal, o que quer dizer que você pode, finalmente, ficar livre dos desconfortos abdominais e inchaços causados por eles.

Além disso, se você sofre com a terrível prisão de ventre, poderá se beneficiar dos efeitos laxativos da jaca, tornando a digestão muito mais fluida e as idas ao banheiro menos dolorosas. Ainda, consumir jaca pode auxiliar também na prevenção de gastrites e úlceras.

9 – Faz bem aos olhos

A jaca é uma excelente fonte de vitamina A e propriedades antioxidantes. Sendo assim, consumi-la pode favorecer a melhora e proteção da nossa visão, além de potencializar a saúde dos olhos como um todo.

Na prática, ao inserir a fruta na sua rotina alimentar, você pode proteger a retina e prevenir diversos males que possam acometê-la, como é o caso da degeneração macular e catarata, problemas comuns principalmente em idosos.

Isso porque ela contém betacaroteno em sua composição, que é convertido em vitamina A, um nutriente essencial para a saúde dos olhos. Por isso, além de evitar o desenvolvimento dos problemas citados anteriormente, também é possível prevenir infecções e degenerações nas córneas e membranas mucosas.

Ainda, se até agora você ainda não se sentiu satisfeita com esses motivos para passar a comer mais jaca a partir de hoje, é bom que você saiba também que a fruta pode atuar na proteção dos olhos contra os raios UV, que ajuda a preservar a nossa retina.

10 – Melhora o sistema respiratório

Muita gente não sabe, mas não só a jaca em si pode ajudar a melhorar a nossa saúde, mas também a sua raiz. Inclusive, o famoso chá da raiz da jaca é muito indicado por especialistas para proteger os nossos pulmões contra a poluição e combater os sintomas da asma.

Além disso, a mesma bebida também pode auxiliar na melhora da respiração, uma vez que libera as vias respiratórias. Portanto, se você sofre com asma, já deve saber que ela não tem cura, mas, pelo menos, pode ter as crises controladas apenas consumindo a jaca ou a sua raiz.

11 – Fortalece os ossos

Por conter uma boa quantidade de cálcio e magnésio em sua composição, minerais essenciais para a formação e manutenção do tecido ósseo, consumir a jaca também pode ajudar a fortalecer os ossos e prevenir diversos tipos de doenças que possam acometê-los, como é o caso da osteoporose.

Além disso, graças ao potássio também encontrado facilmente na fruta, é possível evitar a perda de cálcio, o que é um ponto positivo para preservar a densidade óssea.

Se você tem predisposição à problemas nos ossos ou pratica atividades físicas intensas, o ideal é incluir pelo menos uma porção de jaca na sua dieta diariamente para ajudar na saúde e resistência dos ossos.

12 – Controla a tireoide

Comer jaca de forma regular também pode auxiliar no controle dos níveis dos hormônios da tireoide, contribuindo para a prevenção de diversos males no corpo. Para quem não sabe, quando há um desequilíbrio nesses hormônios, além de problemas de saúde, podem acontecer diversos outros ligados à estética, como o aumento ou perda de peso (hipotireoidismo ou hipertireoidismo, respectivamente).

13 – Alivia hemorroidas

Muitas pessoas sofrem com as dolorosas hemorroidas, mesmo sem que saibamos, de fato. Portanto, é importante que se saiba que o consumo de jaca pode ajudar a reduzir os sintomas e desconfortos causados pelo problema, além dos inchaços comuns na região anal.

Isso porque a fruta contém entre as suas propriedades nutricionais as fibras, que ajudam na melhor eliminação das fezes e evitam dores, sangramentos e outros tipos de desconfortos durante a excreção.

/* ]]> */