Emagrecimento Nutrição Vegetais

Lentilha: confira 10 excelentes benefícios ao corpo e bem-estar

A lentilha costuma um daqueles alimentos esquecidos no nosso dia a dia, mas vira estrela no fim de ano, deixando a ceia mais saborosa nas celebrações de Natal e Ano Novo.

No entanto, o que muita gente não sabe é que o grão está muito além de um prato saboroso e perfeito para datas especiais, já que é extremamente nutritivo e, portanto, muito benéfico à saúde.

De origem asiática, a lentilha faz parte da categoria das leguminosas, mais especificamente da espécie Lens ensculenta, e é considerada também um dos alimentos mais antigos cultivados do mundo, sendo, inclusive, citado na Bíblia.

Estudiosos acreditam que a leguminosa já fazia parte da base alimentar de vários povos ancestrais há, pelo menos, 8.000 anos devido à facilidade de acesso ao produto e ao baixo custo, os mesmos motivos pelos quais ele continua sendo amplamente procurado.

O alimento é rico em diversos nutrientes essenciais à saúde, dentre eles, carboidratos, proteínas, fibras, lipídeos, ácido fólico, tiamina, vitamina B6, ácido pantotênico, riboflavina, niacina, vitamina C, vitamina E, vitamina K, ferro, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, magnésio, cálcio e selênio, o que quer dizer que consumi-lo diariamente, e não só no fim de ano, pode ajudar a tratar e prevenir diversos tipos de doenças que acometem o nosso corpo.

Além disso, por conter apenas 127 calorias para cada 100 gramas, a lentilha também pode substituir tranquilamente o feijão em dietas de emagrecimento, sem qualquer medo de subir o ponteiro da balança. Atualmente, os países que mais produzem o grão (que possui diferentes gostos e formas) são a Turquia, Índia, China e Canadá.

Quer saber mais sobre os benefícios da lentilha para a saúde? Então, continue lendo esse artigo e descubra por que a leguminosa não pode mais faltar no seu cardápio diário a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Ajuda a emagrecer

A lentilha é rica em fibras, que são nutrientes essenciais para melhorar o nosso processo digestivo, regulando o intestino e evitando a prisão de ventre, e aumentar a sensação de saciedade no estômago, dois fatores cruciais para ajudar na perda de peso saudável e rápida.

Além disso, por possuir uma boa quantidade de proteínas em sua composição, o alimento também pode auxiliar na redução do apetite, fazendo com que consuma menos calorias ao longo do dia e, portanto, se perca mais peso. Ainda, a lentilha é uma ótima fonte de vitaminas e minerais, o que a torna ideal para se conseguir emagrecer com saúde.

2 – Promove o ganho de massa muscular

Como você leu anteriormente, a lentilha é uma leguminosa rica em proteínas, nutrientes essenciais para a construção e recuperação dos tecidos musculares do nosso corpo. Portanto, se você é atleta ou praticante de atividades físicas e quer aumentar a sua massa muscular, pode incluir o alimento na sua dieta diária para conseguir melhores resultados junto com os treinos.

Inclusive, por seu alto teor proteico, somado às baixas quantidades de gorduras, a lentilha pode substituir tranquilamente carnes vermelhas na dieta. Ainda, a lentilha também possui uma alta concentração de ferro, um mineral responsável por fornecer energia ao corpo, já que é integrante importante da hemoglobina, pigmento das hemácias responsável pela distribuição de oxigênio aos tecidos, um gás utilizado na síntese de energia.

Sendo assim, ao inserir o alimento no seu cardápio diário, você também pode aumentar o seu desempenho durante os treinos de musculação, já que terá mais energia e disposição para exercícios físicos intensos.

3 – Protege o coração

Rica em fibras, a lentilha também pode ser um ótimo alimento para manter o nosso sistema cardiovascular trabalhando adequadamente e, portanto, deixar o coração livre de vários tipos de doenças, dentre elas, a aterosclerose, hipertensão, AVC, ataques cardíacos, derrames, entre outros problemas.

Além disso, por conter em sua composição nutricional minerais como o magnésio, potássio, vitaminas B6 e B9, consumir a leguminosa pode ser ideal para reduzir as taxas do colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea, um ponto positivo para o coração.

O magnésio e o potássio são responsáveis também pode propiciar o relaxamento dos músculos que ficam em torno dos vasos sanguíneos, ajudando a diminuir a pressão arterial, outro fator importante para o sistema cardiovascular.

Já o ácido fólico (vitamina B9) também presente na lentilha, junto com a vitamina B6, é capaz de controlar os níveis de homocisteína, um aminoácido que, quando em altas concentrações, pode trazer prejuízos à parede das artérias, potencializando consideravelmente os riscos de doença cardíaca.

4 – Controla a diabetes

A lentilha é considerada uma ótima alternativa de alimento para compor a dieta de pacientes diabéticos. Isso porque ela é rica em fibras, nutrientes capazes de controlar os níveis de açúcar no sangue, um fator importante para portadores de diabetes, uma vez que ajuda a evitar quadros de hipoglicemia que possam agravar a doença.

A ação das fibras no organismo se dá por meio da gelatina formada por esses nutrientes, que consegue captar a glicose obtida por meio da alimentação, retardando a absorção intestinal desse carboidrato e normalizando a sua concentração no sangue.

5 – Previne o câncer

Mais uma vez, por conta das fibras presentes em sua composição, a lentilha também é essencial para prevenir o câncer, especialmente o colorretal.

Para se ter uma ideia dos seus benefícios neste sentido, uma pesquisa publicada no Critical Reviews in Food Science and Nutrition mostrou que as lectinas, proteínas presente em vários vegetais e leguminosas, como é o caso da lentilha, possuem uma importante atividade anticâncer in vitro e in vivo, através de sua atividade citotóxica e apoptótica (estimulando a morte celular programada), sendo assim capaz de combater o câncer.

6 – Auxilia na gravidez

Por ser rica em ácido fólico (vitamina B9), a lentilha pode ser incluída na dieta de mulheres grávidas para promover uma gestação mais saudável para a mamãe e bebê. Isso porque esse nutriente serve para prevenir diversos tipos de doenças que podem atingir bebês ainda em fase de formação e, ainda, evitar em até 50% as chances de partos prematuros.

Para se ter uma ideia, especialistas recomendam o consumo de 400mcg de ácido fólico por dia no caso de mulheres em período fértil, especialmente aquelas que pretendem engravidar.

7 – Combate a anemia

Com excelentes quantidades de ferro e ácido fólico, consumir a lentilha também pode ser útil para tratar e prevenir a anemia, uma doença ocasionada pela deficiência desses nutrientes e que possui como característica principal uma fadiga intensa, causada pela redução de hemácias ou de hemoglobina, o que compromete a oxigenação dos tecidos, assim como sua produção energética.

Como o ferro é um nutriente crucial para a composição da hemoglobina, enquanto o ácido fólico atua na síntese dessas células vermelhas do sangue, ao incluir a lentilha na sua dieta é possível ficar bem longe da anemia.

8 – Fortalece os ossos

A lentilha também possui alta concentração de cálcio e isoflavonas, nutrientes essenciais na formação e manutenção da nossa saúde óssea. Portanto, ao consumir o alimento, eles podem estimular a produção de hormônios importantes para o fortalecimento, crescimento e maior resistência dos ossos.

9 – Aumenta a imunidade

Fonte inesgotável de arginina, a lentilha também pode ser inserida na alimentação diária para regular as células de defesa do nosso organismo, fortalecendo o sistema imunológico contra uma série de doenças que podem acometer o seu bom funcionamento, sejam estas causadas por vírus, bactérias ou fungos, como é o caso dos resfriados e gripes.

10 – Melhora a saúde mental

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Nutrição da Fernand Widal Hospital, localizado em Paris, mostrou que os nutrientes presentes na composição nutricional da lentilha podem ajudar de maneira eficiente no melhor funcionamento do cérebro.

Elas ajudam no funcionamento do órgão, deixando o sistema nervoso mais saudável e potencializando as nossas funções cognitivas. O resultado é de melhor capacidade de aprendizagem, concentração e memória.

/* ]]> */