Nutrição Vegetais

Agrião: descubra 10 motivos para consumi-lo mais a partir de hoje

O agrião é mais um daqueles alimentos cultivados desde o início da existência humana. Com sabor peculiar e picante, o vegetal já está presente na nossa mesa há milhares de anos, principalmente na composição de saladas, o que, além de oferecer um gosto único ao paladar, também pode fornecer uma série de benefícios nutricionais ao corpo como um todo.

Pertencente à família das Brassicaceae, a hortaliça também é conhecida popularmente como agrião da Europa, agrião do brejo e cardomo dos rios, a erva de nome científico Nasturtium officinale, além de alimento, serve como remédio natural para a cura e prevenção de diversos tipos de doenças, dentre elas, o câncer.

Por isso, de mero vegetal para preparar saladas, o agrião passou a ter nos últimos tempos o status de alimento de “alto escalão”, segundo o MNT Knowledge Center, entidade que é responsável por analisar os benefícios dos alimentos mais populares à saúde.

A explicação para a posição do vegetal no ranking se deve ao fato de ele ser capaz de oferecer uma enorme quantidade de nutrientes essenciais à saúde, dentre eles, vitamina A, vitaminas do complexo B (como é o caso da B6), vitamina C, vitamina E, vitamina K, proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, manganês, potássio, riboflavina, tiamina, magnésio e fósforo, além de possuir pouquíssimas calorias.

Quer saber mais sobre os benefícios do agrião para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e entenda por que o vegetal não poderá mais faltar no seu cardápio diário a partir de agora… Vamos lá?!

1 – Previne o câncer

Apesar dos estudos ainda recentes, especialistas já acreditam que o consumo de agrião pode ajudar a prevenir diversos tipos de cânceres, entre eles, o de mama, o que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo todo. Além disso, o vegetal pode atuar como uma espécie de escudo protetor dos nossos tecidos saudáveis durante o tratamento de radioterapia, no caso de pacientes já diagnosticados com a doença.

Os benefícios do alimento neste sentido se devem à presença do enxofre, que tem o papel fundamental de inibir o desenvolvimento e crescimento de células cancerígenas no corpo, evitando a sua transformação posterior em tumores que possam levar ao aparecimento do câncer.

2 – Reduz a pressão arterial

Por conter boas quantidades de minerais como potássio, magnésio e cálcio, o agrião também pode ser um grande aliado da dieta para reduzir a pressão arterial. Isso porque esses nutrientes possuem a função fundamental de vasodilatadores, que podem relaxar os vasos sanguíneos.

No entanto, especialistas alertam para que o consumo da hortaliça para este fim seja em sua forma in natura, e não a partir de suplementos. Com a pressão arterial regulada, é possível manter sempre em dia a saúde do coração e evitar várias doenças, como é o caso da hipertensão.

3 – Fortalece os ossos

Se você tem ossos frágeis e mais suscetíveis à fraturas e lesões, o problema pode estar relacionado à deficiência de vitamina K na alimentação, já que esta é responsável pela absorção de cálcio pelo organismo, um mineral fundamental para a saúde óssea.

Portanto, ao inserir o agrião no seu cardápio diário, na quantidade de pelo menos uma xícara, você poderá suprir a necessidade dessa vitamina e, portanto, fortalecer os ossos e até prevenir doenças como a osteoporose.

4 – Controla a diabetes

O agrião possui alta concentração de um composto chamado alfa-lipoico, que é essencial na redução dos níveis de glicose no sangue e, ainda, no aumento da sensibilidade à insulina.

Sendo assim, ao incluir a hortaliça na sua alimentação de forma frequente, é possível controlar a diabetes, o que torna o alimento ideal para compor a dieta de pacientes portadores da doença ou de pessoas saudáveis que tenham predisposição a desenvolvê-la.

5 – Melhora a digestão

Por conta das altas quantidades de clorofila presente em suas folhas, o agrião é um vegetal rico em enzimas digestivas, que ajudam na absorção de nutrientes e tornam o processo digestivo mais eficaz, melhorando a digestão como um todo.

Para isso, é preciso consumir o vegetal em sua versão crua, uma vez que o seu cozimento pode levar à perda de boa parte dessas propriedades benéficas.

6 – Ajuda a emagrecer

O agrião é um dos vegetais com baixo índice calórico, além conter boas quantidades de nutrientes essenciais ao corpo durante o processo de emagrecimento.

Dentre eles estão as fibras, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade por mais tempo no estômago, evitando que se consuma mais calorias do que o necessário ao longo do dia, além de regular o funcionamento do intestino, outro requisito essencial para quem quer perder peso.

Não é à toa que muitas pessoas recorrem à famosa sopa de agrião para dar aquela enxugada na silhueta! Se você está querendo fazer o mesmo, não deixe de incluir o agrião na sua dieta agora mesmo.

7 – Combate doenças respiratórias

Devido aos nutrientes presentes em sua composição, o agrião pode ser útil no fortalecimento do nosso sistema imunológico e, portanto, prevenir diversos tipos de doenças, dentre elas gripes, resfriados, bronquites, asmas, rinites, sinusites, entre outros problemas respiratórios.

Isso porque a hortaliça possui uma variedade de propriedades descongestionantes e expectorantes, que trabalham eliminando o muco associado a essas patologias.

8 – Fornece energia ao corpo

Se você praticante de atividades físicas regulares ou atleta vai adorar saber que o agrião também pode ajudar a potencializar o seu rendimento durante os treinos. Isso porque o vegetal pode oferecer mais energia e disposição para os exercícios físicos, além de proporcionar uma maior recuperação e sensação de alívio do cansaço muscular após a carga de atividades.

Para quem não sabe, quando o nosso corpo faz muito esforço, como é o caso dos treinos pesados e duradouros, é comum que se aumente o número de radicais livres circulando na corrente sanguínea. Sendo assim, como o agrião é rico em antioxidantes, o seu consumo pode combater a ação desses agentes no organismo e proteger o nosso corpo de dores e fadiga musculares.

9 – Aumenta a imunidade

Como você leu anteriormente, o agrião possui uma série de nutrientes com poderosa ação antioxidante, que pode “barrar” a ação dos radicais livres no corpo e protegê-lo de diversos tipos de doenças, desde as mais leves, como a gripe, até as mais perigosas e fatais, como é o caso do câncer.

10 – Faz bem para a pele

Mais uma vez, por conta dos antioxidantes presentes em sua composição, como é o caso da vitamina C, o agrião também pode ser o grande aliado das vaidosas de plantão nos cuidados com a saúde e beleza da pele.

Ao inseri-lo na dieta, é possível combater os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce, e ficar livre por muito mais tempo de rugas, linhas de expressão, manchas, sulcos e outros sintomas decorrentes do avanço da idade.

Além disso, o vegetal também pode ser útil para evitar outros problemas na pele, como acnes e aczemas, por exemplo, tornando-a mais jovem, saudável e bonita.

/* ]]> */