Emagrecimento Frutas Nutrição

Maçã emagrece e traz benefícios à saúde; veja aqui

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Que as frutas são grandes aliadas da saúde, nós já sabemos. Além de saborosas, a maioria delas é rica em nutrientes e vitaminas essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo e podem trazer vários benefícios à saúde, como a banana, goiaba, abacate e outras tantas que já falamos aqui no blog.

Hoje, nós vamos conhecer um pouco mais sobre a maçã e os efeitos positivos do seu consumo regular na alimentação. A fruta vermelha é uma das mais ingeridas em todo o mundo e, apesar de comum na mesa do brasileiro, muitas vezes é esquecida em meio a tantos outros alimentos exóticos na busca por uma dieta saudável.

mulher_e_maca

Além de ajudar no emagrecimento, já que aumenta a sensação de saciedade no estômago e inibe o apetite, a maçã também pode ser usada na prevenção de uma série de doenças, desde mais leves, como uma gripe, até as mais graves, como o câncer.

Rica em vitamina A, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina C, cálcio, ferro, potássio, fósforo, sódio, magnésio, enxofre e outros nutrientes essenciais ao nosso corpo, a fruta pode ser inserida na alimentação e deixá-la mais saudável, além de mais saborosa.

Quer saber mais sobre os benefícios da maçã para a saúde? Continue lendo esse post até o final e saiba tudo sobre a frutinha vermelha.

Infográfico Benefícios da Maçã

Benefícios da Maçã para a saúde

Benefícios

1 – Regula o intestino

Rica em fibras, a maçã pode ajudar a manter o bom funcionamento do intestino, evitando problemas como diarreias e constipações. Além disso, a fruta é capaz de amenizar o estresse no reto e, por isso, evitar as indesejáveis e incômodas hemorroidas.

2 – Previne o câncer

A maçã, principalmente a sua casca, possui propriedades que combatem as células cancerosas e o seu desenvolvimento no nosso organismo. Por isso, a fruta vermelha é recomendada por médicos para ser inserida regularmente na alimentação e prevenir diversos tipos de cânceres.

3 – Ajuda a emagrecer

Graças à alta concentração de fibras presentes em sua composição, a maçã pode ser uma grande aliada de quem está em busca de perder peso de forma rápida e saudável. Esses nutrientes ajudam a prolongar a sensação de saciedade no estômago, inibindo o apetite e fazendo com que a fome fora de hora e descontrolada ataque durante a dieta.

Por isso, a dica é sempre comer uma maçã algumas horas antes das refeições para ajudar comer menos e, portanto, emagrecer rapidamente.

maca-emagrece

4 – Melhora a saúde óssea

Presente exclusivamente na maçã, o flavonoide floridzina é apontado por estudos recentes como um antioxidante poderoso na proteção dos ossos de nós mulheres, principalmente depois da menopausa. Sendo assim, o consumo de maçã pode ajudar a aumentar a densidade dos ossos e, portanto, prevenir doenças como a osteoporose.

5 – Combate doenças cardíacas

Estudos mostram que substâncias presentes na casca da maçã podem inibir o acúmulo de gorduras nas artérias, evitando vários problemas cardiovasculares. Os elementos presentes na casca da fruta impedem que a gordura se solidifique nas artérias e provoque doenças graves, como a hipertensão.

6 – Desintoxica o organismo

A maioria dos alimentos que comemos atualmente, principalmente os industrializados, tem aumentado a quantidade de toxinas no organismo, trazendo uma série de complicações à saúde. O fígado, que é o órgão responsável por liberar as toxinas do organismo, fica sobrecarregado e passa a acumular as substâncias no nosso corpo.

Por isso, para ajudar na desintoxicação do organismo, é preciso ingerir maçãs regularmente na alimentação para impedir o aumento das toxinas e, com isso, evitar problemas de saúde e sobrepeso.

7 – Melhora a imunidade

A maçã é rica em um antioxidante chamado quercetina, capaz de fortalecer de forma eficaz o nosso sistema imunológico. Por isso, ao inserir a fruta na alimentação, é possível prevenir o risco de várias doenças.

8 – Protege os dentes

Especialistas indicam que a maçã, apesar de não ter o poder de substituir a escovação, pode fazer muito bem à saúde dental. A fruta é capaz de estimular a produção de saliva durante o processo de mastigação dos alimentos, o que ajuda a reduzir os níveis de bactérias e, consequentemente, o desenvolvimento de problemas, como as temidas cáries.

Além disso, o consumo regular de maçã pode ajudar no clareamento natural dos dentes, deixando-os mais brancos e com aparência mais saudável.

9 – Previne a catarata

A catarata é a maior causa de cegueira tratável no mundo. Mas, felizmente, alguns estudos apontaram que o consumo regular de maçã pode diminuir em 15% o risco de contrair a doença. Por isso, se você quer cuidar da saúde dos seus olhos, a dica é consumir a fruta vermelha regularmente na sua alimentação.

10 – Reduz o colesterol

Graças à união das fibras solúveis presentes na maçã às gorduras do intestino, o organismo passa a absorver menos gorduras ao longo do dia. O resultado é de diminuição dos níveis de colesterol e, portanto, prevenção de doenças cardíacas.

11 – Previne a doença de Parkinson

Devido à atuação dos antioxidantes presentes na maçã no combate aos radicais livres, o consumo regular da fruta pode ajudar a proteger as células nervosas produtoras de dopamina e, portanto, evitar o Mal de Parkinson. Para quem não sabe, a doença é provocada pela deficiência dessas células no organismo e, por isso, devem estar sempre protegidas.

beneficios-da-maca

12 – Controla a glicose

O consumo de maçã de forma regular pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Com isso, é possível prevenir doenças como o diabetes, que acomete boa parte da população brasileira, além de ajudar no emagrecimento saudável, uma vez que o organismo passa a evitar o acúmulo de energia em forma de gordura.

13 – Evita a doença de Alzheimer

Especialistas de todo o mundo já apontaram a maçã como uma excelente fonte de saúde para o cérebro, pois a fruta ajuda a proteger as células nervosas das neurotoxinas causadas pelo estresse.

Por isso, inserir a maçã na rotina alimentar pode ser uma ótima ideia para reduzir os sintomas do envelhecimento do cérebro, como o Mal de Alzheimer.

14 – Previne problemas respiratórios

Várias pesquisas mostraram que o consumo de maçã pode ajudar a melhorar as funções pulmonares. Isso se deve graças ao antioxidante quercetina, presente em sua casca. Inclusive, os mesmos estudos apontaram que mulheres que consomem a fruta vermelha de forma regular são menos propensas a terem filhos com asma.

15 – Trata gripes e resfriados

Por ser rica em vitamina C, a maçã pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, evitando a contaminação pelo vírus da gripe e resfriados.

16 – Melhora a memória

A ingestão de maçã pode provocar o aumento na produção de acetilcolina, aliado das células nervosas. Este aumento pode ajudar a melhorar a memória, além de evitar o desenvolvimento do Mal de Alzheimer, como falamos nos parágrafos anteriores.

17 – Ajuda no crescimento dos cabelos

Elementos presentes na composição da maçã ajudam no crescimento dos cabelos, evitando a queda e proporcionando mais brilho, hidratação e maciez aos fios.

18 – Limpa a pele

A maçã é capaz de equilibrar o pH da pele, fazendo uma limpeza de forma profunda. Consumida ou aplicada como uma máscara facial, a fruta pode proporcionar mais brilho e maciez à pele, deixando-a com aspecto mais saudável e jovem.

Comentar

/* ]]> */