Nutrição Vegetais

Por que comer taioba? Confira os benefícios desse poderoso vegetal

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Poucas pessoas a conhecem, uma vez que o seu cultivo é mais comum em hortas caseiras, especialmente nos estados do Goiás e Minas Gerais. Ou seja, no restante do país, possivelmente por conta da sua pouca popularidade, a taioba não é tão consumida, já que não é vendida como outros vegetais em supermercados e feiras.

No entanto, o vegetal possui alto valor nutritivo e, portanto, também pode fazer muito bem à nossa saúde de um modo geral. Entre as suas principais características, podemos citar as suas folhas, bem semelhantes às do inhame (com a diferença de que as deste último não são comestíveis), além de caule bem próximo à elas.

Normalmente, a taioba é consumida através de sua adição à receitas de bolinhos, recheios de pizzas e crepes, vitaminas verdes especiais, como tempero de sopas ou refogada com alho. O seu sabor é bem parecido com o do espinafre, só que com um gostinho um pouco mais suave.

Outra maneira interessante de incluir o vegetal no seu cardápio diário é a partir da mistura com outras verduras em folhas, como é o caso do almeirão, da couve ou da mostarda, por exemplo, que combinam super bem em pratos frios.

Além de seu sabor inconfundível, a carga de nutrientes que a taioba carrega é potente, sendo capaz de oferecer ao corpo vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, cálcio, ferro, fósforo, entre outros que podem tratar e prevenir diversos tipos de doenças, como a anemia.

Em outros lugares, você pode encontrar a taioba pelos nomes de orelha-de-elefante, mangarás, macabo, mangará-mirim, mangarito, mangareto, taiá ou yautia. Dentro da ciência, ela é chamada de Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott. A planta medicinal é originária da América Central, pertence à família Araceae e é cultivada largamente em países com climas subtropicais e tropicais.

Quer saber mais sobre os benefícios da taioba para a saúde? Então, continue de olho nos próximos parágrafos e descubra por que o vegetal não poderá mais faltar no seu cardápio diário depois de ler esse artigo. Vamos lá?!

1 – Combate a prisão de ventre

Esse é um problema que afeta muitas mulheres, especialmente as que sofrem com a má digestão.

Portanto, por ser rica em fibras, ao consumir a taioba, você pode melhorar o funcionamento do sistema digestivo, já que esses nutrientes ajudam a regular o transporte dos alimentos por todo o intestino e, ainda, proporcionar a regularidade na evacuação.

2 – Fortalece o sistema imunológico

Devido à alta concentração de vitamina C em sua composição, que, por sua vez, é um nutriente com poderosa ação antioxidante, a taioba pode ajudar a fortalecer o nosso sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo contra diversos tipos de doenças, incluindo gripes e resfriados, por exemplo.

Além disso, ao consumir o vegetal, é possível também prevenir outros males causados pelos radicais livres e outros agentes nocivos à saúde, como é o caso de fungos, bactérias e vírus.

3 – Melhora a visão

Desta vez, por conta da vitamina A presente na taioba, você pode também melhorar a visão e a saúde ocular de uma forma geral.

Ainda, ao incluí-la no seu cardápio diário, é possível também prevenir doenças que possam acometer os nossos olhos, como é o caso da degeneração macular, cegueira noturna e catarata, problemas que costumam atingir pessoas idosas e que podem levar à perda total da visão.

4 – Previne e trata a anemia

A taioba é uma vitamina rica em ferro, um mineral essencial na prevenção e tratamento da anemia, já que a doença é causada justamente pela deficiência desta na corrente sanguínea. Sendo assim, se você anda sentindo fraqueza pelo corpo, indisposição para as tarefas do dia a dia, além de episódios de tontura e enjoos, provavelmente está em um quadro anêmico.

Neste caso, a recomendação dos médicos e especialistas é para que você tome um suco verde com taioba no período da manhã e uma sopa com o vegetal à noite, na hora do jantar. Em pouco tempo, você deverá parar de sofrer com esses sintomas e se sentirá muito mais disposta para encarar a rotina.

5 – Fortalece os ossos

Excelente fonte de fósforo e cálcio, minerais importantíssimos para a formação e manutenção da nossa saúde óssea, a taioba também pode auxiliar no fortalecimento dos ossos, melhorando a sua resistência contra fraturas e lesões, além de prevenir doenças como a osteoporose, que atinge principalmente pessoas idosas.

/* ]]> */