Emagrecimento Nutrição

Confira os benefícios das nozes para o emagrecimento

Por que inserir as nozes na sua dieta?

Conhecida para alguns como uma fruta natalina, a noz tem origem asiática. Embora seja produzida o ano todo, é comum o aumento do consumo nessa época do ano.

Fruto da nogueira, as nozes possuem propriedades que fortalecem o sistema imunológico, auxiliam a produção de glóbulos vermelhos, fortalecem os ossos e dentes e combatem o envelhecimento das células, auxiliando na cicatrização.

Além disso, as nozes são capazes de reduzir em 65% o risco de doenças cardíacas e em 28% o de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e morte cardiovascular. Também são excelentes fontes de gamatocoferol, um tipo de vitamina E que pode ajudar a combater os cânceres de mama, próstata e cólon.

nozes-ajudam-a-emagrecer

Algumas doenças que o consumo frequente e equilibrado da noz ajuda a evitar:

  • Doenças do sistema nervoso ou neurodegenerativas (a exemplo do Alzheimer);
  • Angina e outros problemas cardíacos;
  • Arteriosclerose;
  • Diabete tipo 2;
  • Fadiga ou cansaço;
  • Transtornos sexuais (impotência e esterilidade).

Propriedades das nozes

Fruto de casca rija, a noz, vinda da nogueira, tem a casca dura e rugosa. O seu miolo é constituído por dois lóbulos de formas irregulares e ela é fonte das vitaminas E e B, especialmente a tiamina B6, ácido fólico e minerais como o fósforo, o magnésio e o cobre.

Além disso, a noz é rica em ácidos gordos, como o ômega 3 e o ômega 6, além de conter uma boa quantidade de melatonina, um hormônio que protege as células da oxidação, ajudando a normalizar padrões de sono e ricas em elagitaninos, um tipo de polifenol que tem propriedades antioxidantes e anticâncer.

Leia também: Conheça a importância dos ômegas 3, 6 e 9 para a saúde

Outro dos benefícios das nozes é fornecer quantidades significativas de antioxidantes, que beneficiam as células.

Para que servem os antioxidantes?

Os antioxidantes evitam a formação de radicais livres no organismo, que colaboram com o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças. Assim, os antioxidantes combatem esse envelhecimento precoce, trabalhando na prevenção de muitos problemas de saúde.

Como consumir

beneficios-das-nozes-para-a-saude

A melhor e mais saudável opção de consumo das nozes é direto da casca.  Isso porque, quando moídas, perdem seus nutrientes rapidamente. Além disso, elas devem apresentar um sabor adocicado. Caso contrário, já estão oxidadas e impróprias para o consumo.

Cuidado com o excesso

Embora tenha inúmeros benefícios para a saúde, o consumo de nozes deve ser controlado. O excesso de ômega 6 e PUFA (ácidos graxos polinsaturados ) é um dos principais responsáveis por problemas de saúde, ligados à síndrome metabólicas, como diabetes, doenças cardíacas, obesidade, entre outras. Os óleos vegetais, os mais consumidos, são ricos em ômega 6.  Portanto, as refeições cotidianas já contém alta dose de ômega 6.

Por outro lado, a nossa alimentação é deficiente em ômega 3. O ômega 3 é um tipo de gordura saudável. Porém, o contido nas nozes não é o mais favorável. São do tipo ALA (ácido alfa-linolênico) e não EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico). Ou seja, apesar de auxiliarem, não dispensam outras fontes, como peixes, carne de ruminantes e ovos de galinha.

Apesar do agradável sabor, a noz é temida por muitos em função de seu alto índice calórico e considerada uma inimiga da dieta. Contudo, se consumida moderada e diariamente, ajudam a equilibrar o colesterol ruim. Portanto, aliada a uma alimentação saudável, pode auxiliar no controle do peso.

/* ]]> */