Nutrição Saúde

Conheça 6 benefícios do amendoim para a saúde!

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O amendoim é um grão bastante consumido como aperitivo e amado por todos. Para ter ideia, 75% dos brasileiros costumam ingeri-lo seja cru, torrado, salgado, em pasta ou como ingrediente de uma série de guloseimas deliciosas, como a paçoca e o pé de moleque.

Apesar disso, 63% dos entrevistados em uma pesquisa da Abicab – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – desconhecem os benefícios do amendoim para a saúde. Na realidade, muitos pensam erroneamente que esta leguminosa é rica em gorduras e colesterol ruim e que só engorda e causa espinhas.

Confira neste post os benefícios do amendoim para a saúde e prepare-se para degusta-lo sem culpa!

1. Auxilia na perda de peso

O amendoim é uma excelente fonte de fibras (2 gramas do nutriente em duas colheres de sopa) e possui a combinação de três macronutrientes essenciais – gordura, proteína e carboidrato –  aumentando a saciedade, reduzindo a vontade de comer e evitando a sensação de privação, comum em dietas restritivas.

Ou seja, apesar de rico em gorduras (boas) e calórico, o amendoim em pequenas quantidades, reduz a fome e evita o consumo de outros alimentos ricos em açúcar e gorduras ruins, sendo um bom coadjuvante do emagrecimento.

O amendoim também contem ácidos graxos monoinsaturados que aceleram o metabolismo e ajudam na redução da gordura abdominal.

2. Contribui com a construção muscular

Atletas que buscam a hipertrofia sabem que a construção muscular é um dos benefícios do amendoim.

Essa leguminosa é rica em proteínas de origem vegetal, essenciais para pessoas que buscam o ganho de massa magra. Muitas pessoas que treinam para fortalecimento muscular consomem o suplemento whey protein (proteina do soro de leite) combinado à pasta de amendoim para intensificar o aporte de proteínas.

Além disso, por ser calórico, o amendoim – nas quantidades certas – pode ser convertido em energia, conferindo mais força e disposição para os treinos.

3. Protege o cérebro contra doenças degenerativas e cognitivas

peanut-624601_960_720

O amendoim é rico em niacina (vitamina B3) que auxilia a memória e aumenta as atividades cerebrais.

A niacina foi indicada por estudos como sendo um poderoso protetor contra o desenvolvimento de doenças degenerativas como o Alzheimer e o declínio cognitivo causado pelo avanço da idade.

Em 20g de amendoim, existe 2,5 mg de niacina, cerca de 15% da ingestão diária recomendada.

Além disso, o amendoim contém bioflavonóides que melhoram o fluxo de sangue no cérebro melhorando o seu funcionamento geral.

4. Previne contra o câncer

O Amendoim contém ácido fólico, fitosteróis, ácido fítico e resveratrol, que têm propriedades anticancerígenas atuando na prevenção do câncer.

Também possui ácido oleico, um antioxidante que inibe o crescimento de tumores restringindo o metabolismo de células cancerosas.

As concentrações de antioxidantes poli-fenólicos impedem o câncer de estômago, enquanto os ácidos graxos monoinsaturados mostraram-se eficazes em retardar o aparecimento do câncer de mama.

5. É rico em antioxidantes

amendoim-fruta

As altas concentrações de antioxidantes presentes nestas leguminosas configuram outro benefício do amendoim para a saúde.

Os antioxidantes combatem os radicais livres, moléculas que podem causar danos ao organismo e que favorecem o envelhecimento precoce, doenças cardíacas e até o câncer.

Os antioxidantes mais importantes encontrados no amendoim são a vitamina E e os polifenóis, especialmente o ácido p-cumárico, cuja concentração pode ser aumentada em até 22% quando o amendoim é torrado.

6. Previne contra doenças cardiovasculares

Os amendoins são ricos em ácidos graxos monoinsaturados que atuam na redução do mau colesterol, melhoram o perfil lipídico no sangue e previnem a ocorrência de doenças cardiovasculares.

Outro benefício do amendoim para o sistema vascular é a melhora do fluxo sanguíneo, graças à presença de antioxidantes como o ácido oleico, que também restringe o desenvolvimento da placa e a acumulação de gordura nas paredes das artérias prevenindo o seu endurecimento e a coagulação sanguínea.

Também contém vitamina E, aminoácidos e resveratrol, que reduzem o risco de derrames cardíacos. O resveratrol, especificamente, restringe a atividade da angiotensina, que comprime os vasos sanguíneos e eleva a pressão arterial.

Além dos benefícios do amendoim citados acima, ele ainda é uma rica fonte de nutrientes, como proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais. É fonte de triptofano, aminoácido importante na regulação do humor e prevenção do estresse e tensão. Também faz bem para a pele e seu consumo contínuo pode ter efeito afrodisíaco, aumentando a libido.

O amendoim deve ser consumido com moderação – um punhado duas ou três vezes por semana – pois o exagero pode causar ganho de peso e problemas de saúde, principalmente porque ele pode conter aflotoxina, substância tóxica e cancerígena.

Existem vários tipos no mercado, no entanto, para aproveitar os benefícios do amendoim para a saúde você deve optar pelos mais naturais, sem açúcar, sal ou crostas crocantes.

Você gosta de amendoim? Então que tal compartilhar esse post nas redes sociais para que todos os seus amigos saibam os benefícios que ele traz para a saúde?

Veja também:

/* ]]> */