Frutas Nutrição

Benefícios da pitanga: saiba como a frutinha brasileira pode melhorar a saúde

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Mais uma da série de frutas brasileiras que fazem bem à saúde, a pitanga é uma fruta proveniente da Mata Atlântica e seu nome tem origem no vocabulário tupi, com o significado de “vermelha”. Nem preciso dizer que ela é chamada assim por causa da sua cor, não é mesmo?

Além da casca avermelhada, a frutinha possui uma polpa adocicada e azedinha ao mesmo tempo. Pertencente à família das mirtáceas, e com o nome científico de Eugenia Uniflora, a pitanga é originária da árvore pitangueira, muito comum na região.

No entanto, para além de seu sabor suculento e origem, o fato é que a pitanga, apesar de pequenina, também é bastante nutritiva, podendo ser inserida na alimentação para prevenir e tratar diversos tipos de doenças, inclusive a osteoporose e o câncer.

Isso porque ela é rica em nutrientes essenciais à saúde, como vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, além de fósforo, ferro, potássio e cálcio, que são capazes de oferecer propriedades adstringentes, antivirais, antirreumáticas, analgésica, vermífugas, diuréticas, entre outras importantes para manter o corpo sempre saudável.

A pitanga pode ser encontrada também em outras cores além vermelha, que é a mais comum, como verde, amarelo e alaranjado, o que vai depender do grau de maturação. Quer saber mais sobre os benefícios da pitanga para a saúde? Então, fique de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra por que a frutinha brasileira deve estar sempre presente na sua alimentação!

1 – Previne o câncer

A pitanga é uma fruta rica em fenóis e antocianinas, que são nutrientes altamente eficazes na prevenção de doenças degenerativas e atuantes na proteção das nossas moléculas de DNA contra mutações que possam levar ao desenvolvimento do câncer.

Portanto, ao consumir a fruta, você prevenir a doença, especialmente a que atinge as mamas, que é o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo todo.

2 – Combate o envelhecimento precoce

Rica em propriedades antioxidantes, a pitanga pode ser utilizada na alimentação para combater a ação dos radicais livres no organismo, que são os principais causadores, dentre outros problemas, do envelhecimento precoce da pele.

Sendo assim, se você é vaidosa e quer manter a sua aparência na frente do espelho sempre jovem, saudável e bonita, pode apostar no consumo da pitanga para prevenir o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos na pele.

3 – Ajuda na perda de peso

Com baixo índice calórico, a pitanga também pode compor com sucesso a dieta de pessoas que querem emagrecer. Isso porque, ao consumi-la, você não precisará se preocupar em engordar e, inclusive, substituir alguns tipos de alimentos mais calóricos, como pães e biscoitos, por exemplo, dentro do cardápio.

4 – Protege o coração

Por conter vitaminas e minerais que ajudam na redução da pressão arterial, a pitanga também pode ser usada para potencializar a saúde do sistema cardiovascular. Ou seja, na prática, ao consumir a fruta, você pode proteger o coração de uma série de doenças, como hipertensão, derrames, AVC, ataques cardíacos e aterosclerose.

5 – Fortalece os ossos

Excelente fonte de vitamina A, a pitanga também pode ser usada para ajudar na formação e manutenção dos ossos, tornando-os mais fortes e resistentes às fraturas e doenças, como a descalcificação, que pode levar ao desenvolvimento da osteoporose. Além disso, por conter cálcio em sua composição, consumir a fruta também pode acelerar a recuperação de lesões ósseas.

6 – Trata diarreias

Devido às suas propriedades adstringentes, a pitanga também é capaz de auxiliar na melhora dos sintomas de diarreias e outros desconfortos intestinais, potencializando a saúde do trato gastrointestinal como um todo.

7 – Combate inflamações

A pitanga também é uma fruta com ótimas propriedades anti-inflamatórias, o que significa que, ao consumi-la, você pode prevenir ou tratar diversos tipos de inflamações pelo corpo, inclusive a artrite e a gota, amenizando as dores causadas pelas doenças.

8 – Trata gripes e resfriados

Mais uma vez, por conta das propriedades anti-inflamatórias presentes na composição da pitanga, ao consumir a fruta, você pode prevenir e tratar gripes e resfriados, bem como os seus incômodos sintomas, como febre e dor na garganta.

/* ]]> */