Emagrecimento Frutas Nutrição

Benefícios do abacate: conheça o poder do fruto na saúde

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O abacate é um dos frutos que fazem muito bem à nossa saúde e, apesar de estar entre os menos cogitados quando se fala em montar uma dieta – uma vez que possui um teor calórico razoavelmente alto – o abacate pode ser uma excelente fonte de nutrientes essenciais para quem está em busca de perder peso de forma saudável.

O abacate tem em sua composição cerca de 175 calorias por cada 100 gramas de polpa. No entanto, ele possui também uma grande quantidade de carboidratos e fibras, ideais para serem consumidas na rotina alimentar de quem está em busca do emagrecimento, inclusive por meio da prática de exercícios físicos.

Sobre este último método, por exemplo, o abacate é visto como uma excelente fonte de energia para ganhar músculos fortes e de forma mais rápida. Portanto, se está em busca de uma maior carga energética para ir para a academia, o fruto pode ser uma boa opção para o pré-treino.

Quer saber mais sobre os benefícios do abacate para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o fruto!

beneficios-do-abacate

1 – Previne o envelhecimento

Rico em propriedades antioxidantes, o abacate é capaz de ajudar na redução dos efeitos dos chamados radicais livres à pele, como o envelhecimento precoce da pele.

Ao inserir o fruto em sua alimentação, os resultados observados serão um aspecto mais saudável, hidratada e jovem da pele, uma vez que ela atua na renovação celular, evitando o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Além disso, o abacate também é capaz de melhorar a oleosidade da derma, combatendo doenças, como a acne.

2 – Melhora o sono

Graças às vitaminas do complexo B presentes em sua composição, como a B3, o consumo do abacate pode melhorar as suas noites de sono.

O fruto equilibra os hormônios e as substâncias responsáveis pelas atividades cerebrais relacionadas ao sono, além de alimentar os neurotransmissores, que são essenciais para dormir melhor.

3 – Regula a menstruação

A ingestão do chá das folhas do abacate pode ajudar a controlar os hormônios femininos e regular os ciclos menstruais. Desta forma, o fruto atuará também nos incômodos sintomas da TPM, que tanto nos deixa aborrecidas todos os meses.

4 – Ajuda a emagrecer

Uma excelente fonte de fibras, o abacate também é um grande aliado da perda de peso. Isso porque esses nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do intestino, além de prolongar a sensação de saciedade e, ainda, amenizar os picos de açúcar e os níveis de colesterol no sangue.

Portanto, o fruto ajuda a conter a fome por mais tempo e, desta forma, ajudar no emagrecimento saudável. Além disso, o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, que são extremamente importantes para a redução da gordura abdominal, ou seja, aquela barriguinha que tanto nos tira o sossego.

É claro que o consumo exagerado do fruto pode causar o efeito “rebote”, uma vez que ela é rica em carboidratos e calorias. Por isso, a dica é comer apenas meio abacate por dia para obter os resultados desejados.

5 – Melhora a visão

Devido à vitamina A presente no abacate, o seu consumo regular também é capaz de melhorar a saúde dos olhos.

Com algum tempo, você deverá perceber que está enxergando com mais facilidade o que antes tinha mais dificuldade.

beneficios-do-abacate-para-saude

6 – Faz bem aos cabelos

Usado comumente em misturas com máscaras capilares, o abacate pode trazer vários benefícios para a saúde das madeixas, como a eliminação de caspas, maior resistência (força), além de ajudar na prevenção da calvície, tão temida em idades mais avançadas.

7 – Previne e trata o diabetes

Como falamos nos parágrafos anteriores, o abacate possui baixos níveis glicêmicos e de carboidratos, o que ameniza a ocorrência de picos de açúcar no sangue. Por isso, ele não só é recomendado para consumo no caso de quem é paciente diabético, como também para prevenir a doença.

8 – Controla o colesterol

Assim como as maioria das frutas, o abacate também é capaz para aumentar os níveis do colesterol bom (HDL) e diminuir os do colesterol ruim (LDL). Por isso, o fruto é capaz de ajudar na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, como a hipertensão.

9 – Previne o câncer

Rico em glutatinona, o abacate é capaz de reduzir os riscos de incidência de cânceres. O fruto possui ação bloqueadora de cerca de 30 agentes cancerígenos diferentes.

10 – Alivia o estresse

Também por causa da glutatinona, o fruto é capaz de amenizar os sintomas do estresse. A substância é responsável por diminuir os efeitos do cortisol no organismo.

Para quem não sabe, o cortisol é um hormônio provocador do estresse e cansaço que sentimos em alguns momentos da rotina. Por isso, a dica é consumir o abacate pelo menos uma vez dentro da dieta.

11 – Combate inflamações

O consumo do abacate é recomendado por muitos especialistas para amenizar ou evitar inflamações no corpo.
Por isso, pessoas que sofrem frequentemente com inchaços, vermelhidões e desconfortos causados por alguma inflamação, como a artrose ou artrite, devem inserir o fruto em sua rotina alimentar.

O abacate ajudará a reduzir as dores e outros sintomas indesejados dessas enfermidades.

mulher-comendo-abacate

12 – Contribui para a saúde cardiovascular

Como dissemos anteriormente, por ajudar a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, o abacate previne uma série de doenças relacionadas ao coração, além de melhorar as funções do cérebro e promover a renovação celular.

13 – Regula o intestino

Devido às fibras presentes em sua composição, o abacate é capaz de melhorar o trânsito intestinal. No entanto, o consumo do fruto deve estar associado à uma alimentação equilibrada, rica em alimentos funcionais, que podem evitar as constipações.

14 – Ajuda no ganho de massa muscular

O abacate também contém entre os seus nutrientes uma boa quantidade de proteínas, cerca de 2 gramas a cada 100 gramas de polpa. Como você já deve saber, as proteínas são essenciais para o processo de hipertrofia dos músculos, ou seja, para o ganho de massa magra.

Portanto, além de dar mais energia para praticar atividades físicas, como você leu aqui nesse artigo, o abacate também na busca por músculos fortes e grandes.

Além disso, pesquisas indicam que o consumo regular do fruto pode ajudar na melhora da síntese de testosterona e do hormônio do crescimento, que são dois elementos essenciais para a absorção de proteínas pela musculatura, mesmo em nós mulheres.

Sendo assim, não deixe de incluir o abacate em sua dieta. A dica é somente regular o consumo para não exagerar na dose!

Comentar

/* ]]> */