Nutrição Vegetais

Jicama: entenda a importância de incluir o vegetal na alimentação

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Talvez, você nunca tenha ouvido falar dela antes, mas, no artigo de hoje, você vai saber um pouco mais sobre a jicama. Da mesma família dos feijoeiros, o tubérculo também é conhecido como inhame feijão, paquirrizo, jacatupé, feijão batata, feijão macuco, ahipa, jiquima, batata chinesa e batata d’água, entre outros nomes, todos oriundos de alguma cultura.

Entre as suas características principais podemos citar a raiz comestível, bem semelhante a um nabo grande e de cor marrom claro, polpa branca carnuda e textura crocante, desta vez, mais parecida com batata crua ou pera. O sabor é levemente adocicado e marcante, ao mesmo tempo.

Com o nome científico Pachyrhizus erosus, a jicama é oriunda das Américas Central, Caribe, do Sul da Ásia e algumas partes dos Andes sul-americanos, sendo bastante cultivada sob climas semitropicais e tropicais.

Normalmente, o vegetal é consumido nas formas cozida ou crua, além de ser bastante popular no preparo de receitas de pratos salgadas ou doces nas cozinhas de todo o mundo. No entanto, é válido lembrar que as suas sementes e folhas são consideradas tóxicas, por conta da presença de uma substância chamada rotenoma em sua composição.

Por outro lado, o consumo de suas vagens jovens é liberado, podendo ser usadas como legumes na alimentação, já que esse alimento é rico em nutrientes como amido e proteínas. Outros nutrientes que podem ser obtidos pelo corpo através da jicama são a vitamina C, potássio, cálcio, ferro e fósforo, que podem ajudar a tratar e prevenir diversos males que afetam a nossa saúde.

Quer saber mais sobre os benefícios da jicama para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que o vegetal não pode mais faltar na sua alimentação a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Ajuda a emagrecer

Por conter baixo índice calórico, podendo fornecer ao corpo apenas 35 calorias para cada 100 gramas de alimento, a jicama pode ajudar na perda de peso de maneira saudável e eficiente.

Além disso, com alta concentração de fibras, consumir o vegetal pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade no estômago, o que é ideal para se ingerir menos calorias ao longo do dia, e, ainda, regular o intestino, outro fator crucial para quem quer emagrecer.

2 – Controla a diabetes

Mais uma vez, por conta da alta quantidade de fibras presentes em sua composição, a jicama também pode ser incluída na dieta de pacientes diabéticos para controlar os níveis de açúcar no sangue e, portanto, evitar o agravamento da doença.

Além disso, o alimento também pode ser incluído na dieta de pessoas predispostas à diabetes, ou seja, que possuem casos da doença na família, e que podem consumi-lo como uma forma de preveni-la.

3 – Previne o câncer

Rica em vitamina C, a jicama também pode ser um alimento ideal para prevenir vários tipos de cânceres, inclusive, o de mama, que mais mata mulheres no Brasil e no mundo todo. Isso porque esse nutriente é rico em propriedades antioxidantes, que podem combater os radicais livres causadores de mutações no DNA, evitando que as células danificadas se transformem em tumores que possam levar ao desenvolvimento do câncer.

4 – Melhora a digestão

Outro benefício notado pela presença das fibras na composição da jicama é o seu poder de potencializar o funcionamento do nosso sistema digestivo. Ao consumir o alimento, você pode melhorar a digestão como um todo, prevenindo problemas como dores no estômago, gastrites, úlceras, flatulência, além da prisão de ventre e diarreias.

5 – Faz bem para a pele

A jicama é rica em antioxidantes, graças à alta concentração de vitamina C presente em sua composição. Sendo assim, ao inserir o alimento na sua dieta, é possível também cuidar da saúde e beleza da pele, uma vez que esses nutrientes são essenciais no combate aos radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da derma.

Portanto, se você quer ficar livre por mais tempos de problemas como rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos, entre outros sinais típicos do avanço da idade, basta aproveitar os benefícios da jicama.

Veja outros benefícios da jicama:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Alivia os sintomas da asma;
  • Previne infecções gastrointestinais;
  • Fortalece os ossos;
  • Combate a doença da gota.
/* ]]> */