Exercícios Saúde

Benefícios da Yoga para o corpo e a mente

A Yoga é uma prática milenar que relaxa, cuida da postura, diminui o cansaço mental, melhora a flexibilidade e a firmeza dos músculos. Bem, isso é só um resumo do que vem a seguir. Confira agora os detalhes dos benefícios da Yoga:

Motivos para praticar Yoga

  1. A Yoga une benefícios físicos e qualidade de vida através de movimentos que combatem o estresse e promovem o bom funcionamento do organismo. São exercícios posturais que integram diversos aspectos do mundo exterior e interior, seguindo toda uma filosofia própria.
  2. É uma prática considerada completa no sentido de desenvolvimento humano, uma vez que trabalha energia, corpo, pensamentos, intuição e emoções.
  3. Os benefícios da Yoga são resultado de uma ampla transformação, abrangendo aspectos espirituais e o funcionamento ideal dos órgãos, graças não somente às posturas feitas em aula, como também à incorporação de hábitos mais saudáveis ao cuidar da mente e da alimentação, além de dormir bem e tomar água.
  4. Outra vantagem da Yoga é que ela é capaz de promover relaxamento e energia ao mesmo tempo. Após uma prática repleta de exercícios respiratórios e posturais, a pessoa percebe mais disposição e mudanças positivas em sua força de vontade e determinação. Assim, consegue executar melhor suas tarefas diárias e ainda ganha impulso para ampliar seus horizontes pessoais e profissionais. É um trabalho importante no que chamamos de força interior.
  5. A prática frequente de Yoga está associada à redução dos níveis de colesterol, ao controle da pressão arterial e dos problemas respiratórios.
  6. Fisicamente, a modalidade serve para fortalecer os músculos e torná-los mais flexíveis. Ou seja, o corpo ganha tônus muscular e alongamento – o que também favorece a postura e minimiza desconfortos como as dores nas costas.
  7. As posições típicas da Yoga auxiliam no trabalho de nossos órgãos internos e glândulas endócrinas. Com isso, nossa resistência e saúde em geral são beneficiadas. E mais: determinadas posturas estimulam inclusive a circulação sanguínea.
  8. Um benefício indiscutível da Yoga é o alívio do estresse, da ansiedade, insônia e até depressão. A prática constante age como uma espécie de calmante, o que, por sua vez, impede e/ou combate diversos males emocionais.
  9. O entendimento das próprias emoções é um ponto importante desenvolvido pelos praticantes de Yoga, especialmente no que diz respeito ao controle de sintomas causados pela extrema competitividade e pelas cobranças da vida moderna.
  10. A concentração em cada movimento realizado faz com que o aluno chegue ao ápice da meditação, alcançando plenitude e serenidade. A Yoga promove o bem-estar, melhora a qualidade de vida e as relações interpessoais, graças ao equilíbrio emocional e físico obtido por meio dela.
  11. Não tem contraindicações. É claro que, se temos alguma lesão prévia ou impedimento de outra natureza em alguma parte do corpo, é preciso informar ao instrutor de Yoga. Também é recomendado sempre consultar o médico de sua confiança antes de iniciar uma atividade física. Não custa nada lembrar.

Os meios para atingir os objetivos propostos pela Yoga podem variar. O que deu origem a linhas diferentes, cada uma com seus particulares. Entre elas:

  • Ashtanga Vinyasa Yoga
  • Bhakti Yoga
  • Hatha Yoga
  • Iyengar Yoga
  • Jñana Yoga
  • Karma Yoga
  • Kriya Yoga
  • Kundalini Yoga
  • Prakriti Yoga
  • Raja Vidya Yoga
  • Raja Yoga
  • Siddha Yoga
  • Swásthya Yoga

Mas calma! Você não precisa dar conta de tudo isso, não… Basta encontrar aí na sua região um espaço de Yoga e conversar para entender o que está sendo oferecido. Uma aula experimental também ajuda a perceber a proposta.

Fique bem! E zen, agora que você conhece os benefícios da Yoga… Namastê _/\_

  • Posts Relacionados:

Conheça o Fit Dance

Benefícios do Pilates