Nutrição

Saiba quais são os benefícios do alho para a saúde

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Origem do alho

O alho é um alimento um tanto controverso e que gera muitas discussões. Há pessoas que não abrem mão do uso e outras que não podem nem sentir o cheiro. Com seu formato redondo e achatado, o alho é um bulbo composto por diversos gomos que chamamos de “dentes”, sendo um tempero universal muito conhecido e utilizado em vários países em todo mundo.

De gosto marcante e cheiro característico, esta planta é amplamente consumida por diversas culturas e está no foco dos pesquisadores também por causa de suas aplicações medicinais. Apesar de muitos concordarem que a origem do alho se deu no Oriente, é difícil determinar quando ele surgiu. Muitos estudiosos defendem que ele é utilizado tanto como alimento quanto como remédio há mais de 5 mil anos.

As histórias antigas apresentam o alho sendo utilizado como moeda de troca, rituais de mumificação e até mesmo como uma superstição em que afastaria os maus espíritos e os vampiros.

Modos de consumo

beneficios-do-alho

No Brasil, o alho é utilizado de diversas formas. Na culinária, por exemplo, ele é utilizado em receitas como o famoso pão de alho, sempre presente nos churrascos, no tempero de carnes, molhos, e muitas outras preparações que ganham um toque a mais de sabor com o uso desta planta.

No preparo mais comum, ele é descascado, picado em pequenos pedaços e depois frito em óleo ou azeite junto com cebola e outros temperos. É possível comprar o alho em diferentes versões: in natura, triturado, triturado e já frito, desidratado e até mesmo em conservas. Como alimento, o alho é uma fonte de vários compostos muito importantes, essenciais para a nossa saúde, entre eles o iodo, o selênio, aminoácidos e vitaminas.

Leia também: 

Benefícios

Entre as vitaminas presentes no alho destacam-se: a vitamina A, que auxilia na saúde dos olhos; a vitamina B1, que atua diretamente no nosso sistema nervoso; a vitamina B2, que estimula a produção de sangue no organismo; a vitamina B6, que previne a anemia; a vitamina C, que melhora a imunidade e a vitamina E, que possui forte ação antioxidante.

Entre os benefícios mais conhecidos do consumo do alho está o fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, é comum o seu uso no tratamento e prevenção de gripes e resfriados. O seu uso como remédio é realizado tanto com a utilização do produto in natura em chás e outras misturas, quanto processados em cápsulas, xaropes ou comprimidos.

O alho pode ser utilizado também para baixar a pressão arterial, ajudar na perda de peso e como auxiliar no combate à gripes e doenças respiratórias, como a bronquite, por causa de seus componentes que atuam na dilatação dos brônquios, nos pulmões, facilitando assim a respiração que é prejudicada por causa desta doença.

Este princípio já era conhecido até mesmo pelos mais antigos, sendo que até hoje, em muitas famílias, ele é utilizado na forma de chá ou xaropes produzidos de maneira caseira, misturados a outros ingredientes como o mel e o limão.

A alicina é um dos vários compostos presentes no alho e que vem sendo foco de estudo de diversos pesquisadores. Com as pesquisas, descobriu-se que a alicina tem muitas propriedades terapêuticas, entre elas o auxílio ao emagrecimento por ter ação diurética, quando associada a uma dieta regrada, consumo adequado de líquidos e exercícios físicos regulares.

Esse componente também confere ao alho importantes propriedades preventivas para a nossa saúde, com ação antiviral, antimicrobiana e até mesmo contribuindo para evitar os coágulos no sangue.

Alguns estudos apresentam resultados positivos ligados à ação da alicina no organismo, que trouxeram a diminuição dos sintomas de pessoas com câncer que se submeteram ao tratamento. De qualquer forma, a alicina só age quando o alho é consumido cru, pois suas propriedades são inativadas quando ele é cozido ou frito.

Efeitos colaterais

beneficios-alho

Algumas pessoas têm reações desagradáveis quando consomem o alho em quantidades maiores. As reações mais comuns são queimação no estômago, gases, enjoos e desconforto intestinal. Por este motivo, seu consumo deve ser medido e até mesmo evitado por pessoas que já tem algum histórico de doenças ou distúrbios de origem gástrica, como úlcera, gastrite e refluxo, por exemplo.

O alho, quando consumido cru, pode até mesmo agravar alguns problemas estomacais já existentes. Além disso há pessoas que não gostam de consumir o alho por causa do cheiro que ele deixa no hálito, e em alguns casos, modificando até mesmo o odor do corpo. Essas reações variam muito de acordo com como cada organismo processa o alho, e, no caso do hálito, o mau odor pode ser evitado quando se consome o alho em conjunto com outros alimentos.

Cosméticos

Além do consumo na forma de alimento ou remédio, o alho também está presente em alguns produtos cosméticos. Uma de suas aplicações é como fortalecedor capilar, no auxílio ao crescimento mais rápidos dos cabelos. Também há mulheres que utilizam o alho para fortalecer e potencializar o crescimento das unhas.

Um dos preparos mais comuns é a combinação de alho picado e cravo da índia, colocados diretamente dentro de um vidro de esmalte de base incolor. O cravo, neste caso, tem como principal objetivo minimizar o cheiro do alho cru dentro da mistura. Também é possível encontrar vários produtos já industrializados utilizando os componentes presentes no alho como óleos, bálsamos e reparadores de ponta para cabelos.

Conclusão

Com tantas utilidades e sendo o alho um alimento de fácil acesso, normalmente de preço acessível e que pode ser encontrado em todas as cidades do Brasil, não tem desculpa para não inseri-lo do seu dia a dia. Se você não consegue apreciar o sabor do alho, experimente outras versões do produto.

Geralmente, o alho desidratado tem um sabor menos intenso, mas ainda pode manter boa parte de seus nutrientes. Você também pode experimentar usar o alho como segredo de beleza, para ter cabelos e unhas ainda mais saudáveis e bonitos.

Seja como aquele temperinho a mais na comida ou utilizando este produto como aliado na manutenção da saúde e da beleza, você estará oferecendo ao seu corpo vários benefícios a partir de um recurso 100% natural.

/* ]]> */