Saúde

Conheça os benefícios de uma boa noite de sono

Os benefícios de uma boa noite de sono são indiscutíveis. Quem já passou uma noite em claro, seja por insônia ou qualquer outro problema, sabe o quanto é difícil se manter acordado, disposto e concentrado no dia seguinte.

Um sono tranquilo e profundo nos confere energia, ajuda a diminuir o estresse e melhora nossa qualidade de vida geral.

Se você sofre de insônia, tem sono leve ou agitado e nem imagina como é dormir de seis a oito horas por dia sem acordar no meio da noite, conheça aqui os benefícios de uma boa noite de sono e tenha motivos para dormir mais e melhor já!

Mantém a saúde do coração e previne doenças cardiovasculares

heart

Uma noite bem dormida diminui o estresse e consequentemente ajuda a manter os níveis de pressão arterial, minimizando os riscos de o indivíduo desenvolver doenças cardiovasculares.

Já um sono de má qualidade está associado a problemas cardíacos e hipertensão.

Isso acontece porque uma noite mal dormida leva ao aumento do cortisol, hormônio do estresse, e da adrenalina, deixando o corpo em estado de alerta, fazendo o coração trabalhar mais, sem ter o descanso que necessita.

Além disso, pode aumentar a pressão sanguínea durante a noite, e com o tempo, essa alteração pode se tornar permanente, desenvolvendo hipertensão.

Mantém a boa forma e aumenta o desempenho físico

work-out

Um dos benefícios de uma boa noite de sono é a melhora na performance física. Dormir bem aumenta sua velocidade, a coordenação, o reflexo e a recuperação muscular.

E mais: quando dormimos, produzimos o hormônio GH, também conhecido como hormônio do crescimento, que além de ser responsável pelo desenvolvimento do organismo como um todo, atua na manutenção do tônus muscular. Ou seja, dormir bem pode ajudar na hipertrofia e no ganho de massa.

Previne contra o ganho de peso extra

weight

Veja bem, não é que dormir emagreça, mas evitar que você ganhe uns indesejáveis quilos a mais está entre os benefícios de uma boa noite de sono.

A insônia aumenta a produção de um hormônio chamado grelina, que estimula o apetite. E em contrapartida, diminui a produção da leptina, hormônio responsável por promover a sensação de saciedade em nosso cérebro.

Essa combinação, somada ao estresse e à queda de energia, pode ser perigosa e estimular a fome hedônica, famosa gula.

[yuzo_related]

Já se você dorme de forma adequada, a produção desses hormônios fica mais equilibrada e fica mais fácil manter uma dieta saudável e leve.

Melhora o desempenho no trabalho e estudos

study

Pessoas que dormem pouco ou tem um sono “picado”, com muitas interrupções, não conseguem atingir os estágios mais profundos do sono e, consequentemente, não descansam de forma adequada.

O reflexo disso é a fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e sonolência, aspectos que podem prejudicar muito o desempenho no trabalho ou nos estudos.

Já com uma boa noite de sono, há uma visível melhora na concentração e no desempenho cognitivo, pois é durante o descanso, que sintetizamos proteínas responsáveis pelas conexões neurais, que nos ajudam a assimilar melhor as informações, fortalecem nossa memória e capacidade de aprendizado.

Previne a depressão

happy-one

Entre os benefícios de uma boa noite de sono, está a melhora considerável do humor.

Uma noite bem dormida faz com que você acorde com mais energia, disposição e otimismo. Já a insônia, pode aumentar a irritabilidade, além de desenvolver quadros de estresse e ansiedade, que com o tempo pode desencadear a depressão.

Alguns estudos sugerem que pessoas que dormem o período considerado normal (entre 6 e 9 horas) tem uma propensão menor de desenvolver depressão, além de apresentarem melhor qualidade de vida.

Dormir bem pode trazer muitos benefícios para a saúde, porém para garantir uma boa noite de sono, você deve adotar alguns hábitos simples, como praticar exercícios físicos, manter um horário fixo para deitar e fazer refeições leves a noite.

E então? Convencida sobre os benefícios de uma boa noite de sono? Compartilhe nas redes sociais!

Veja também:

Comentar