Nutrição Vegetais

Benefícios da mostarda: confira 10 motivos para incluí-la no seu cardápio

Apesar de a conhecermos apenas como o tradicional molho de lanchonetes, aquele que usamos para dar mais sabor aos nossos sanduíches, a mostarda é, na verdade, uma planta medicinal bastante antiga na alimentação humana, mesmo ainda sendo tão pouco conhecida em sua forma natural.

Trata-se de um vegetal folhoso, de cor verde-escura, amplamente cultivada pelos nossos antepassados por suas folhas e sementes oleaginosas nutritivas e, portanto, benéficas à saúde.

Pertencente à família Brassica, a mesma do repolho, do brócolis e da couve-de-bruxelas, a mostarda atende também pelo nome científico de Brassica juncea e pode oferecer inúmeros nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, como é o caso das fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, além de minerais como manganês, cálcio, ferro, magnésio e fósforo, que podem tratar e prevenir diversos tipos de doenças, entre elas, o câncer.

Além de uma grande potência nutricional, o vegetal oriundo do Himalaia, também é bastante saboroso, sendo adicionado geralmente aos pratos na cozinha para dar uma sensação mais picante, como para refogar legumes e preparar ensopados. Aqui no Brasil, você pode encontrá-la nos supermercados e feiras no período de inverno.

Quer saber mais sobre os benefícios da mostarda para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que esse tempero não pode mais faltar na sua alimentação a partir de agora. Vem comigo!

1 – Previne o câncer

Vários estudos já comprovaram que as sementes de mostarda possuem ótimas quantidades de alguns fitonutrientes chamados glucosinolatos, que são responsáveis por combater diversos tipos de cânceres, entre eles, o de bexiga, de cólon e cervical.

Isso porque esses compostos ajudam a quebrar e formar os isotioanatos, substâncias que reduzem o crescimento das células cancerosas e protegem o corpo contra a formação de certas células malignas. Além disso, as propriedades nutricionais na mostarda também são úteis na restauração dos níveis de glutationa, outro nutriente que estimula o processo de apopse sem afetar as células saudáveis.

2 – Trata a psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória crônica autoimune que atinge a nossa pele. De acordo com especialistas, o consumo de mostarda também pode prevenir e até curar a doença, uma vez que a planta medicinal possui propriedades que estimulam as atividades de enzimas boas, como é o caso do superóxifo dismutase, catalase e glutationa peroxidase, que são essenciais na proteção e cicatrização das lesões causadas pela psoríase.

3 – Melhora a circulação sanguínea

Devido aos seus efeitos analgésicos, é possível consumir ou aplicar as folhas de mostarda sobre a pele para melhorar a circulação de sangue pelo corpo, o que é ideal para acalmar e combater dores musculares, além de aliviar os sintomas causados pela paralisia dos membros, reumatismo e outras dores.

4 – Controla os níveis de açúcar no sangue

A mostarda é rica em propriedades antioxidantes, o que significa que, ao consumir o vegetal, ele pode ajudar na neutralização dos efeitos dos radicais livres e proteger o corpo contra os danos causados pelo estresse oxidativo em diabéticos. Sendo assim, de acordo com alguns estudos, é possível diminuir os níveis de glicose no sangue, o que torna a mostarda ideal para compor a dieta de pacientes com diabetes.

5 – Reduz o colesterol

Assim como a maioria dos vegetais do tipo crucíferos, a mostarda também pode ajudar a reduzir o colesterol. Isso porque, de acordo com alguns estudos, as propriedades nutricionais presentes no vegetal possuem a capacidade de ligar os ácidos biliares no tubo digestivo, o que facilita a excreção destes ácidos do corpo.

Os ácidos biliares normalmente compõem o colesterol, o que significa que o processo de ligação pode ajudar a diminuir os níveis deste do corpo.

6 – Trata a dermatite de contato

Se você sofre com a dermatite de contato, a boa notícia é que a mostarda também pode ajudar a combater ou curar os sintomas causados pela doença na pele. Segundo pesquisas, o consumo das suas sementes pode ser útil, por exemplo, para a cicatrização de tecidos e diminuição do inchaço nas orelhas.

7 – Faz bem para a pele e cabelos

A mostarda também pode ser uma grande aliada das vaidosas de plantão para cuidar da saúde e beleza da pele e cabelos. Isso graças às vitamina A e C presentes em sua composição, que ajudam a estimular o crescimento dos nossos fios, além de combater acnes e clarear a nossa derma.

8 – Alivia os sintomas da menopausa

Devido à alta concentração de magnésio e cálcio em sua composição, a mostarda pode ser ótima para combater os sintomas da menopausa, que são comuns em mulheres entre 45 e 55 anos. Isso porque esses nutrientes ajudam a prevenir a perda óssea associada à doença, podendo apoiar o sistema de desintoxicação do corpo por conta da presença de ótimos antioxidantes e teor de fibras.

9 – Combate a osteoporose

Por ser rica em cálcio, a mostarda também pode auxiliar na formação e manutenção dos ossos, o que significa que, ao incluir o vegetal na sua alimentação, é possível não só fortalecê-los e torná-los mais resistentes à lesões e fraturas, como também prevenir doenças como a osteoporose.

10 – Cura a micose

Graças às suas propriedades antibacterianas, o consumo de mostarda também pode ser útil na cura de micoses na pele. Para obter os benefícios da planta neste sentido, basta limpar o local com água morna e aplicá-la sobre a pele, pois isso ajudará a acalmar os sintomas do problema.

/* ]]> */